Buscar

34

Prévia do material em texto

34
O que é Esporotricose? 
A esporotricose é a micose subcutânea mais prevalente da América Latina e é classicamente causada por fungos dimórficos do gênero Sporothrix. Antigamente, acreditava-se que apenas o S. schenckii causava essa micose, mas, com o avanço tecnológico, foi possível diferenciá-lo em outras espécies. Então, atualmente, as espécies patogênicas mais importantes desse gênero são S. globosa, S. schenckii e S. brasiliensis.
Os fungos do gênero Sporothrix podem ser encontrados principalmente em zonas tropicais e subtropicais associados à matéria orgânica em decomposição. O S. schenckii pode ser achado no mundo todo, já o S. globosa é mais encontrado na Ásia, enquanto o S. brasiliensis ainda é restrito à América do Sul.
O que é Cromoblastomicose?
A cromoblastomicose ou cromomicose é uma micose subcutânea granulomatosa com evolução lenta, também causada a partir de um trauma cutâneo. Os agentes causadores dessa micose são fungos demáceos pertencentes aos gêneros Fonsecaea, Rhinocladiella, Cladophialophora e Phialophora.
A espécie Phialophora verrucosa é mais comum em regiões frias, principalmente na América do Norte. O Cladophialophora carrionii também já foi isolado em território brasileiro, assim como na Venezuela e na Austrália.

Continue navegando

Outros materiais