Buscar

ACQA-PRINCÍPIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como órgãos de Estado, os conselhos exercem uma função mediadora entre o governo e a sociedade. Poderíamos dizer que exercem a função de ponte. Bárbara Freitag traduz bem a simbologia da ponte:
Certa vez perguntaram-me a que margem do rio eu pertencia. Respondi espontaneamente. “A nenhuma, sou ponte.” Na filosofia e sociologia a metáfora da ponte tem outros nomes: “mediação”, “Vermitlung”, “dialética”, “diálogo”. [...] Como boa aluna de Horkheimer e Adorno, sabia que entre tese e antítese, a síntese seria impossível, implicaria uma violência: a totalidade poderia vir a ser totalitarismo. Por isso, contentei-me em aceitar a polarização, a diferença, os antagonismos, sem querer assimilar ou reduzir um extremo ao outro e passei a construir pontes, a buscar a Vermitlung. [...] Ou haveria, como no conto de Guimarães Rosa “uma terceira margem do Rio”?. (Folder da UnB: “Itinerários de Bárbara Freitag”. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_gen.pdf. Acesso em 29 de fev. 2016)
Sabendo o que é o colegiado, como ele é formado e quais as suas funções, explique porque foi utilizada a metáfora da ponte para representar o que vem a ser, na apresentar os caminhos e soluções que devem ser seguidos para chegar à meta essência, um órgão colegiado. 
Sua resposta deve estar bem estruturada, clara e objetiva e deve ser construída em um parágrafo de, pelo menos, dez linhas.
RESPOSTA
O órgão colegiado foi comparado com uma ponte porque ele tem como função apresentar os caminhos que devem ser seguidos para chegar a meta desejada. O órgão colegiado é marcado pela gestão participativa, tem como objetivo apresentar uma melhora na educação, tendo em vista que o produto final de todas as ações da gestão, bem como de toda a equipe da escola (docentes e demais funcionários) deve ser a educação em si. A partir do momento em que os gestores tomam posse desse saber, todos os seus esforços se traduzirão em estratégias para garantir um processo de ensino aprendizagem que se dê de maneira eficaz. Desta forma, a gestão começa a ganhar um formato democrático, onde todos buscam em conjunto a melhoria da educação. O colegiado escolar é formado pelo diretor da escola, professores, colaboradores, alunos, comunidade escolar, etc.

Continue navegando