Logo Passei Direto
Buscar

PROVA - AVP2023_4

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Os espaços podem ser classificados genericamente quanto às suas dimensões em duas grandes categorias: Espaços com dimensões mínimas e espaços com dimensões folgadas. Os primeiros tem apenas as dimensões suficientes para abrigar os móveis necessários e os segundos acomodam mais móveis do que os estritamente necessários, com folga. Sabendo disso é correto afirmar:
a. Um layout de dimensões mínimas dificulta sua adaptação a outro uso que não o previsto. Os espaços com dimensões folgadas são mais flexíveis, podendo ser utilizado mobiliário em maior número, sendo, normalmente, mais amplos e confortáveis.
b. Um espaço com dimensão mínima, normalmente, abriga um número idêntico de móveis que um espaço de dimensão folgada.
c. Um layout de dimensões mínimas dificulta sua adaptação a outro uso que não o previsto. Os espaços com dimensões folgadas são mais flexíveis, mas não podem utilizar mobiliário em maior número; normalmente, não são confortáveis.
d. Um espaço com dimensão mínima, normalmente, abriga um maior número de móveis que um espaço de dimensão folgada.
e. Um layout de dimensões mínimas facilita sua adaptação a outro uso que não o previsto. Os espaços com dimensões folgadas são menos flexíveis, mas podem utilizar mobiliário em maior número e, normalmente, são mais amplos e confortáveis.

Você foi contratado para fazer o projeto de uma varanda coberta, na cidade de Porto Alegre. Nela, deverá conter, entre outros elementos, oito cadeiras para a mesa de jantar.
Considerando que não há fechamento lateral no espaço e a amplitude térmica da cidade, qual material deve ser escolhido?
a. Compensado com pintura, o que o torna impermeável.
b. MDF, pela variedade de acabamentos de revestimento.
c. Vidro float, pela resistência.
d. Acrílico, pela durabilidade.
e. Madeira natural, pela sua higroscopicidade.

O layout é um importante elemento no estudo do projeto de interiores.
Quais são os passos para a sua construção?
a. Representar o espaço em corte, com todos os seus elementos fixos; definir as circulações e os fluxos; fazer as possíveis distribuições de mobiliário; e definir e indicar detalhes e materiais de acabamento.
b. Representar o espaço em perspectiva, com todos os seus elementos fixos; ignorar as circulações e os fluxos; fazer as possíveis distribuições de mobiliário; e definir e indicar detalhes e materiais de acabamento.
c. Representar o espaço em planta baixa, com todos os seus elementos fixos; definir as circulações e os fluxos; fazer as possíveis distribuições de mobiliário; e definir e indicar detalhes e materiais de acabamento.
d. Representar o espaço em planta baixa, com todos os seus elementos fixos; ignorar as circulações e os fluxos; fazer as possíveis distribuições de mobiliário; e definir e indicar detalhes e materiais de acabamento.
e. Representar o espaço em perspectiva, com todos os seus elementos fixos; definir as circulações e os fluxos; fazer as possíveis distribuições de mobiliário; e definir e indicar detalhes e materiais de acabamento.

A necessidade de utilização do ambiente deve nortear a proposta mobiliária do espaço.
Como gerar o melhor aproveitamento de uma área externa (sacada) de pequenas dimensões, cujo objetivo seja realizar pequenas refeições e guardar objetos por meio da distribuição do mobiliário no piso e nas paredes?
a. Valorizando espaços aéreos com prateleiras e armários, além de liberar espaço para mesa e assentos.
b. Liberando corredores de 80cm para que as pessoas possam circular com tranquilidade.
c. Buscando otimizar o maior número de mesas e assentos, de modo que os usuários aproveitem melhor o ambiente.
d. Priorizando o uso de armários e estantes no chão para o acondicionamento dos objetos.
e. Priorizando espaços livres e arejados, buscando o frescor na decoração.

