Buscar

Apol 1- Estruturas de Concreto I - 2 tentativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estruturas de Concreto I – 2ª Tentativa
Questão 1/10 - Estruturas de Concreto I
No Brasil, existem órgãos e instituições responsáveis pela elaboração e revisão das normas, como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Instituto Brasileiro de Metrologia (Inmetro). No caso de estruturas de concreto armado a norma mais significativa para nortear o projeto de estruturas de concreto é a ABNT NBR 6.118. É possível afirmar:
i A ABNT NBR 6118 é aplicada às estruturas de concretos normais, identificadas por massa específica seca maior do que 2.000 kg/m³, não excedendo 2.800 kg/m³, do grupo I de resistência (C20 a C50) e do grupo II de resistência (C55 a C90), concretos massa e o concreto sem finos.
ii A norma ABNT NBR 6.118 não inclui requisitos exigíveis para evitar os estados limites ocasionados por certos tipos de ação, tais como sismos, impactos, explosões e fogo.
iii A ABNT NBR 6.118 define os critérios gerais e requisitos básicos que norteiam o projeto das estruturas de concreto simples, armado e protendido, sejam elas de edifícios, pontes e viadutos, obras hidráulicas, arcos, silos, torres, 8 portos ou aeroportos, dentre outros. Estão corretas:
	
	A
	i e ii
	
	B
	apenas iii
	
	C
	ii e iii
	
	D
	i e iii
	
	E
	i, ii e iii
Questão 2/10 - Estruturas de Concreto I
Segundo a norma ABNT NBR 6.118, ao realizar a análise estrutural é essencial levar em consideração todos os impactos das diferentes ações que possam causar efeitos relevantes na segurança da estrutura em questão. Isso implica contemplar tanto os possíveis estados limites últimos quanto os estados de serviço. Segundo a norma ABNT NBR 8.681, as ações são divididas em permanentes, variáveis e excepcionais. Pode-se afirmar que:
i. As ações permanentes são caracterizadas como sendo valores praticamente constantes durante toda a vida da construção. Tais forças são divididas em diretas e indiretas. A primeira é constituída pelo peso próprio da estrutura, pesos dos elementos construtivos fixos e das instalações permanentes e dos empuxos permanentes.
ii. As ações variáveis são divididas em diretas e indiretas. As diretas são constituídas pelas cargas acidentais, ou seja, cargas não permanentes, previstas para o uso da construção e, também, neste tipo de ação está o efeito do vento e da chuva.
iii. Com relação às ações dinâmicas e excepcionais, pode-se constatar que para serem caracterizadas como ações dinâmicas deve-se levar em consideração que quando a estrutura, pelas suas condições de uso, for submetida por choques ou vibrações
Selecione a opção correta:
	
	A
	i e ii
	
	B
	ii e iii
	
	C
	i e iii
	
	D
	i, ii e iii
Questão 3/10 - Estruturas de Concreto I
Analise o Diagrama tensão-deformação idealizado para o concreto a compressão a seguir:
Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao comportamento do concreto quando sofre deformação.
	
	B
	O concreto comporta-se como material frágil quando submetido a tensão de tração. Por outro lado, apresenta comportamento que pode ser admitido como plástico sob compressão.
Questão 4/10 - Estruturas de Concreto I
No quadro, a seguir, estão representados os valores estimados de módulos de elasticidade do concreto, pela norma ABNT NBR 6.118, que podem ser utilizados no projeto estrutural (ABNT, 2014)
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	O  módulo de elasticidade do concreto é um dos parâmetros utilizados no cálculo estrutural e, sob o aspecto de projeto, é muito importante conhecer as propriedades elásticas do concreto para que se conheçam as deformações dos elementos estruturais que o concreto compõe.
Questão 5/10 - Estruturas de Concreto I
O concreto armado apresenta vantagens e desvantagens em sua utilização, é correto afirmar:
i Material facilmente adaptável às formas, possibilitando a execução de diferentes estruturas e concepções arquitetônicas.
ii As estruturas de concreto não apresentam boa resistência a choques.
iii A união do aço com o concreto proporciona uma estrutura que resistente tanto a tração quanto a compressão.
	
