Buscar

Atividade semana 33 geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1 
A chamada Ásia Ocidental constitui importante área de encontro de três continentes: a Ásia, a África e a Europa. É marcada, principalmente, pela instabilidade dos limites políticos, diversidade étnica da população e multiplicação das crenças religiosas. Três grandes religiões têm sua “Cidade Santa” na Ásia Ocidental. São elas: 
a) Fetichismo, islamismo e judaísmo. 
b) Budismo, hinduísmo e maometismo. 
c) Judaísmo, cristianismo e islamismo.
d) Cristianismo, bramanismo e islamismo.
e) Budismo, judaísmo e islamismo. 
QUESTÃO 2 
A Guerra do Líbano, o conflito Irã/Iraque, a questão Palestina, a Guerra do Golfo são alguns dos conflitos que marcam ou marcaram o Oriente Médio. Das alternativas abaixo, aquela que corretamente explica toda essa situação conflituosa é: 
a) a disputa de terras favoráveis ao cultivo, como as encontradas na planície da Mesopotâmia, numa área desértica. 
b) os grandes lucros provenientes do petróleo que não beneficiam a maioria da população nos países árabes. 
c) o aumento, de forma rápida, do preço do barril de petróleo nos países membros da OPEP.
d) a criação do Estado de Israel, sob a tutela britânica, numa região de ricas reservas de petróleo.
e) o emaranhado de culturas, religiões e interesses estrangeiros numa área localizada a meio caminho entre a Ásia, Europa e África. 
QUESTÃO 3 
A partilha da Palestina está completando 60 anos. Tendo em vista a partilha e seus impactos, a base para a criação do Estado de Israel foi assentada: 
a) na existência de um Estado judaico sob aprovação dos países árabes. 
b) na legitimação pela força comprovada pela sequência de conflitos e guerras. 
c) na possibilidade da existência de uma maioria judaica num território.
d) na ideologia sionista, que defendia a entrada dos judeus na Palestina sob domínio inglês. 
QUESTÃO 4 
Em discurso proferido em 20 de maio de 2011, o presidente dos EUA, Barack Obama, pronunciou-se sobre as negociações relativas ao conflito entre palestinos e israelenses, propondo o retorno à configuração territorial anterior à Guerra dos Seis Dias, ocorrida em 1967. Sobre o contexto relacionado ao conflito mencionado é correto afirmar que: 
a) A criação do Estado de Israel, em 1948, marcou o início de um período de instabilidade no Oriente Médio, pois significou o confisco dos territórios do Estado da Palestina que existia até então e desagradou o mundo árabe. 
b) A Guerra dos Seis Dias insere-se no contexto de outras disputas entre árabes e israelenses, por causa das reservas de petróleo localizadas naquela região do Oriente Médio. 
c) A Guerra dos Seis Dias significou a ampliação territorial de Israel, com a anexação de territórios, justificada pelos israelenses como medida preventiva para garantir sua segurança contra ações árabes.
d) O discurso de Obama representa a postura tradicional da diplomacia norte-americana, que defende a existência dos Estados de Israel e da Palestina, e diverge da diplomacia europeia, que condena a existência dos dois Estados. 
QUESTÃO 5 
A região da Ásia conhecida por Mesopotâmia foi importante área agrícola. Atualmente reduzida às zonas ribeirinhas irrigáveis, constitui uma planície drenada pelos rios 
a) Indo e Ganges, no Paquistão e Índia. 
b) Tigre e Jordão, em Israel. 
c) Ganges e Bramaputra, na Índia e Bangladesh.
d) Tigre e Eufrates, no Iraque.
e) Hoang-Ho e Yang-Tzé-Chiang, na China. 
QUESTÃO 6 
Com base nos conhecimentos gerais sobre a cultura árabe no Oriente Médio, podemos afirmar que a diferença entre mundo árabe e islamismo é: 
a) Árabe é uma expressão utilizada para expressar os costumes e a cultura muçulmana. 
b) O Islamismo deve ser a religião oficial de qualquer nação que queira se tornar árabe. 
c) Árabe refere-se à língua e muçulmano refere-se à religião.
d) As diferenças entre mundo árabe e mundo muçulmano são praticamente nulas e tais palavras podem ser utilizadas como sinônimas.
e) Árabe é o nome da região geográfica em que habitam os povos islâmicos. 
QUESTÃO 7 
Em classificação da Unesco (2003) sobre a disponibilidade mundial de água per capita, dentre as áreas mais pobres figuram o Kuwait com 10m³/habitante e Emirados Árabes Unidos com 58m³/habitante. Assinale a alternativa que contém o tipo climático e as características da precipitação responsáveis pela disponibilidade de água nesses países. 
a) Árido frio e seco; precipitação escassa e concentrada. 
b) Tropical quente e seco; precipitação baixa e bem distribuída. 
c) Equatorial quente e seco; precipitação elevada e mal distribuída.
d) Desértico quente e seco; precipitação escassa e mal distribuída.
e) Monçônico frio e seco; precipitação escassa e concentrada. 
QUESTÃO 8 
Leia com atenção as afirmações a seguir. I. Localização das maiores reservas petrolíferas do planeta. II. Homogeneidade de línguas e religiões. III. Existência de povos sem territórios nacionais. IV. Predomínio de estruturas políticas arcaicas e tradicionais. 
Caracterizam a atual situação do Oriente Médio a(s) assertiva(s): 
a) I, apenas. b) II e III. c) I, III e IV d) I, II e IV. e) III, apenas. 
QUESTÃO 9 
O Oriente médio sofre com o problema da falta de água potável, uma das soluções para resolver este problema tem sido: a) O plantio de árvores florestas no Líbano. b) A perfuração de poços em larga escala. c) A construção de usinas termonucleares. d) A transformação do oxigênio do ar atmosférico em água. e) A dessalinização da água salgada. 
QUESTÃO 10 
Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina que previa a criação de dois Estados: um judeu e outro palestino. A recusa árabe em aceitar a decisão conduziu ao primeiro conflito entre Israel e países árabes. A segunda guerra (Suez, 1956) decorreu da decisão egípcia de nacionalizar o canal, ato que atingia interesses anglo- franceses e israelenses. Vitorioso, Israel passou a controlar a Península do Sinai. O terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel. Em 6 de outubro de 1973, quando os judeus comemoravam o Yom Kippur (Dia do Perdão), forças egípcias e sírias atacaram de surpresa Israel, que revidou de forma arrasadora. A intervenção americano-soviética impôs o cessar-fogo, concluído em 22 de outubro. A partir do texto acima, assinale a opção correta. 
a) A primeira guerra árabe-israelense foi determinada pela ação bélica de tradicionais potências europeias no Oriente Médio. b) Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória. c) A guerra do Yom Kippur ocorreu no momento em que, a partir de decisão da ONU, foi oficialmente instalado o Estado de Israel. d) Apesar das sucessivas vitórias militares, Israel mantém suas dimensões territoriais tal como estabelecido pela resolução de 1947 aprovada pela ONU

Continue navegando