A migração do desenho à mão para o computador promoveu um avanço impressionante na representação arquitetônica, ampliando sobremaneira as possibilidades expressivas dos projetistas.
Sendo assim, é possível afirmar:
a. O uso de modelos fornecidos por fabricantes justifica a utilização de representações complexas, independente da etapa do trabalho.
b. Padrões de representação são orientações que podem ser adaptadas levando em consideração a clareza da representação e necessidades específicas.
c. A precisão dimensional da representação do mobiliário deve ser preocupação constante em todas as etapas de desenvolvimento do projeto.
d. O uso de representações próximas do mobiliário final não se justifica no projeto de edificações, pois as questões atinentes a esse tipo de projeto são diferentes.
e. Os antigos padrões de representação devem ser mantidos, uma vez que constituem uma cultura amplamente conhecida e útil para a comunicação.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) disponibiliza uma vasta quantidade de normas para móveis, que estabelecem alguns critérios a serem aplicados a mobiliários.
Em geral, qual é o escopo dessas normas?
a) O escopo das normas mencionadas, em geral, especifica o estilo, indica a aplicação do referido mobiliário e determina os métodos de ensaio para atendimento desses requisitos.
b) O escopo das normas mencionadas, em geral, determina o sistema de produção do mobiliário, especifica as ferragens utilizadas e estabelece as dimensões do mobiliário.
c) O escopo das normas mencionadas, em geral, limita a utilização do mobiliário para fins específicos, classifica o referido mobiliário, determina os requisitos de segurança conforme faixa etária dos usuários e estabelece critérios de valores a serem aplicados.
d) O escopo das normas mencionadas, em geral, determina os materiais a serem utilizados nos móveis, classifica o referido mobiliário, estabelece os requisitos de segurança conforme a funcionalidade e indica as dimensões dos ambientes correlatos.
e) ➔ O escopo das normas técnicas, em geral, especifica as características físicas e dimensionais, classifica o referido mobiliário, estabelece os requisitos de segurança ergonômicos e define os métodos de ensaio para atendimento desses requisitos.

Em relação às condições de deslocamento em ambientes edificados, se estuda que deve-se prover a possibilidade de qualquer pessoa se movimentar em um edifício de forma independente, segura e confortável.
Qual alternativa corresponde a uma ferramenta projetual utilizada para garantir um deslocamento vertical acessível e seguro a todos os usuários?
a. Acoplar um equipamento eletromecânico quando o acesso entre um pavimento e outro só puder ser realizado por escada.
b. Garantir que a percepção visual considere a altura de visão do receptor em função de sua altura e posição em pé ou sentada, assim como o ângulo de visão.
c. Utilizar sinalização adequada às demandas reais dos usuários e, por isso, deve-se evitar o excesso de informação.
d. Evitar ofuscamento, produção de fadiga ocular e mudanças bruscas de luz entre os diversos espaços.
e. Levar em conta as diferenças dimensionais, de forma a atender os alcances visuais e manuais de diversos usuários.

Os laminados podem ser usados na forma natural, com colocação crua, ou receberem película de acabamento.
Sobre opções de recobrimento dos laminados, é possível afirmar que:
a. em superfícies curvas, somente a melamina pode ser usada.
b. a lâmina natural de madeira deve receber verniz ou impermeabilizante.
c. a condição natural do laminado é a que tem maior durabilidade.
d. a laca tem acabamento com brilho, apenas.
e. a melamina imita os veios da madeira, sempre com textura.

A criatividade pode ser compreendida como “uma combinação original de ideias já conhecidas” (Boden, 1999).
Gerar ideias projetuais boas e criativas são consequências… Assinale a alternativa que melhor complementa o raciocínio de acordo com o texto.
a. da capacidade de reunir e reorganizar informações e conhecimentos.
b. de uma mente exclusivamente e puramente brilhante.
c. do uso sistemático das mesmas ideias, para gerar projetos idênticos.
d. da impossibilidade de realizar uma pesquisa de campo.
e. da padronização de cores e informações no contexto do projeto.

Arquitetura de Interiores é a realização do projeto de espaços em uma edificação, em escala maior e mais detalhada.
Essa prática foi estabelecida através da Resolução Federal n.º 76, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, que a define como:
a. simples arranjo do espaço externo de uma edificação, criado pela disposição de mobiliário não fixo, jardins e outros elementos de pequenas dimensões, sem alteração do espaço arquitetônico original.
b. intervenção detalhada nos ambientes internos e externos de uma edificação, definindo o uso do espaço em função do mobiliário, dos equipamentos e suas relações com o espaço construído, alterando, ou não, a concepção arquitetônica original.
c. intervenção detalhada nos ambientes internos e externos de uma edificação, definindo o uso do espaço em função do mobiliário, dos equipamentos e suas relações com o espaço construído, nunca alterando a concepção arquitetônica original.
d. intervenção pouco detalhada nos ambientes externos de uma edificação, definindo o uso do espaço em função do mobiliário, dos equipamentos e suas relações com o espaço construído, alterando, ou não, a concepção arquitetônica original.
e. simples arranjo do espaço interno de uma edificação, criado pela disposição de mobiliário não fixo, obras de arte, cortinas e outros objetos de pequenas dimensões, nunca alterando o espaço arquitetônico original.