	D
	i e iii
Questão 6/10 - Estruturas de Concreto I
Os cobrimentos nominais e mínimos referem-se à superfície da armadura externa, em geral à face externa do estribo, como pode ser visualizado na Figura. O cobrimento nominal de uma barra ou de um feixe de barras deve respeitar as seguintes equações:
Conforme mostra a figura. Qual é a nomenclatura dos cobrimentos 1 e 2 dos aços verde e vermelho.
Aponte a afirmação correta:
	
	A
	1 é o cobrimento longitudinal do aço vermelho. 2 é o cobrimento transversal do aço verde.
Questão 7/10 - Estruturas de Concreto I
A consistência é caracterizada como sendo a capacidade que o concreto fresco tem de se deformar. Tal capacidade está relacionada ao processo de transporte, lançamento e adensamento do concreto e, também, à quantidade de água utilizada, à granulometria dos agregados e à presença de produtos químicos específicos. Elementos com altas taxas de armadura utilizarão concretos com menor consistência, pois apresentam maiores obstáculos para realizar o processo de adensamento. No entanto, peças que não necessitarão de grande quantidade de armadura, utilizarão concretos com maior consistência e com menor quantidade de água.
Sendo assim, é possível afirmar:
 i Concreto extrudado é aquele que tem abatimento classe S 10 (abatimento entre 10 e 50mm).
ii Elementos estruturais esbeltos ou com alta quantidade de armadura tem abatimento variando de 10 a 50mm
iii Concretos bombeáveis são classificados como S 160 (abatimento entre 160 e 200mm)
Estão corretos os itens:
	
	B
	i e iii
Questão 8/10 - Estruturas de Concreto I
Os valores representativos das ações são definidos como:
Os valores característicos das ações permanentes (Fk) são determinados em função da variabilidade de suas intensidades. Os valores característicos das ações variáveis (Fqk) correspondem aos que apresentam probabilidade de 25% a 35% de serem ultrapassados no sentido desfavorável durante um período de 50 anos. Sendo assim, é possível afirmar que:
i Blocos de argamassa: 22 kN/m³ é (Fk)
ii Concreto simples: 24 kN/m³ é (Fk)
iii Ginásios de esportes: 5,0 kN/m² é (Fk)
iv Lojas: 4,0 kN/m² é (Fqk)
Aponte as alternativas corretas:
	
	E
	i, ii e iv
Questão 9/10 - Estruturas de Concreto I
Dentre os fatores que influenciam a tensão e deformação do concreto estão a micro fissuração na interface pasta-agregado; frações volumétricas; relação água/cimento; características dos agregados e velocidade no carregamento de ensaio.
Analise as afirmações a seguir:
i O comportamento diferenciado observado na curva do concreto pode ser atribuído ao surgimento de microfissuras de aderência nas regiões de interface entre os agregados e a pasta de cimento hidratada;
ii No caso de concretos de alta resistência, nos quais a pasta de cimento apresenta uma rigidez extremamente elevada, ou concretos produzidos com agregados leves, cujos módulos são menores, o volume de agregados na mistura não afeta da mesma maneira a relação tensão-deformação do material.
iii A microestrutura do concreto é composta por pelo menos três fases: o agregado, a pasta de cimento hidratada e a zona de transição entre eles. Quando a relação água/cimento é alta, os poros capilares do concreto aumentam, tornando a zona de transição mais porosa e mais suscetível à formação de microfissuras. Isso leva a uma diminuição no módulo de elasticidade do material.
	
	A
	i e ii
	
	B
	Apenas i
	
	C
	ii e iii
	
	D
	i e iii
	
	E
	i, ii e iii
Questão 10/10 - Estruturas de Concreto I
Os estados limites no cálculo das estruturas de concreto referem-se a condições críticas nas quais a estrutura pode sofrer danos ou falhas. Existem dois tipos principais de estados limites considerados: Estados Limites Últimos (ELU) e os Estados Limites de Serviço (ELS).
É corretor afirmar:
i No ELU, os estados limites estão relacionados à capacidade máxima de carga que uma estrutura de concreto pode suportar antes de entrar em colapso ou apresentar danos estruturais significativos.
ii  Os ELS incluem, por exemplo, o colapsopor ruptura de elementos estruturais, como vigas, lajes ou pilares.
iii Os ELS são estados limites que estão relacionados às condições de serviço normais em que a estrutura deve atender a requisitos funcionais e estéticos.
iv Os ELU podem envolver deformações excessivas, vibrações indesejáveis, fissuras perceptíveis ou qualquer outro fator que possa comprometer o desempenho ou a aparência da estrutura.
	
	C
	i e iii

Continue navegando