Buscar

Cabeamento Estruturado A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A internet é um sistema de redes mundial de computadores, todos ligados uns aos outros. Ao se ligar à internet, tem-se acesso à World Wide Web (WWW). A palavra Internet vem de “Inter” que vem de internacional e “net”, que significa rede, ou seja, rede de computadores mundial.
Podemos defini-la como um conjunto descentralizado de redes de comunicação interconectadas, sua base está na família dos protocolos TCP / IP, o que garante que as redes físicas heterogêneas que a compõem formem uma rede lógica única de alcance mundial.
Os meios de acesso direto à Internet são a conexão dial-up, a banda larga (em cabos coaxiais, fibras ópticas ou cabos metálicos), Wi-Fi, satélites e telefones celulares com tecnologia 3G ou 4G.
Existem muitas análises da Internet e de sua estrutura. Por exemplo, foi determinado que tanto a estrutura de rotas IP da Internet quanto as ligações de hipertexto da World Wide Web são exemplos de redes de escala livre.
Para o funcionamento da Internet existem três camadas de protocolos. Na camada de Rede está o Protocolo de Internet (Internet Protocol), que define datagramas ou pacotes que carregam blocos de dados de um nó da rede para outro. Uma boa parte da Internet atual ainda utiliza a IPv4, quarta versão do protocolo, apesar de o IPv6 já estar padronizado.
Na camada de Transporte está o TCP, UDP e ICMP. Esses são protocolos no qual os dados são transmitidos. O TCP é capaz de realizar uma conexão virtual, fornecendo certo grau de garantia na comunicação de dados.
Na camada de Aplicação, estão os protocolos de aplicação, que definem mensagens específicas e formatos digitais comunicados por aplicações. Alguns dos protocolos de aplicação mais usados incluem DNS (informações sobre domínio), POP3 (recebimento de e-mail), IMAP (acesso de e-mail), SMTP (envio de e-mail), HTTP (documentos da WWW) e FTP (transferência de dados). Todos os serviços da Internet fazem uso dos protocolos de aplicação, sendo o correio eletrônico e a World Wide Web os mais conhecidos. A partir desses protocolos é possível criar aplicações como listas de discussão ou blogs.
A International Telecommunication Union (União Internacional de Telecomunicações, em português) foi fundada em 1865, na cidade de Paris, sendo considerada a organização internacional mais velha do mundo. A instituição tem como objetivo estabelecer padrões para ondas de rádio para criar igualdade nas condições de acesso à internet. Porém, na prática ela também atua como uma espécie de pacificadora da internet ou tribunal superior.
Criada no ano de 1992, a Internet Society (ISOC) consiste em uma organização sem fins lucrativos que trabalha para manter a internet livre, transparente e justa. Para tanto, essa associação de profissionais e companhias de tecnologia atua para construir regras que ajudem a web a se manter acessível e organizada, além de planejar melhorias técnicas e desenvolver novas aplicações para a internet.
É o ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) ou Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números, que administra os domínios disseminados na web, servindo como uma espécie de GPS para os internautas e os direcionando para as páginas que desejam. Ou seja, sem esse trabalho a internet seria uma verdadeira e completa bagunça.

Outros materiais