A disposição dos elementos no layout depende das circulações que devem ocorrer no espaço. Os móveis são arranjados conforme as atividades que acontecerão. Por exemplo: assistir televisão e ouvir música e conversar e estudar não podem ser atividades interrompidas pelo trânsito de pessoas. A circulação é marcada pelos fluxos, ou seja, as possibilidades de caminho que propiciam o melhor aproveitamento do espaço; quanto mais simples e intuitivo for o fluxo, melhor é o aproveitamento do ambiente.
Baseando-se nessas informações, é possível definir os fluxos como:
a. itens que fazem parte do estudo de layout, não estando relacionados ao melhor aproveitamento do espaço.
b. possibilidades de caminho que propiciam o melhor aproveitamento do espaço.
c. possibilidades de caminho, mas que não propiciam o melhor aproveitamento do espaço.
d. itens que interferem no layout de interiores, apesar de não se relacionarem com o melhor aproveitamento do espaço.
e. possibilidades de caminho, mas que não propiciam o melhor aproveitamento do espaço.

No momento de projetar os ambientes comerciais, é necessário um embasamento técnico, referências de projetos já realizados e uma análise profunda de variados aspectos.
Sobre esses aspectos, é correto afirmar que:
a. o layout dos espaços comerciais deve privilegiar a exposição dos produtos, desconsiderando as circulações.
b. deve-se utilizar somente luzes para a iluminação geral não é necessário destacar partes específicas do projeto.
c. as cores devem ser escolhidas exclusivamente com base nos gostos pessoais do Arquiteto.
d. os revestimentos devem ser escolhidos tendo em vista, unicamente, a sua contribuição estética.
e. os sons podem ser utilizados com o intuito de acalmar, animar e gerar outras sensações.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Os espaços podem ser classificados genericamente quanto às suas dimensões em duas grandes categorias: Espaços com dimensões mínimas e espaços com dimensões folgadas. Os primeiros tem apenas as dimensões suficientes para abrigar os móveis necessários e os segundos acomodam mais móveis do que os estritamente necessários, com folga. Sabendo disso é correto afirmar:
a. Um layout de dimensões mínimas dificulta sua adaptação a outro uso que não o previsto. Os espaços com dimensões folgadas são mais flexíveis, podendo ser utilizado mobiliário em maior número, sendo, normalmente, mais amplos e confortáveis.
b. Um espaço com dimensão mínima, normalmente, abriga um número idêntico de móveis que um espaço de dimensão folgada.
c. Um layout de dimensões mínimas dificulta sua adaptação a outro uso que não o previsto. Os espaços com dimensões folgadas são mais flexíveis, mas não podem utilizar mobiliário em maior número; normalmente, não são confortáveis.
d. Um espaço com dimensão mínima, normalmente, abriga um maior número de móveis que um espaço de dimensão folgada.
e. Um layout de dimensões mínimas facilita sua adaptação a outro uso que não o previsto. Os espaços com dimensões folgadas são menos flexíveis, mas podem utilizar mobiliário em maior número e, normalmente, são mais amplos e confortáveis.

Você foi contratado para fazer o projeto de uma varanda coberta, na cidade de Porto Alegre. Nela, deverá conter, entre outros elementos, oito cadeiras para a mesa de jantar.
Considerando que não há fechamento lateral no espaço e a amplitude térmica da cidade, qual material deve ser escolhido?
a. Compensado com pintura, o que o torna impermeável.
b. MDF, pela variedade de acabamentos de revestimento.
c. Vidro float, pela resistência.
d. Acrílico, pela durabilidade.
e. Madeira natural, pela sua higroscopicidade.

O layout é um importante elemento no estudo do projeto de interiores.
Quais são os passos para a sua construção?
a. Representar o espaço em corte, com todos os seus elementos fixos; definir as circulações e os fluxos; fazer as possíveis distribuições de mobiliário; e definir e indicar detalhes e materiais de acabamento.
b. Representar o espaço em perspectiva, com todos os seus elementos fixos; ignorar as circulações e os fluxos; fazer as possíveis distribuições de mobiliário; e definir e indicar detalhes e materiais de acabamento.
c. Representar o espaço em planta baixa, com todos os seus elementos fixos; definir as circulações e os fluxos; fazer as possíveis distribuições de mobiliário; e definir e indicar detalhes e materiais de acabamento.
d. Representar o espaço em planta baixa, com todos os seus elementos fixos; ignorar as circulações e os fluxos; fazer as possíveis distribuições de mobiliário; e definir e indicar detalhes e materiais de acabamento.
e. Representar o espaço em perspectiva, com todos os seus elementos fixos; definir as circulações e os fluxos; fazer as possíveis distribuições de mobiliário; e definir e indicar detalhes e materiais de acabamento.

