Buscar

Item 2- Comente sobre o tratamento abordado para esta paciente, ou seja, como você, nutricionista, explicaria os efeitos esperados e possíveis efeitos adversos que implicariam na desistência do uso do

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Olá, aluno(a)! Está com dificuldade ou sem tempo para elaborar essa MAPA? Iremos te ajudar! 
Entre em contato
 (63) 99129-5554
MAPA - NUT - FARMACOLOGIA E FITOTERAPIA - 54/2023
Diabetes Mellitus
O aumento da expectativa de vida do brasileiro e o envelhecimento populacional, nestas últimas décadas, acarretaram mudanças epidemiológicas no Brasil, com a redução da morbidade e mortalidade por doenças infecciosas e o aumento da prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes mellitus (DM). Isso traz novas e crescentes necessidades de atenção à saúde e onera os serviços de saúde pública. Segundo a International Diabetes Federation (IDF), existem aproximadamente 387 milhões de pessoas com DM no mundo, e esse número vem aumentando significativamente, principalmente o DM tipo 2 (DM2), podendo, em 2035, chegar a 592 milhões de pessoas. Em 2014, o custo com despesas de saúde em indivíduos com DM foi de aproximadamente 612 milhões de dólares.
Fonte: https://www.cadernosdeto.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1531/880. Acesso em: 27 set. 2023.
O atendimento ao paciente diabético é multidisciplinar, onde a atenção programada, SDM (Staged Diabetes Management), tem sido amplamente usada em diferentes centros dos EUA, com várias publicações mostrando a eficácia deste método em melhorar o controle glicêmico e reduzir as complicações crônicas, além de diminuir os níveis de lipídeos e pressão arterial. Também está demonstrado que o trabalho com a equipe multiprofissional tem um efeito benéfico no controle metabólico e no aspecto psicossocial
Fonte: https://www.scielo.br/j/abem/a/f5WdLqbhqvDbrGw7Q37PWgN/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 set. 2023.
Portanto, nota-se a importância de um bom controle farmacológico e nutricional para os pacientes diabéticos. Nesse sentido, o nutricionista tem um papel fundamental na elaboração de cardápios que auxiliem a manutenção da concentração de glicose em níveis aceitáveis e proporcionando melhor qualidade de vida aos portadores de diabetes.
Nesse contexto, coloque-se como um nutricionista que recebe uma paciente com o seguinte histórico:
Mulher, 8 anos, refere aumento de ingesta de água, com sede contínua nos últimos 40 dias. Ao ser examinada, observa-se que a paciente se apresenta com IMC 17,7 kg\m², onde relata perda de peso acentuada nos últimos 3 meses, mesmo não praticando exercícios físicos e alimentando-se de maneira desorganizada e não controlada. Ela comenta que os pais são diabéticos e que seus irmãos também foram diagnosticados há alguns anos, mas que ela nunca vai ao médico porque tem medo receber o mesmo diagnóstico. Dessa forma, são solicitados exames que, após serem realizados, confirmam o diagnóstico de Diabetes Mellitus tipo 1. A partir desse resultado, você recomendou uma dieta equilibrada e o uso de Insulina diariamente.
Após analisar o caso descrito, imagine-se como nutricionista e atendendo a esta paciente. Desse modo, você deve orientá-la da melhor forma possível e acompanhar o seu progresso.
Para isso, você deve providenciar um texto fundamentado nos itens a seguir:
Item 1- Explique a diferença sintomatológica e fisiopatológica entre os tipos 1 e 2 de Diabetes Mellitus.
Item 2- Comente sobre o tratamento abordado para esta paciente, ou seja, como você, nutricionista, explicaria os efeitos esperados e possíveis efeitos adversos que implicariam na desistência do uso do medicamento.
Item 3- Como você explicaria a paciente quais as consequências da não adesão às medidas recomendadas? Nesse ponto, você deve explicar também a necessidade da melhor alimentação associada ao medicamento, para evitar as complicações que a doença pode provocar.

Continue navegando