Buscar

1O Infarto Agudo do Miocárdio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), popularmente conhecido como ataque cardíaco, é tido como a possibilidade de diagnosticar quando a vítima apresenta dor acima do umbigo, com maior potencial para um desconforto torácico localizado na região central do peito que pode se irradiar para o pescoço, ombro e braço esquerdo. Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O coração é um órgão muscular, oco e central do sistema cardiovascular, funciona como uma bomba contrátil-propulsora, bombeando sangue por todo o corpo até chegar a todas as células onde será feita a troca de materiais. Assim como qualquer órgão do corpo, o coração também recebe suprimento sanguíneo, mas por uma via própria, denominada circulação coronária.
PORQUE
II- Quando existe a diminuição ou falta de suprimento sanguíneo que é levado ao músculo miocárdio, por obstrução parcial ou completa do fluxo de sangue em uma artéria coronária, devido à formação de um coágulo sanguíneo ou placas de ateroma, temos como resultado o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).Assinale a alternativa CORRETA:
A) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C) As asserções I e II são proposições falsas.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II complementa a I.
2A comunicação do cérebro acontece através de células específicas do órgão, os neurônios, que se comunicam usando impulsos elétricos. Quando essa comunicação é perturbada, no sentido de existirem uma proporção excessiva de estímulos, temos a chamada crise epiléptica. Outros eventos clínicos são decorrentes de perturbações na região cerebral, como o caso das síncopes, onde existe uma diminuição ou rápida interrupção do fluxo sanguíneo cerebral.Sabendo disso e da importância em diferenciar os eventos clínicos, assinale a alternativa CORRETA que apresenta sintomas úteis observáveis na crise epilética que a diferencia de uma síncope:
A) Com exceção às crises de ausência (lapsos de memória), o paciente apresenta período confusional, sonolência, dor muscular e fadiga.
B) Hipotensão ortostática, arritmias, estenose aórtica e cardiomiopatia hipertrófica.
C) Dificuldade para andar, falar e compreender além de dores de cabeça fortes e persistentes.
D) Ansiedade, agitação e sensação de morte iminente.
3Criada em 1977, o símbolo internacional que representa os serviços médicos de emergência é conhecido como “estrela de seis pontas” ou “estrela azul da vida”, que faz das suas pontas a representação das funções da Emergência Médica, e no seu centro, a serpente e o bastão, referências ao caduceu de Esculápio, símbolo da medicina. Sobre as funções representadas na estrela da vida e seus significados, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Detecção e Alerta.
II- Pré-socorro e Socorro.
III- Transporte e Hospital.
( ) Atendimento durante o transporte e transferência para o tratamento definitivo.
( ) Detectar a emergência e reportar a emergência.
( ) Enviar a equipe e o equipamento mais adequados e iniciar o atendimento no local.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) II - I - III.
B) III - I - II.
C) I - II - III.
D) I - III - II.
4De acordo com Santos (2020) “as crises epiléticas são problemas frequentemente encontrados nos setores de emergência, pois podem ser causados por diversas situações na prática clínica, como distúrbios hidroelétricos, lesões neurológicas agudas, efeito de medicamentos e outras”. Sobre as crises epiléticas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O tratamento da crise é feito exclusivamente através da administração medicamentosa, com o uso de fármacos epiléticos. 
( ) Podem ocorrer em qualquer pessoa, devido às alterações na excitabilidade neuronal secundária ao fator desencadeante.
( ) Uma das causas mais comuns é a abstinência de drogas depressoras do SNC e Lesão Neurológica Aguda.
( ) Uma vez tido crise epilética com ou sem a ocorrência de lesão do SNC o risco de desenvolvimento de novas crises recorrentes no futuro são altas.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Fonte: SANTOS, Dionei Alves dos. Primeiros Socorros. Indaial: UNIASSELVI, 2020.
A) V - F - V - V.
B) F - V - V - F.
C) V - F - F - V.
D) F - V - F - V.
5Usualmente chamada de desmaio, a síncope é uma condição que pode ocorrer a qualquer momento e local e, pode ser definida como a perda súbita da consciência e do tônus postural em decorrência da diminuição ou rápida interrupção do fluxo sanguíneo cerebral. Diante de tal evento, é crucial a realização de anamnese e exame físico para tentar identificar a causa geradora da síncope. Sobre a avaliação de pacientes com síncope, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Avaliar se a vítima apresenta hálito cetônico, que sugere doença metabólica descompensada.
( ) Obter a história pessoal e familiar da vítima acerca de doenças renais.
( ) Quantificar o número de episódios de síncope e seu caráter temporal.
( ) Sempre questionar acerca do uso de medicações potencialmente causadoras de síncope.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - V - V.
B) F - V - V - F. 
C) V - V - F - V.
D) V - F - V - F.
6Também chamado de infarto agudo do miocárdio ou ataque cardíaco, o infarto pode ser fatal. De acordo com Nicolau et al. (2021), no ano de 2017, o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) foi a principal causa de morte no Brasil e no mundo, representando 10,2% das internações no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo mais prevalente em pacientes com idade superior a 50 anos. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O coração é um órgão muscular, oco e central do sistema cardiovascular, funciona como uma bomba contrátil-propulsora, bombeando sangue por todo o corpo até chegar a todas as células em que será feita a troca de materiais. Assim como qualquer órgão do corpo, o coração também recebe suprimento sanguíneo, mas por uma via própria, denominada circulação coronária (cardíaca).