A necessidade de utilização do ambiente deve nortear a proposta mobiliária do espaço.
Como gerar o melhor aproveitamento de uma área externa (sacada) de pequenas dimensões, cujo objetivo seja realizar pequenas refeições e guardar objetos por meio da distribuição do mobiliário no piso e nas paredes?
a. Valorizando espaços aéreos com prateleiras e armários, além de liberar espaço para mesa e assentos.
b. Liberando corredores de 80cm para que as pessoas possam circular com tranquilidade.
c. Buscando otimizar o maior número de mesas e assentos, de modo que os usuários aproveitem melhor o ambiente.
d. Priorizando o uso de armários e estantes no chão para o acondicionamento dos objetos.
e. Priorizando espaços livres e arejados, buscando o frescor na decoração.

A migração do desenho à mão para o computador promoveu um avanço impressionante na representação arquitetônica, ampliando sobremaneira as possibilidades expressivas dos projetistas.
Sendo assim, é possível afirmar:
a. O uso de modelos fornecidos por fabricantes justifica a utilização de representações complexas, independente da etapa do trabalho.
b. Padrões de representação são orientações que podem ser adaptadas levando em consideração a clareza da representação e necessidades específicas.
c. A precisão dimensional da representação do mobiliário deve ser preocupação constante em todas as etapas de desenvolvimento do projeto.
d. O uso de representações próximas do mobiliário final não se justifica no projeto de edificações, pois as questões atinentes a esse tipo de projeto são diferentes.
e. Os antigos padrões de representação devem ser mantidos, uma vez que constituem uma cultura amplamente conhecida e útil para a comunicação.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) disponibiliza uma vasta quantidade de normas para móveis, que estabelecem alguns critérios a serem aplicados a mobiliários.
Em geral, qual é o escopo dessas normas?
a) O escopo das normas mencionadas, em geral, especifica o estilo, indica a aplicação do referido mobiliário e determina os métodos de ensaio para atendimento desses requisitos.
b) O escopo das normas mencionadas, em geral, determina o sistema de produção do mobiliário, especifica as ferragens utilizadas e estabelece as dimensões do mobiliário.
c) O escopo das normas mencionadas, em geral, limita a utilização do mobiliário para fins específicos, classifica o referido mobiliário, determina os requisitos de segurança conforme faixa etária dos usuários e estabelece critérios de valores a serem aplicados.
d) O escopo das normas mencionadas, em geral, determina os materiais a serem utilizados nos móveis, classifica o referido mobiliário, estabelece os requisitos de segurança conforme a funcionalidade e indica as dimensões dos ambientes correlatos.
e) ➔ O escopo das normas técnicas, em geral, especifica as características físicas e dimensionais, classifica o referido mobiliário, estabelece os requisitos de segurança ergonômicos e define os métodos de ensaio para atendimento desses requisitos.

Em relação às condições de deslocamento em ambientes edificados, se estuda que deve-se prover a possibilidade de qualquer pessoa se movimentar em um edifício de forma independente, segura e confortável.
Qual alternativa corresponde a uma ferramenta projetual utilizada para garantir um deslocamento vertical acessível e seguro a todos os usuários?
a. Acoplar um equipamento eletromecânico quando o acesso entre um pavimento e outro só puder ser realizado por escada.
b. Garantir que a percepção visual considere a altura de visão do receptor em função de sua altura e posição em pé ou sentada, assim como o ângulo de visão.
c. Utilizar sinalização adequada às demandas reais dos usuários e, por isso, deve-se evitar o excesso de informação.
d. Evitar ofuscamento, produção de fadiga ocular e mudanças bruscas de luz entre os diversos espaços.
e. Levar em conta as diferenças dimensionais, de forma a atender os alcances visuais e manuais de diversos usuários.

Os laminados podem ser usados na forma natural, com colocação crua, ou receberem película de acabamento.
Sobre opções de recobrimento dos laminados, é possível afirmar que:
a. em superfícies curvas, somente a melamina pode ser usada.
b. a lâmina natural de madeira deve receber verniz ou impermeabilizante.
c. a condição natural do laminado é a que tem maior durabilidade.
d. a laca tem acabamento com brilho, apenas.
e. a melamina imita os veios da madeira, sempre com textura.

