Buscar

14 Hormônios e Sistemas Endócrinos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

**Hormônios:**
Os hormônios são mensageiros químicos que regulam diversas funções no corpo, coordenando atividades e mantendo a homeostase. Eles são secretados por glândulas endócrinas diretamente na corrente sanguínea e afetam células-alvo em locais distantes do corpo. Principais características dos hormônios:
1. **Produção:** Sintetizados e liberados por glândulas endócrinas, como a glândula tireoide, glândulas adrenais e pâncreas.
2. **Transporte:** Viajam pela corrente sanguínea para alcançar células-alvo em tecidos específicos.
3. **Ação:** Exercem efeitos em células-alvo, influenciando o metabolismo, crescimento, desenvolvimento, reprodução e outras funções fisiológicas.
4. **Feedback:** O sistema endócrino é regulado por feedback, onde os níveis hormonais são monitorados e ajustados conforme necessário.
**Sistema Endócrino:**
O sistema endócrino é uma rede complexa de glândulas e órgãos que produzem, armazenam e liberam hormônios no corpo. Principais componentes e suas funções:
1. **Hipotálamo:** Localizado no cérebro, o hipotálamo regula a liberação de hormônios pela glândula pituitária.
2. **Glândula Pituitária (Hipófise):** Conhecida como a "glândula mestra", a hipófise secreta hormônios que controlam outras glândulas endócrinas, como o hormônio do crescimento (GH) e hormônios estimulantes da tireoide.
3. **Glândula Tireoide:** Produz hormônios tireoidianos, como tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), que regulam o metabolismo.
4. **Glândulas Adrenais:** Localizadas acima dos rins, secretam hormônios como adrenalina e cortisol, que estão envolvidos na resposta ao estresse e na regulação metabólica.
5. **Pâncreas:** Produz insulina e glucagon, hormônios que regulam os níveis de glicose no sangue.
6. **Glândulas Sexuais:** Nos testículos (masculinos) e ovários (femininos), produzem hormônios sexuais, como testosterona e estrogênio, que controlam características sexuais secundárias e a reprodução.
7. **Timo:** Importante durante o desenvolvimento imunológico, o timo secreta hormônios que influenciam o sistema imunológico.
8. **Paratireoides:** Localizadas próximas à glândula tireoide, produzem o hormônio paratireoidiano (PTH), que regula os níveis de cálcio no sangue.
**Regulação Hormonal:**
A regulação hormonal é essencial para a homeostase e o funcionamento adequado do organismo. Os hormônios interagem em redes complexas, muitas vezes com feedback negativo para manter os níveis hormonais dentro de faixas específicas.
**Importância Clínica:**
Desregulações no sistema endócrino podem levar a distúrbios endócrinos, como diabetes, hipotireoidismo, hipertireoidismo, distúrbios da glândula adrenal e muitos outros, destacando a importância do diagnóstico e tratamento adequados nessas condições.

Continue navegando