Buscar

Cabeamento Estruturado A3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Na empresa DATANET, existe um sistema estruturado para o serviços de redes de computadores. O prédio da empresa tem apenas um pavimento com 10 salas. Sendo elas 6 reservados para sua área de trabalho, que é o local onde o usuário começa à interagir com o sistema de cabeamento estruturado, é neste local que estão situados seus equipamentos de trabalho, computadores, telefone, impressoras, equipamentos de vídeo conferência e sistemas de controle.
Existe uma recepção onde há um computador conectado a essa estrutura, para acesso ao banco de dados onde ficam guardadas as informações de entrada e saída de pessoas, e informações de acesso ao prédio, 1 aparelho IP para recebimentos de ligações e ligações entre ramais.
Na salas de administração, engloba todos os computadores e telefones das áreas de financeiro e serviços compartilhados. Possuem acesso à internet e disponibilidades de acesso WiFi.
Na sala de TI estão conectado os computadores e telefones dos time de sistemas e infraestrutura. Possuem acesso à internet e disponibilidades de acesso WiFi.
Na sala de Projetos, temos os times de Engenharia, Obras e Suprimentos, conectados com seus respectivos computadores e telefones. Possuem acesso à internet e disponibilidades de acesso WiFi.
Na sala de Vendas, compõe os times de telemarketing e Sac da empresa, conectados com seus computadores, em seu respectivos computadores existem os Ip Phones Virtuais. Não possuem acesso à internet em seu computadores, disponibilidade de acesso WiFi para dispositivos moveis.
Há uma sala de reunião, com equipamentos de videoconferência, com seu computador e telefone conectado à rede, possuí acesso à internet e disponibilidades de acesso WiFi.
No corredor que dá acesso a todas as salas, existe uma impressora conectada à rede, sem acesso à internet, para uso comum a todos.
Para conectar todos os dispositivos destas salas, temos um Shaft, onde se encontram os patches para conexão dos cabeamentos estruturados, e um rack com os Switches, nesses Switches estão conectados as portas do Patch obedecendo um padrão de contagem. Os AP’s para acesso a rede WiFi, são conectados sempre na porta 1 de cada Switches.
A estrutura que conecta as áreas de trabalho da empresa e o Shaft, são denominados cabeamento horizontal, para esse cabeamento foi utilizado cabos UTP’s de Categoria 6, com conectores RJ-45 não blindados.
Depois temos uma sala de equipamentos chamada Data Center, onde temos os equipamentos de borda da nossa rede, Roteadores, Central Telefônica e Servidores que atendem o a infraestrutura e as aplicações da empresa, as conexões entre equipamentos de recepção, transmissão e aplicação, só feitos através de cabos de fibra ótica, para as altas taxas de transferência de dados.
Há uma entrada de facilidades, onde chegam os links de Dados e Voz entregues pelas provedoras, Sistemas de Segurança e a rede corporativa. Os link preferencialmente são entregues por fibra ótica, disponibilizado o link principal pela provedora LINKTEL, com trajeto do cabeamento ótico pela rua X, o link de contingencia pela provedora SULNETTEL, com estrutura de cabeamento ótico entregues pelo subterrâneo da rua y, e um terceiro link da provedora NDOT, entregues por par metálico, a fim de conectar serviços e aplicações que não necessitem de alta taxa no tráfego de internet. O links instalados são dedicados, fazendo parte de um contrato corporativo.

Outros materiais