A criatividade pode ser compreendida como “uma combinação original de ideias já conhecidas” (Boden, 1999).
Gerar ideias projetuais boas e criativas são consequências… Assinale a alternativa que melhor complementa o raciocínio de acordo com o texto.
a. da capacidade de reunir e reorganizar informações e conhecimentos.
b. de uma mente exclusivamente e puramente brilhante.
c. do uso sistemático das mesmas ideias, para gerar projetos idênticos.
d. da impossibilidade de realizar uma pesquisa de campo.
e. da padronização de cores e informações no contexto do projeto.

Arquitetura de Interiores é a realização do projeto de espaços em uma edificação, em escala maior e mais detalhada.
Essa prática foi estabelecida através da Resolução Federal n.º 76, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, que a define como:
a. simples arranjo do espaço externo de uma edificação, criado pela disposição de mobiliário não fixo, jardins e outros elementos de pequenas dimensões, sem alteração do espaço arquitetônico original.
b. intervenção detalhada nos ambientes internos e externos de uma edificação, definindo o uso do espaço em função do mobiliário, dos equipamentos e suas relações com o espaço construído, alterando, ou não, a concepção arquitetônica original.
c. intervenção detalhada nos ambientes internos e externos de uma edificação, definindo o uso do espaço em função do mobiliário, dos equipamentos e suas relações com o espaço construído, nunca alterando a concepção arquitetônica original.
d. intervenção pouco detalhada nos ambientes externos de uma edificação, definindo o uso do espaço em função do mobiliário, dos equipamentos e suas relações com o espaço construído, alterando, ou não, a concepção arquitetônica original.
e. simples arranjo do espaço interno de uma edificação, criado pela disposição de mobiliário não fixo, obras de arte, cortinas e outros objetos de pequenas dimensões, nunca alterando o espaço arquitetônico original.

A disposição dos elementos no layout depende das circulações que devem ocorrer no espaço. Os móveis são arranjados conforme as atividades que acontecerão. Por exemplo: assistir televisão e ouvir música e conversar e estudar não podem ser atividades interrompidas pelo trânsito de pessoas. A circulação é marcada pelos fluxos, ou seja, as possibilidades de caminho que propiciam o melhor aproveitamento do espaço; quanto mais simples e intuitivo for o fluxo, melhor é o aproveitamento do ambiente.
Baseando-se nessas informações, é possível definir os fluxos como:
a. itens que fazem parte do estudo de layout, não estando relacionados ao melhor aproveitamento do espaço.
b. possibilidades de caminho que propiciam o melhor aproveitamento do espaço.
c. possibilidades de caminho, mas que não propiciam o melhor aproveitamento do espaço.
d. itens que interferem no layout de interiores, apesar de não se relacionarem com o melhor aproveitamento do espaço.
e. possibilidades de caminho, mas que não propiciam o melhor aproveitamento do espaço.

No momento de projetar os ambientes comerciais, é necessário um embasamento técnico, referências de projetos já realizados e uma análise profunda de variados aspectos.
Sobre esses aspectos, é correto afirmar que:
a. o layout dos espaços comerciais deve privilegiar a exposição dos produtos, desconsiderando as circulações.
b. deve-se utilizar somente luzes para a iluminação geral não é necessário destacar partes específicas do projeto.
c. as cores devem ser escolhidas exclusivamente com base nos gostos pessoais do Arquiteto.
d. os revestimentos devem ser escolhidos tendo em vista, unicamente, a sua contribuição estética.
e. os sons podem ser utilizados com o intuito de acalmar, animar e gerar outras sensações.

