Buscar

13- Habilitação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIDA DE ALMEIDA
Procedimentos Especiais
Prof. Dr. Francisco de Assis Oliveira
HABILITAÇÃO
1- Disposição legal: CPC, arts. 687 a 692.
2- Conceito: CPC, art. 687 - Procedimento especial incidente que tem por fim restabelecer o desenvolvimento da relação processual interrompido pela morte de uma das partes. 
A morte de uma das partes pode provocar a extinção do processo sem resolução do mérito se o direito controvertido for personalíssimo, intransmissível (CPC, art. 485, IX), ou apenas a suspensão do processo até a habilitação dos sucessores das partes (CPC, art. 313, I).
3- Legitimidade: CPC, art. 688.
· Da parte, em relação aos sucessores do falecido.
· Dos sucessores, em relação à parte.
· Quanto às partes, só se permite a substituição nos casos expressos em lei (CPC, arts. 108, 313, I, § 2º e 687).
· No caso de alienação do bem litigioso, a substituição das partes é facultativa e só pode ser concretizada se houver consentimento da parte contrária. Desde que preenchidos os pressupostos legais, essa modalidade de substituição efetiva-se por despacho do juiz, provocado por simples petição nos autos, independentemente do procedimento de habilitação.
· Diversa é a situação se o alienante ou cedente vier a falecer no curso do processo, pois nesse caso o adquirente ou cessionário poderá prosseguir na causa mediante habilitação.
· A morte implica a transmissão imediata do domínio e posse da herança aos sucessores do falecido (CC, art. 1.784). Assim, estando em curso processo no qual se discutem direitos do falecido, o procedimento da habilitação torna-se indispensável para, verificada a legitimidade dos sucessores, operar a sucessão processual.
4- Questões procedimentais:
· A habilitação será processada, em regra, nos próprios autos da ação principal, com exceção se impugnada e houver necessidade de dilação probatória diversa da documental, caso em que será autuada em apartado (CPC, art. 691).
· Recebida a petição inicial, ordenará o juiz a citação dos requeridos para se pronunciarem no prazo de 5 dias (CPC, art. 690).
· Em qualquer caso a habilitação tramitará na instância em que a ação principal se encontre e suspenderá o curso do processo principal (CPC, art. 689).
· Ao decidir a habilitação, deve o juiz determinar a juntada de cópia da sentença aos autos da ação principal, notadamente quando a habilitação tiver sido processada em autos apartados.
· Somente após o trânsito em julgado da sentença que resolver a habilitação é que o processo principal retomará seu curso.

Continue navegando