Buscar

QUESTIONÁRIO SUSTENTABILIDADE AULA 05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – SUSTENTABILIDADE – AULA 05 
No livro Consumo sustentável, destaca-se que os bens, em todas as culturas, funcionam como manifestação concreta dos valores e da posição social de seus proprietários. Analisando o conceito de consumismo, leia as afirmativas abaixo e defina qual delas mais se encaixa em tal conceito:
 
a) O consumismo é o modo de vida orientado pelo consumo de bens ou serviços calcados na ideia de status que ele pode oferecer (sucesso, felicidade, prazer), atribuído pelos meios de comunicação de massa.
b) O consumismo não envolve a mudança de hábitos e nem a replicação de valores da sociedade.
c) O consumismo mostra algo ligado aos desejos da pessoa, independente da sociedade e do grupo a qual pertence.
d) O consumismo foca produtos locais desprovidos de marcas valorizadas pela sociedade, sem utilizar meios de propaganda de massa e de marketing, favorecendo o consumo mais consciente.
e) A felicidade e a qualidade de vida estão intimamente ligadas a conceitos coletivos e altruístas, sempre se pensando no bem coletivo e na consciência do cidadão.
1
Várias são as estratégias que foram surgindo em função da maior conscientização sobre o nosso papel de consumidor em relação ao meio ambiente. Entre as estratégias que surgiram, o consumo verde:
 
a) mostra-se como aquele que busca a qualidade e o preço, refletindo sobre o processo de produção mais limpo do produto, a partir da escolha de produtos e serviços que poluam menos o ambiente (através de seu ciclo de vida).
b) revela que o consumidor verde não está preocupado em reduzir os problemas ambientais, e sim em demonstrar status de poder comprar produtos mais caros.
c) não possui limitações.
d) mostra que muitas empresas, em função da questão ambiental, passaram a mapear o consumo das populações de menor renda, as quais se apresentam como um nicho de mercado interessante para os produtos verdes.
e) destaca uma preocupação por parte das pessoas, do governo e das empresas de diminuir a desigualdade ao acesso aos bens ambientalmente corretos, abaixando os preços de tais produtos para que as classes mais pobres possam consumi-los.
1
Refletindo sobre o conceito de consumo sustentável, que está além de consumir produtos “verdes”, do tipo de tecnologia existente nos produtos e do comportamento individual de consumo, marque a alternativa correta acerca do conceito de consumo sustentável:
 
 
a) Comprar o que é realmente necessário, estendendo a vida útil do produto o quanto for possível e descartando-o de maneira correta, considerando também o incremento de políticas públicas de inserção de todas as classes sociais em um patamar igualitário de escolha de produtos.
b) O desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações.
c) O modo de vida orientado pelo consumo de bens ou serviços calcados na ideia de status que ele pode oferecer (sucesso, felicidade, prazer), atribuído pelos meios de comunicação de massa.
d) O modelo de produção no qual se desenvolve, fabrica-se e distribui-se um produto para consumo de forma que este se torne obsoleto ou não funcional, em um tempo programado, sem perder a confiança do consumidor na marca, visando forçá-lo a comprar um novo produto.
e) Um modelo de consumo que valoriza o produto ambientalmente correto, não importando a forma como podemos acessá-lo. É um estilo de vida individual.
1
Leia atentamente as afirmativas a seguir e escolha a que descreve CORRETAMENTE as características das relações entre consumo e cidadania.
 
 
a) Consumo e cidadania não podem ser pensados de forma conjunta e inseparável.
b) O exercício da cidadania pode ser desvinculado do consumo.
c) O consumo é uma apropriação coletiva de objetos que nos passam status e satisfação biológica e tem relação direta com a cidadania.
d) O consumo está diretamente regulado pela cidadania e pelo pensamento de comunidade.
e) O consumidor não deve ser crítico, devendo se ater aos desejos individualistas e esquecer-se das pessoas e de suas comunidades.
1
Sobre a politização das relações de consumo, leia atentamente as afirmativas a seguir e escolha a que condiz com seus conceitos e práticas.
 
a) É aquela política que busca ações em todos os locais, visando integrar o máximo de pessoas para que elas entendam as relações de consumo e sejam cidadãs mais conscientes.
b) Uma das respostas políticas para a percepção da exploração e das desigualdades nas relações de consumo deve ser a tentativa de fomentar a exploração, aumentando a proporção do consumo realizado dentro do mercado convencional.
c) A soberania do consumidor deve se ater a sua própria vontade, esquecendo-se das questões políticas, sociais e ambientais que o cercam.
d) O movimento dos consumidores não utiliza estratégias de boicote, cooperativas, rotulagens, entre outras, pois busca identificar, cada vez mais, produtos estilizados e que deem cada vez mais status.
e) O consumidor deve estar consciente de sua posição, se politizar na defesa das forças do mercado e visar produtos com menores preços, independente das consequências ligadas às questões ambientais.

Continue navegando