Prévia do material em texto

22/11/2023, 11:24 PROVA - AVP2023/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3260399 1/13
Painel / Meus cursos / DMDI / 📝 AVALIAÇÕES 2023/4 / PROVA - AVP2023/4
Iniciado em quarta, 22 nov 2023, 10:14
Estado Finalizada
Concluída em quarta, 22 nov 2023, 11:23
Tempo
empregado
1 hora 9 minutos
Avaliar 6,00 de um máximo de 6,00(100%)
Questão 1
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Os espaços podem ser classificados genericamente quanto às suas dimensões em duas
grandes categorias: Espaços com dimensões mínimas e espaços com dimensões
folgadas. Os primeiros tem apenas as dimensões suficientes para abrigar os móveis
necessários e os segundos acomodam mais móveis do que os estritamente necessários,
com folga. Sabendo disso é correto afirmar: 
Escolha uma opção:
a. Um layout de dimensões mínimas dificulta sua adaptação a outro uso que não o
previsto. Os espaços com dimensões folgadas são mais flexíveis, mas não podem utilizar
mobiliário em maior número; normalmente, não são confortáveis.
b. Um layout de dimensões mínimas dificulta sua adaptação a outro uso que não o
previsto. Os espaços com dimensões folgadas são mais flexíveis, podendo ser utilizado
mobiliário em maior número, sendo, normalmente, mais amplos e confortáveis. 
c. Um layout de dimensões mínimas facilita sua adaptação a outro uso que não o
previsto. Os espaços com dimensões folgadas são menos flexíveis, mas podem utilizar
mobiliário em maior número e, normalmente, são mais amplos e confortáveis.
d. Um espaço com dimensão mínima, normalmente, abriga um número idêntico de
móveis que um espaço de dimensão folgada.
e. Um espaço com dimensão mínima, normalmente, abriga um maior número de móveis
que um espaço de dimensão folgada.
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/my/
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/my/
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/course/view.php?id=1583
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/course/view.php?id=1583#section-6
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/view.php?id=144705
22/11/2023, 11:24 PROVA - AVP2023/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3260399 2/13
Questão 2
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Você foi contratado para fazer o projeto de uma varanda coberta, na cidade de Porto
Alegre. Nela, deverá conter, entre outros elementos, oito cadeiras para a mesa de jantar.
Considerando que não há fechamento lateral no espaço e a amplitude térmica da cidade,
qual material deve ser escolhido? 
Escolha uma opção:
a. Vidro float, pela resistência.
b. MDF, pela variedade de acabamentos de revestimento.
c. Madeira natural, pela sua higroscopicidade.
d. Acrílico, pela durabilidade. 
e. Compensado com pintura, o que o torna impermeável. 
22/11/2023, 11:24 PROVA - AVP2023/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3260399 3/13
Questão 3
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
O layout é um importante elemento no estudo do projeto de interiores. Quais são os
passos para a sua construção?
Escolha uma opção:
a. Representar o espaço em corte, com todos os seus elementos fixos; definir as
circulações e os fluxos; fazer as possíveis distribuições de mobiliário; e definir e indicar
detalhes e materiais de acabamento.
b. Representar o espaço em perspectiva, com todos os seus elementos fixos; ignorar as
circulações e os fluxos; fazer as possíveis distribuições de mobiliário; e definir e indicar
detalhes e materiais de acabamento.
c. Representar o espaço em planta baixa, com todos os seus elementos fixos; definir as
circulações e os fluxos; fazer as possíveis distribuições de mobiliário; e definir e indicar
detalhes e materiais de acabamento. 
d. Representar o espaço em planta baixa, com todos os seus elementos fixos; ignorar as
circulações e os fluxos; fazer as possíveis distribuições de mobiliário; e definir e indicar
detalhes e materiais de acabamento.
e. Representar o espaço em perspectiva, com todos os seus elementos fixos; definir as
circulações e os fluxos; fazer as possíveis distribuições de mobiliário; e definir e indicar
detalhes e materiais de acabamento.
Questão 4
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
O processo de desenvolvimento do projeto mobiliário de áreas externas passa por
diversas etapas. Qual é a importância do desenho nas etapas iniciais do projeto?
Escolha uma opção:
a. Documentar objetos, situar a equipe profissional e estabelecer regras.
b. Estimular o briefing, comunicar objetivos e definir materiais.
c. Comunicar as etapas avançadas do projeto por meio do desenho.
d. Conceber medidas exatas para a execução do projeto de iluminação.
e. Comunicar as ideias, estimular a criatividade e documentar o projeto. 
22/11/2023, 11:24 PROVA - AVP2023/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3260399 4/13
Questão 5
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
No dias atuais, muito se fala sobre sustentabilidade e ecologia no conceito
de Ecodesign. Inclui-se, nesse pensamento, a relação de exploração e sofrimento animal.
O PETA Vegan Homewere é uma exposição que busca premiar grandes designers com
iniciativas veganas para a criação de seus produtos que vão desde sabonetes até
colchas de cama e mobiliários. Podemos mencionar a casa de Suszi Sauders, em
Londres, livre de crueldade animal, entre outros nomes do mobiliário, como Erez Nevi,
que apresentou móveis feitos de plantas e outros materiais naturais.
Escolha uma opção:
a. Laca, MDP e madeira de lei.
b. Madeira de pinos, poliéster e vidro reciclado.
c. Algodão, placas de bambu e madeira plástica.
d. Lã, linho e madeira de lei.
e. Couro, laca, madeira de lei e lã. 
Questão 6
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
A necessidade de utilização do ambiente deve nortear a proposta mobiliária do espaço.
Como gerar o melhor aproveitamento de uma área externa (sacada) de pequenas
dimensões, cujo objetivo seja realizar pequenas refeições e guardar objetos por meio da
