Buscar

Plano de ação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTADO DA BAHIA
PREFEITURA MUNICIPAL DE IRAJUBA
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
COLÉGIO SANTO ANTONIO DE PÁDUA
Plano de ação
Programa Educação e Família
Eixo: Acompanhamento da vida escolar
Escola e família
A família é base importantíssima na constituição do ser humano. Costuma ser o primeiro grupo social no qual convivemos e nos acompanha por toda a vida. Mesmo quando perdemos o contato físico com familiares, eles permanecem vivos em nossa memória e, com eles, muito de nosso aprendizado.
Paulo Freire disse: “Ninguém luta contra as forças que não compreende, cuja importância não mede, cujas formas e contornos não discerne” (1979, p. 22). A escola e a família devem aprender a trilhar de forma unida esse caminho complexo que é a constituição de propostas educacionais inclusivas para todo e qualquer aprendiz. Devem, juntas, aprender a discernir quais são as amarras que, de fato, impedem ou atrapalham o acontecimento de uma educação de qualidade para todas as crianças, adolescentes e jovens da educação básica brasileira principalmente na escola pública. 
A importância da participação das famílias se dá, principalmente, para que saiam de sua zona de conforto e tenham contato com outras realidades, para o desenvolvimento da empatia e da aceitação da diferença como valor humano.
Campo 1: Qual o principal desafio/dificuldade a ser enfrentado/superado com essa ação?
No Colégio Santo Antônio de Pádua a maior dificuldade que enfrentamos nessa perspectiva do convívio familiar é a presença física da família nos espaços da escola. Nos eventos e projetos que realizamos ainda existe muita resistência dos pais e comunidade em se fazerem presentes. Existe uma visão cultural que as presenças dos pais estão ligadas a queixas e ou reclamações sobre os filhos. 
 Campo 2: Descreva como será realizada essa ação? 
As oficinas são instrumentos poderosos para o aperfeiçoamento didático em uma escola. Trata-se de uma situação de aprendizagem aberta e dinâmica, que possibilita a inovação, a troca de experiências e a construção de conhecimentos. Nesse momento iremos convidar profissionais da comunidade de diversos seguimentos: como músicos, artesãos, cozinheiros, marceneiros e outros. No espaço da escola e fora dela irão acontecer esses momentos de interação dos estudantes, profissionais da escola e as famílias. O foco dessa metodologia é a construção coletiva de conhecimento. Portanto, ela deve ser aberta a vivências, diálogos e partilha. Nesses momentos trabalharemos ativamente não atividade passiva, na qual o indivíduo apenas recebe. É o momento de colocar a “mão na massa” todos juntos cada um com o seu conhecimento irá compartilhar aquilo que sabe. 
Campo 3: Como a realização dessa ação vai impactar positivamente na superação do problema/desafio/dificuldade? 
É sabido, portanto, que tanto a instituição família como a escola, possuem seus papéis e responsabilidades perante o desenvolvimento e formação dos indivíduos. Dessa forma, já se faz evidente que a participação da família é de suma importância no contexto escolar e que isto afeta diretamente no bom desempenho acadêmico dos filhos. Contudo, cabe saber que caminhos cada instituição busca traçar, no intuito de se estabelecer e manter uma relação harmoniosa entre ambos com a finalidade que é justamente a do desempenho escolar do aluno. Com a realização das oficinas nós enquanto escola buscamos estreitar e aproximar os laços da família com a escola. É fato que a aproximação desta relação família-escola já se perfaz numa perfeita estratégia e é inegável que isto não influencie na vida escolar do indivíduo. Assim, quando a proximidade entre esses dois eixos surge, torna-se mais fácil advirem os interesses colaborativos de ambos no desempenho de suas respectivas funções. Visando essa relação tão importante para os estudantes com a realização desse projeto venham melhorar significativa essa questão tão debatida em nossa escola. 
Portanto, vimos que são várias as consequências que podem ser geradas pela não participação da família no contexto escolar do filho, mas também podemos asseverar, que este não acompanhamento, em parte, possa estar ligado a uma não aproximação mais que necessária da relação entre família e escola, confirmando assim, mais uma vez, que é preciso buscar formas e subsídios para que essa proximidade aconteça e se fortaleça a cada dia, abrindo possibilidades para caminhos mais frutíferos dessa parceria e consequentemente no itinerário acadêmico do estudante.
Eixo: Projeto de vida
É o caminho que o estudante traça entre “quem ele é” e “quem ele quer ser”. É o planejamento que ele faz para atingir seus sonhos pessoais, profissionais e para a vida em sociedade, contando para isso com todo o suporte pedagógico da escola.
