Buscar

Queimadas

Prévia do material em texto

Queimadas
As queimadas são um tipo de prática agrícola utilizada no meio rural, sendo umas das ações mais antigas realizadas pelo homem.
Considerada de baixo custo, a queimada é conhecida por sua rapidez, pois em muitos casos ela é utilizada como uma ferramenta para limpeza e fertilização do solo.
Em contrapartida, em alguns casos sua aplicação pode perder o controle, provocando grandes incêndios, além disso é alvo de críticas por parte dos ambientalistas.
Causas e tipos de queimada
Diferentes fatores podem causar a queimada, pois ela pode ser aplicada a fim de atingir de diferentes objetivos, ou ainda pode ser criminosa.
Veja a seguir as principais causas e tipos de queimadas.
	Causa
	Tipo
	Descrição
	Colheita manual de cana-de-açúcar
	Prática agrícola
	Utilizada com o objetivo de limpar o terreno e facilitar o corte da cana. Essa prática ainda é muito comum em canaviais.
	Retirada de madeira
	Prática agrícola
	Utilizada como ferramenta para retirada de madeira, no qual as plantas menores são queimadas para que o corte das árvores maiores seja facilitado.
	Germinação e reciclagem de nutrientes
	Prática agrícola
	Utilizada como processo para germinação de certas espécies de vegetais. Em alguns ecossistemas que existe a predominância de gramíneas, a queimada atua como um fator que estimula a reciclagem dos nutrientes.
	Vandalismo
	Criminoso
	É quando a queimada é provocada de forma intencional, como ao descartar cigarro aceso nas margens de estradas e em terrenos abandonados.
	Balão de festa junina
	Negligência
	É quando balão de festa junina e fogos de artifício são utilizados como forma de comemoração, porém causam queimadas que geram incêndios em regiões urbanas.
	Disputa de posse
	Criminoso
	É quando proprietários de terra provocam a queimada de forma intencional, motivado pela disputa de terras agrícolas.
	Falta de chuva
	Climático
	É quando a queimada é provocada pela falta de umidade no ar e no solo, o que ocorre normalmente em regiões com pouca chuva.
É importante destacar que a queimada como prática agrícola é realizada de forma controlada e assistida. Já as queimadas intencionais não, pois elas perdem o controle facilmente e resultam em incêndios.
Consequências da queimada
A realização de queimadas gera consequências para o meio ambiente, dentre elas as principais são:
· alterações no equilíbrio dos ecossistemas;
· desertificação ambiental;
· circulação de águas superficiais e subterrâneas;
· mudança da temperatura e umidade do solo;
· manutenção e controle de fauna e flora;
· diminuição da biodiversidade;
· emissão de gases poluentes;
· piora a qualidade do ar;
· contribui para o aumento da poluição do ar;
· intensifica o efeito estufa e o aquecimento global.
Queimadas no Brasil
No Brasil a prática da queimada é muito comum, porém nem sempre é causada de forma controlada. As queimadas intencionais ou provocadas pela falta de chuva geram graves consequências.
Estima-se que a cada ano o Brasil perde cerca de 15 mil km2 de florestas por causa de queimadas que perderam o controle, transformando-se assim em grandes incêndios. 
A região Nordeste é a que apresenta maior índice de ocorrência de queimadas, especialmente entre os meses de outubro e janeiro. Já na região Centro-Oeste, os meses de julho a outubro são os mais críticos.
Dessa forma, é possível afirmar que o bioma Cerrado é o que mais sofre com queimadas e incêndios, causando a morte de diversos animais.
Controle de queimadas no Brasil
Para auxiliar no controle das queimadas, existem diferentes projetos e programas ligados ao Governo Federal que desenvolvem ações de monitoramento e conscientização sobre a queimada.
· Portal Queimadas: esta é uma campanha do Governo Federal que tem como objetivo alertar sobre o perigo causado pelas queimadas, especialmente suas consequências nas matas e florestas. Este programa ainda orienta o cidadão a denunciar focos de queimadas e incêndios que pertencem ao território nacional. 
· Programa Queimadas: pertencente ao Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE), este programa atua desenvolvendo pesquisas e publicando os resultados obtidos a partir do sistema de monitoramento de queimadas. Além de divulgar informações sobre queimadas e incêndios. 
· Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio): pertencente ao Ministério do Meio Ambiente, o ICMBio realiza campanhas anuais contra queimadas, promovendo ações para combater incêndios e manuseio do fogo.
Atividade
1 Quais são as principais causas da ocorrência de queimadas na região Nordeste do Brasil e como elas podem ser evitadas?
2 Como as mudanças climáticas podem afetar a frequência e intensidade das queimadas no Brasil e em outras partes do mundo?
3 Além das consequências ambientais, quais são os impactos socioeconômicos das queimadas, especialmente para as comunidades rurais?
4 Como as tecnologias de monitoramento e prevenção de queimadas têm evoluído ao longo dos anos e quais são as perspectivas para o futuro?
5 Qual é o papel das políticas públicas na prevenção e combate às queimadas e como elas podem ser aprimoradas para garantir resultados mais efetivos?
6 Como as queimadas afetam a qualidade do solo e quais são as consequências para a produção agrícola e pecuária?
7 Quais são as principais espécies animais e vegetais que são afetadas pelas queimadas e como elas podem ser protegidas?
8 Como as queimadas podem afetar a saúde humana, especialmente em áreas urbanas próximas a regiões afetadas?
9 Quais são as principais estratégias de educação ambiental que podem ser adotadas para conscientizar a população sobre os riscos das queimadas e incentivar a prevenção?
10 Como as queimadas podem afetar a qualidade da água e quais são as medidas que podem ser tomadas para minimizar esses impactos?

Continue navegando