PORQUE
II- Quando existe a diminuição ou falta de suprimento sanguíneo que é levado ao músculo miocárdio, por obstrução parcial ou completa do fluxo de sangue em uma artéria coronária, devido à formação de um coágulo sanguíneo ou placas de ateroma, temos como resultado o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: NICOLAU, J. C. et al. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Angina Instável e Infarto Agudo do Miocárdio sem Supradesnível do Segmento ST – 2021. Arq. Bras. Cardiol., v. 117, n. 1, p. 181-264, jul. 2021.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II complementa a I.
B) As asserções I e II são proposições falsas.
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
7Os seres humanos apresentam quatro tipos de tecidos que os compõem, são eles: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. O tecido conjuntivo ainda apresenta algumas classificações e subdivisões e uma dessas compreende o tecido sanguíneo, ou sangue, com uma temperatura aproximada de 38 ºC e um pH que varia entre 7,35 a 7,45 é constituído por duas partes importantes, o plasma (55%) e os elementos figurados (45%).Assinale a alternativa CORRETA para a definição de plasma:
A) Líquido orgânico composto de proteínas e lipídios.
B) Parte celular do sangue formada por água, sais minerais, proteínas e gorduras.
C) Parte acelular do sangue constituído por 90% de água, 8% de proteínas, 1% de sais inorgânicos e o restante formado por compostos orgânicos diversos.
D) Parte celular do sangue, formada por hemácias, leucócitos e plaquetas.
8De acordo com Santos (2020), as células do nosso cérebro, os neurônios, comunicam-se uns com os outros usando impulsos elétricos que, por vezes, são perturbados no sentido de existirem umaproporção excessiva de estímulos, levando o corpo a se comportar estranhamente. De acordo com o acometimento neurológico, a literatura utiliza conceitos diferentes. Sobre esses conceitos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Convulsão. 
II- Epilepsia.
III- Crise convulsiva febril.
IV- Estado de mal convulsivo.
( II ) Caracterizada por episódios recorrentes ou por uma ocorrência de duas crises em um intervalo de tempo maior do que 24 horas.
( ) Estilo de convulsão que ocorre em decorrência da presença do estado febril com subida rápida da febre, com temperatura acima de 39° C.
( ) Persistência da crise convulsiva, sem recuperação do nível de consciência, por um período superior a 30 minutos.
( I ) Uma alteração paroxística de atividade motora, autolimitada, com ou sem alteração da consciência ou do comportamento, provocada por uma atividade elétrica cerebral anormal.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Fonte: SANTOS, Dionei Alves dos. Primeiros Socorros. Indaial: UNIASSELVI, 2020. 
A) II - III - IV - I.
B) III - IV - II - I.
C) I - II - IV - III.
D) I - III - II - IV.
9De acordo com Santos (2020) a síncope não é considerada uma doença, mas sim uma manifestação de algum distúrbio de base. Sendo assim, a abordagem inicial seguirá os princípios do tratamento do Suporte Avançado de Vida (ACLS). Sobre a correta abordagem de uma vítima de sincope, caída no chão, analise as sentenças a seguir:
I- Identificar o provável desencadeador da síncope e manter a vítima lateralizada caso ela ainda apresente sonolência e não apresente nenhum trauma.
II- Ao se deparar com uma pessoa vítima de uma síncope, fazer manobras imediatas para tentar acordar a vítima o mais rápido possível.
III- Próximo da vítima, observar o nível de responsividade dela, se não houver resposta verbal, realizar a estimulação dolorosa sempre precedida de aviso à vítima.
IV- Se não houve nenhuma movimentação por parte da vítima, checar o pulso central e havendo pulso, checar a qualidade do mesmo.
V- Aproximar-se da vítima de forma cautelosa e chamar por ela até que a mesma acorde do desmaio.Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: SANTOS, Dionei Alves dos. Primeiros Socorros. Indaial: UNIASSELVI, 2020.
A) Somente a sentença V está correta.
B) As sentenças I, II e IV estão corretas.
C) As sentenças I, III e IV estão corretas.
D) As sentenças III, IV e V estão corretas.
10Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia revelam uma questão preocupante, as doenças isquêmicas representam a maior causa de morte no Brasil e no mundo e, apesar dos grandes avanços terapêuticos que vivemos, o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) continua sendo uma das causas com maiores índices de mortalidade no mundo, seja pela alta prevalência ou pelo atendimento não adequando. Sobre a terapêutica de recanalização no tratamento de IAM, analise as sentenças a seguir:
I- Angiocoronariografia (ICP) primária, é o método de recanalização ideal no IAM. 
II- Entre os medicamentos especializados em promover a lise da fibrina, em termos de eficácia o t-PA e o TNK-PA são similares e superiores à estreptoquinase.
III- A terapia fibrinolítica deve ser implementada nos centros que não dispõe de hemodinâmica, principalmente se ocorrer demora maior que 90 minutos para início da ICP primária ou nos infartos com até 3 horas de evolução.
IV- Quando indicada, a terapia de recanalização, deve ser iniciada o mais precocemente possível.Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a sentença II está correta.
B) Somente a sentença III está correta.
C) Somente a sentença IV está correta.
D) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.