Buscar

PROVA N2 DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA N2 DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE 
Analise as alternativas abaixo:
I - O Brasil é um país de dimensões continentais com amplas desigualdades regionais e sociais.
II - O Sistema Único de Saúde é um serviço unificado, sendo compreendido pelos postos de Atendimentos (UPAs), que fazem todo o trabalho de atendimento e informação.
III - O Sistema Único de Saúde, criado na Constituição de 88, se destaca mundialmente, em termos de política e avanços na promoção da saúde, mas na prática, os usuários ainda relatam dificuldades no acesso às informações.
Estão corretas somente as afirmativas:
RESPOSTA: I e III, apenas.
No ambiente profissional, comunicar-se bem e entender o que o outro diz, ou está tentando dizer, são fatores de extrema importância para que não haja erros ou mal entendidos.
Para haver comunicação, é preciso que a mensagem transmitida seja entendida por quem a recebe. De acordo com seus conhecimentos sobre as diferentes formas de comunicação, analise as afirmativas abaixo:
I. Ao utilizar os meios de e-mail ou chat, você está utilizando o tipo de comunicação verbal.
II. O ditado popular “o que a boca não fala, o corpo revela” está associado à comunicação não verbal.
III. O tom de voz, ao conversar com alguém ao telefone, pode ser um exemplo de comunicação não verbal.
Após a análise das afirmativas, marque a alternativa correta:
RESPOSTA: Somente a afirmativa II está correta.
O Ministério da Saúde vem aprimorando os mecanismos de comunicação direta com o cidadão para melhorar o atendimento e ampliar a transparência no Sistema Único de Saúde (SUS), como foi o caso das ações do Carta SUS e Ouvidoria da rede Cegonha. Entretanto, outros canais são utilizados para transmitir as informações na área de saúde. Assinale a alternativa que contêm estes canais.
RESPOSTA: Rádios comunitárias, panfletos, internet, jornais diários e revistas.
A competência em comunicação interpessoal – verbal e não-verbal – é uma habilidade fundamental a ser adquirida, a qual possibilita a excelência do cuidar em saúde. Um dos meios de comunicação não-verbal é o toque (tacésica), que tem por finalidade:
RESPOSTA: Demonstrar empatia, segurança e proximidade em relação ao sujeito.
Desde 1988, o Brasil tem estabelecido um sistema de saúde dinâmico e complexo, o SUS (Sistema Único de Saúde), baseado nos princípios da saúde como um direito do cidadão e dever do Estado.
Sobre o SUS, podemos afirmar que:
RESPOSTA: O SUS é responsável por capacitar os profissionais para que esclareçam as informações à população de forma adequada, além de estabelecer os modelos adequados de informação.
O estômago “não vai com a cara” do baço. O intestino brigou com o rim. O esôfago não quer conversar com a vesícula biliar. O pulmão teve uma desavença com o coração. Se os órgãos do corpo humano brigassem entre si, qual seria a chance de sobrevivência?
O trecho acima foi apresentado para indicar a importância da boa harmonia e, principalmente, da boa comunicação entre os diversos setores de qualquer empresa. Na área da saúde, isto não é diferente. Uma boa harmonia na equipe ajuda no bom atendimento ao paciente, além de não comprometer a qualidade da informação que deverá ser transmitida a ele.
O tipo de comunicação que garante este tipo de bom relacionamento em qualquer área é a:
RESPOSTA: Comunicação Interprofissional.
As campanhas de prevenções são uma forma importante de preparar, informar e conscientizar um grupo de pessoas sobre algum problema de saúde.
Todo trabalho de prevenção deve ser preparado com antecedência, e uma das formas de garantir um bom resultado é seguir os elementos baseados nos 7Cs.
Abaixo estão listados alguns destes elementos:
I. Apoio dos gestores.
II. Capacitar os profissionais da saúde para lidar com o público.
III. Criar um ambiente de suporte.
IV. Avaliar de maneira consciente.
Dentre os itens apresentados, fazem parte dos 7Cs:
RESPOSTA: I, III e IV, apenas.
A estratégia de comunicação é fundamental para qualquer área que deseja passar uma mensagem, em saúde não é diferente. O briefing é utilizado para estruturar a melhor estratégia de uma campanha publicitária. Essa técnica surgiu na Segunda Guerra Mundial.
Assinale a alternativa correta a respeito do briefing:
RESPOSTA: É uma ação voltada para obter informações do público alvo e, com base nelas, planejar e agir.
O autocuidado é o ato de cuidar de si próprio, ou seja, aquele momento em que a pessoa se preocupa com a própria saúde e passa a investir em hábitos para uma vida mais saudável. De forma geral, o profissional da saúde que faz a mediação do autocuidado é o enfermeiro.
Vimos ao final da disciplina que o idoso deve ter uma atenção especial, pois há diversas limitações que compromete a ação do autocuidado, assim, mais do que nunca, a ação do profissional é fundamental.
Sobre o autocuidado e a comunicação adequados à terceira idade, é correto afirmar que:
RESPOSTA: Ao falar com uma pessoa da terceira idade devemos ter alguns cuidados, tais como: falar olhando para a pessoa e não infantilizá-la.
A mídia tem a finalidade de levar informações para toda população, por isso, pode ser chamada de meio de comunicação de massa.
Sobre as mídias de massa, podemos afirmar que:
RESPOSTA: Os canais de comunicação de massa podem influenciar o comportamento de diversas pessoas, incluindo os profissionais da saúde e os cientistas.

Outros materiais