distribuição do mobiliário no piso e nas paredes?
Escolha uma opção:
a. Valorizando espaços aéreos com prateleiras e armários, além de liberar espaço para
mesa e assentos. 
b. Liberando corredores de 80cm para que as pessoas possam circular com
tranquilidade.
c. Buscando otimizar o maior número de mesas e assentos, de modo que os usuários
aproveitem melhor o ambiente.
d. Priorizando o uso de armários e estantes no chão para o acondicionamento dos
objetos.
e. Priorizando espaços livres e arejados, buscando o frescor na decoração.
22/11/2023, 11:24 PROVA - AVP2023/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3260399 5/13
Questão 7
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
A migração do desenho à mão para o computador promoveu um avanço impressionante
na representação arquitetônica, ampliando sobremaneira as possibilidades expressivas
dos projetistas.
Sendo assim, é possível afirmar:
Escolha uma opção:
a. O uso de modelos fornecidos por fabricantes justifica a utilização de representações
complexas, independente da etapa do trabalho.
b. Padrões de representação são orientações que podem ser adaptadas levando em
consideração a clareza da representação e necessidades específicas. 
c. A precisão dimensional da representação do mobiliário deve ser preocupação
constante em todas as etapas de desenvolvimento do projeto.
d. O uso de representações próximas do mobiliário final não se justifica no projeto de
edificações, pois as questões atinentes a esse tipo de projeto são diferentes.
e. Os antigos padrões de representação devem ser mantidos, uma vez que constituem
uma cultura amplamente conhecida e útil para a comunicação.
22/11/2023, 11:24 PROVA - AVP2023/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3260399 6/13
Questão 8
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) disponibiliza uma vasta quantidade
de normas para móveis, que estabelecem alguns critérios a serem aplicados a
mobiliários. Em geral, qual é o escopo dessas normas?
Escolha uma opção:
a. O escopo das normas mencionadas, em geral, determina os materiais a serem
utilizados nos móveis, classifica oreferido mobiliário, estabelece os requisitos de
segurança conforme a funcionalidade e indica as dimensões dos ambientes correlatos.
b. O escopo das normas mencionadas, em geral, especifica o estilo, indica a aplicação
do referido mobiliário e determina os métodos de ensaio para atendimento desses
requisitos.
c. O escopo das normas técnicas, em geral, especifica as características físicas e
dimensionais, classifica o referido mobiliário, estabelece os requisitos de segurança
ergonômicos e define os métodos de ensaio para atendimento desses requisitos. 
d. O escopo das normas mencionadas, em geral, limita a utilização do mobiliário para
fins específicos, classifica o referido mobiliário, determina os requisitos de segurança
conforme faixa etária dos usuários e estabelece critérios de valores a serem aplicados.
e. O escopo das normas mencionadas, em geral, determina o sistema de produção do
mobiliário, especifica as ferragens utilizadas e estabelece as dimensões do mobiliário.
22/11/2023, 11:24 PROVA - AVP2023/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3260399 7/13
Questão 9
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Em relação às condições de deslocamento em ambientes edificados, se estuda que
deve-se prover a possibilidade de qualquer pessoa se movimentar em um edifício de
forma independente, segura e confortável. Qual alternativa corresponde a uma
ferramenta projetual utilizada para garantir um deslocamento vertical acessível e seguro
a todos os usuários?
Escolha uma opção:
a. Acoplar um equipamento eletromecânico quando o acesso entre um pavimento e outro
só puder ser realizado por escada. 
b. Garantir que a percepção visual considere a altura de visão do receptor em função de
sua altura e posição em pé ou sentada, assim como o ângulo de visão.
c. Utilizar sinalização adequada às demandas reais dos usuários e, por isso, deve-se
evitar o excesso de informação.
d. Evitar ofuscamento, produção de fadiga ocular e mudanças bruscas de luz entre os
diversos espaços.
e. Levar em conta as diferenças dimensionais, de forma a atender os alcances visuais e
manuais de diversos usuários.
Questão 10
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Os laminados podem ser usados na forma natural, com colocação crua, ou receberem
película de acabamento.
Sobre opções de recobrimento dos laminados, é possível afirmar que:
Escolha uma opção:
a. em superfícies curvas, somente a melamina pode ser usada.
b. a lâmina natural de madeira deve receber verniz ou impermeabilizante. 
c. a condição natural do laminado é a que tem maior durabilidade.
d. a laca tem acabamento com brilho, apenas.
e. a melamina imita os veios da madeira, sempre com textura.
22/11/2023, 11:24 PROVA - AVP2023/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3260399 8/13
Questão 11
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
A criatividade pode ser compreendida como “uma combinação original de ideias já
conhecidas” (Boden, 1999). Gerar ideias projetuais boas e criativas são consequências…
Assinale a alternativa que melhor complementa o raciocínio de acordo com o texto.
Escolha uma opção:
a. da capacidade de reunir e reorganizar informações e conhecimentos. 
b. de uma mente exclusivamente e puramente brilhante.
c. do uso sistemático das mesmas ideias, para gerar projetos idênticos.
d. da impossibilidade de realizar uma pesquisa de campo.
e. da padronização de cores e informações no contexto do projeto.
22/11/2023, 11:24 PROVA - AVP2023/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3260399 9/13
Questão 12
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Considerando o conceito de centro de interesse, em que uma peça está em maior
destaque em um ambiente, assinale a imagem que melhor representa essa opção. 
Escolha uma opção:
a.
b.
22/11/2023, 11:24 PROVA - AVP2023/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3260399 10/13
c.
d.