Campo 1: Qual o principal desafio/dificuldade a ser enfrentado/superado com essa ação?
A maior dificuldade enfrentada encontrada em nossa escola é a questão da autoestima, autoaceitação e autoconfiança. Percebemos que alguns dos nossos estudantes tem muita dificuldade em reconhecer e se aceitar como sujeito. Enfrentamos também situações de bullying por partes de alguns estudantes e muito deles justifica-se justamente pela não aceitação. Visando amenizar essa questão iremos inferir com ações estratégicas para valorização e construção dos valores que o nortearão na vida do estudante, bem como a sua própria identidade.
Campo 2: Descreva como será realizada essa ação?
Faremos momentos de palestras com temáticas voltadas para o viés do projeto de vida como autoconhecimento, valorização da vida, autoconfiança e autoestima. Idealizar a própria vida é ter consciência da responsabilidade de cada um em sua atuação social, descobrindo-se a si mesmo, aos outros e o meio em que vive. E nesses momentos são percebidas as tantas formas e jeitos de ser. É também quando alguns dos preconceitos construídos socialmente atingem e afetam as crianças e jovens, o que pode ser revertido a partir do compromisso da escola em importar-se com o outro. Nesses encontros de apresentação oral temática, realizada por um profissional qualificado, acolhendo, incentivando e participando com o envolvimento das famílias, estudantes e dos profissionais da nossa instituição de ensino. 
Campo 3: Como a realização dessa ação vai impactar positivamente na superação do problema/desafio/dificuldade?
Com um projeto de vida, temos a oportunidade de traçar metas e objetivos a longo prazo, o que ajuda a manter a motivação e a direção. Além disso, um projeto de vida também permite a criação de planos de ação concretos e a identificação de prioridades, tornando-o mais fácil de ser produtivo e alcançar seus objetivos. A intenção da realização desse projeto é a definição de uma visão de futuro; sonhos; compromisso e engajamento e sentido. Que nossos estudantes possam aprender a projetar uma visão de si mesmo no futuro que é necessário porque é ela que nos ajuda a definir onde queremos chegar.
Eixo: Projeto de vida
Campo 1: Qual o principal problema/desafio/dificuldade a ser superado com a realização dessa ação? 
A maior dificuldade enfrentada encontrada em nossa escola é a questão da autoestima, autoaceitação e autoconfiança. Percebemos que alguns dos nossos estudantes tem muita dificuldade em reconhecer e se aceitar como sujeito. Visando que o nosso estudante desenvolva o seu projeto de vida, ele precisa atuar de forma protagonista. Então nesse aspecto mesmo as dificuldades que encontramos com interação dos estudantes no meio e nas atividades escolares, colocaremos o estudante no centro do processo. Que eles possam se conhecer e se conectar consigo mesmo e com aquilo que eles anseiam em encontrar no futuro.
Campo 2: Descreva como será realizada essa ação?
A atividade a ser desenvolvida será um show de talentos chamado: Despertando Talentos. Incentivar os alunos à descoberta de suas habilidades, a fim de levar o educando a desenvolver a capacidade de conquistar sua autonomia (diálogos, poemas, teatro, música, dança ou desfile). Enfim, suas habilidades de recepção de informações transmitidas pela linguagemoral e corporal. Estimular a oralidade, autonomia, improvisação e interpretação. Oportunizar momentos de diálogos e aprendizados com a parceria familiar e valorizando as características próprias de cada um, sugerindo reflexões sobre as diversas apresentações que serão realizadas. Durante as apresentações do Despertando Talentos, os talentos que se apresentarem serão avaliados por uma comissão julgadora composta de 03 membros, através do sistema de pontuação outorgando nota de no mínimo 5 e no máximo 10.O intuito do projeto é a participação do maior número de estudantes possível. 
Campo 3: Como a realização dessa ação vai impactar positivamente na superação do problema/desafio/dificuldade?
O impacto dessas ações podemos observar que por meio da dança, música, poemas, jogos, cordel e outros, principalmente, da música eles desenvolvem responsabilidade nos compromissos, aprendem a dividir tarefas, a cumprir horários, respeitando suas limitações e a dos colegas e desenvolvendo o senso crítico e a cidadania. Nosso comprometimento total com os alunos (até mesmo fora do horário escolar) para que o projeto tenha os objetivos esperados e os alunos, de fato, ampliem suas habilidades e melhorem seu rendimento escolar. E que as famílias participem mais ativamente da vida e da comunidade escolar de seus filhos(a) que eles(as) ampliem seus conceitos e conhecimentos através de pesquisas realizadas, em materiais adquiridos, com o intuito de auxiliar o trabalho dos alunos juntamente com os professores e a equipe de gestão pedagógica.

Outros materiais