Buscar

Prova Criptografia Senac EAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA CRIPTOGRAFIA CORRIGIDO Ajude com um LIKE no material 
1, Um ataque de replay acontece quando um mesmo arquivo ou pacote é enviado, de forma maliciosa, várias vezes para um determinado destinatário. Um servidor, por exemplo. Dependendo da aplicação executada no destinatário essa ação pode representar um problema, se o servidor em questão não souber lidar com a chegada de múltiplas mensagens repetidas.Em um ataque de replay, no qual um atacante captura uma mensagem enviada a um destinatário e a reenvia várias vezes a este mesmo destinatário, podemos afirmar que:
c, A criptografia resolve um eventual problema de confidencialidade, porém, não impede que o atacante reenvie a mensagem mesmo criptografada
 
2, Quero enviar uma mensagem "M" com confidencialidade para que o usuário "B" leia. "B" possui um par de chaves "Kpubb" e "Kprivb", porém, eu não possuo chaves assimétricas, tenho apenas uma chave simétrica "K1" que ainda não enviei ao usuário "B". A transação INICIAL pode ser:
b, Criptografo "K1" com "Kpubb" e envio para o usuário "B"
3, Enviei uma mensagem + hash (ambos sem criptografia). É possível dizer que:
b, Se o atacante alterar a mensagem, gerar um novo hash e enviá-los juntos, ninguém notará pois o hash original estava estava sem criptografia
4, Ao contrário de um processo de criptografia, no qual um texto legível mantém quase o mesmo tamanho do texto cifrado, em um cálculo hash, independente do tamanho da mensagem, o tamanho do código hash gerado será sempre o mesmo. Qual a vantagem e a desvantagem ?
b, Vantagem: um código hash reduzido pode ser enviado facilmente com a mensagem 
Desvantagem: podem haver colisões (códigos hash iguais para mensagens diferentes)
5, "A" tem um par de chaves pública/privada (Kpriva e Kpuba respectivamente). "B" não usa criptografia assimétrica. Uma forma de "A" enviar uma mensagem "M" assinada digitalmente para "B" é:
c, Enviar "M" (aberta) + Hm (hash "M") criptografado com a chave "Kpriva"
6, Marque a alternativa que especifica corretamente uma assinatura digital de uma mensagem "M" enviada da usuária Alice para o usuário Bob.
b, (1) Alice gera um hash "HM" da mensagem "M". (2) encripta "HM" com a chave privada de Alice gerando "ASS". (3) Alice envia "M" + "ASS" para Bob
7, A chave pública de um usuário pode ser obtida por qualquer pessoa ou aplicação através do certificado digital deste mesmo usuário. Porque a chave privada do usuário não está disponível à outros usuários no certificado?
Explicação:
Porque é uma chave confidencial que deve ser mantida em segredo. Para o processo criptográfico de chaves públicas e privadas funcionar, a chave privada não deve ser, em hipótese alguma, revelada à outros usuários.

Continue navegando