e.
22/11/2023, 11:24 PROVA - AVP2023/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3260399 11/13
Questão 13
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Arquitetura de Interiores é a realização do projeto de espaços em uma edificação, em
escala maior e mais detalhada. Essa prática foi estabelecida através da Resolução
Federal n.º 76, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, que a define como:
Escolha uma opção:
a. simples arranjo do espaço externo de uma edificação, criado pela disposição de
mobiliário não fixo, jardins e outros elementos de pequenas dimensões, sem alteração do
espaço arquitetônico original. 
b. intervenção detalhada nos ambientes internos e externos de uma edificação, definindo
o uso do espaço em função do mobiliário, dos equipamentos e suas relações com o espaço
construído, alterando, ou não, a concepção arquitetônica original. 
c. intervenção detalhada nos ambientes internos e externos de uma edificação, definindo
o uso do espaço em função do mobiliário, dos equipamentos e suas relações com o espaço
construído, nunca alterando a concepção arquitetônica original.
d. intervenção pouco detalhada nos ambientes externos de uma edificação, definindo o
uso do espaço em função do mobiliário, dos equipamentos e suas relações com o espaço
construído, alterando, ou não, a concepção arquitetônica original.
e. simples arranjo do espaço interno de uma edificação, criado pela disposição de
mobiliário não fixo, obras de arte, cortinas e outros objetos de pequenas dimensões,
nunca alterando o espaço arquitetônico original. 
22/11/2023, 11:24 PROVA - AVP2023/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3260399 12/13
Questão 14
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
A disposição dos elementos no layout depende das circulações que devem ocorrer no
espaço. Os móveis são arranjados conforme as atividades que acontecerão. Por
exemplo: assistir televisão e ouvir música e conversar e estudar não podem ser
atividades interrompidas pelo trânsito de pessoas. A circulação é marcada pelos fluxos,
ou seja, as possibilidades de caminho que propiciam o melhor aproveitamento do
espaço; quanto mais simples e intuitivo for o fluxo, melhor é o aproveitamento do
ambiente. Baseando-se nessas informações, é possível definir os fluxos como:
Escolha uma opção:
a. itens que fazem parte do estudo de layout, não estando relacionados ao melhor
aproveitamento do espaço.
b. possibilidades de caminho que propiciam o melhor aproveitamento do espaço. 
c. possibilidades de caminho, mas que não propiciam o melhor aproveitamento do
espaço.
d. itens que interferem no layout de interiores, apesar de não se relacionarem com o
melhor aproveitamento do espaço.
e. possibilidades de caminho, mas que não propiciam o melhor aproveitamento do
espaço.
22/11/2023, 11:24 PROVA - AVP2023/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3260399 13/13
Questão 15
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
No momento de projetar os ambientes comerciais, é necessário um embasamento
técnico, referências de projetos já realizados e uma análise profunda de variados
aspectos. Sobre esses aspectos, é correto afirmar que: 
Escolha uma opção:
a. o layout dos espaços comerciais deve privilegiar a exposição dos produtos,
desconsiderando as circulações.
b. deve-se utilizar somente luzes para a iluminação geral não é necessário destacar
partes específicas do projeto.
c. as cores devem ser escolhidas exclusivamente com base nos gostos pessoais do
Arquiteto.
d. os revestimentos devem ser escolhidos tendo em vista, unicamente, a sua
contribuição estética.
e. os sons podem ser utilizados com o intuito de acalmar, animar e gerar outras
sensações. 

Mais conteúdos dessa disciplina