Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Formativa II

User badge image
patriciabs85

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A área de saúde, na sua busca por resultados mais efetivos através da transversalidade de ações no campo social, mantém ainda uma visão voltada para seu objeto de intervenção específico. Nessa perspectiva, deve considerar que:
É correto o que se afirma em:
I - O que prevalece no campo da saúde coletiva, incluindo aí a definição da própria Organização Mundial da Saúde (OMS), é a ideia de ação intersetorial como articulação de vários setores para alcançar melhores resultados de saúde (melhorar taxas de mortalidade infantil, hipertensão, desnutrição, por exemplo).
II - As dificuldades de fixar médicos na equipe multiprofissional de saúde da família tem sido um desafio em todo o território nacional e não se coloca apenas como um problema de mercado de trabalho.
III - O Programa de Saúde da Família está sendo implementado, via de regra, nas áreas mais centrais não abrangendo locais periféricos, onde a pobreza e suas multicausalidades apresentam sua face mais aguda.
A. Apenas as alternativas I e II estão corretas.
B. Apenas a alternativa I está correta.
C. Apenas a alternativa III está correta.
D. Apenas as alternativas I e III estão corretas.
E. Apenas as alternativas II e III estão corretas.

Analise e marque o item que corresponde à organização do Sistema Único de Assistência Social:
A. Proteção Básica e Especifica, apresentando como categoria central a matricialidade sociofamiliar.
B. Proteção socioassistencial e Serviços de Convivência apresentando como categoria central a divisão dos territórios.
C. Proteção social básica e secundária de média complexidade, e apresenta como categoria central a matricialidade sociofamiliar.
D. Atenção básica e especial, apresentando como categoria central a situação de pobreza dos assistidos.
E. Proteção social básica e a especial (de média e alta complexidade), e apresenta como categorias centrais a matricialidade sociofamiliar e a territorialidade.

Analise as asserções quanto o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a relação proposta entre elas:
Assinale a opção correta:
I - O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) tem como principais pressupostos a territorialidade, a descentralização e a intersetorialidade. Entende-se que o paradigma desse sistema articula a descentralização com a intersetorialidade.
II - O objetivo do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é a proteção social de todos os cidadãos estabelecidos pelos princípios de descentralização territorial, matricialidade familiar pautado na intersetorialidade.
A. A asserção I é verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
B. As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C. A asserção I é falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
D. As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
E. As asserções I e II são proposições falsas.

A inclusão da previdência, da saúde e da assistência como integrantes da Seguridade Social introduziu a noção de direitos sociais universais como parte da condição de cidadania, antes restrita apenas aos beneficiários da Previdência Social. A incorporação da noção de seguridade no Brasil implicou em um redimensionamento significativo das três políticas que a integram. Nessa perspectiva, deve-se considerar:
É CORRETO o que se afirma em:
I - Em relação à saúde, o reconhecimento de que 'a saúde é direito de todos e um dever do Estado' marcou uma mudança significativa com o modelo securitário representado pela medicina previdenciária, ampliando, assim, a própria concepção de direito à saúde.
II - Na assistência social, é preciso reconhecer que, pela segunda vez, esta não adquiriu o estatuto de política pública, entendida como área de intervenção do Estado e nem abriu possibilidades de rompimento com o legado assistencialista.
III - No caso da Previdência Social, na qual se mantém a lógica contributiva que requer uma base atuarial para garantir sua sustentabilidade, verificou-se o afrouxamento do vínculo contributivo como princípio estruturante do sistema, legitimando programas de transferência de renda do porte da aposentadoria rural.
A. Apenas a alternativa I está correta.
B. Apenas as alternativas I e III estão corretas.
C. Apenas as alternativas I e II estão corretas.
D. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
E. Apenas a alternativa III está correta.

Como resultado do movimento de redemocratização do país, a Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 2002), ao menos do ponto de vista normativo, ultrapassa a perspectiva de seguro social e inaugura a concepção de seguridade social. Esta é entendida como 'um conjunto _________ de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à _______, à __________ e à assistência social' (BRASIL, 2002, art. 194)
Assinale a alternativa que completa, corretamente, as lacunas.
A. social - previdência - saúde.
B. integrado - saúde - previdência.
C. concentrado - ação social - previdência.
D. centralizado - saúde - educação.
E. integrado - habitação - previdência.

De acordo com a análise de Rocha (2014) sobre as tendências das formas de intervenção do Estado no campo das políticas sociais, e em especial da política de assistência social na atualidade, aponta alguns desafios para elucidar a forma como o pensamento conservador é reatualizado. Analise os itens abaixo acerca desses desafios expostos por Rocha (2014):
É correto o que se afirma em:
I- O abandono do debate da universalização no campo da proteção social, assume a focalização o papel fundamental, ganhando também notoriedade a política gerencial na aplicação dos parcos recursos de forma eficiente.
II- A luta por investimentos e acesso à riqueza socialmente produzida incorpora-se a ideia da política de assistencial social ter apenas um papel residual, compensatório e dirigido somente a uma parcela da população incapaz de se sustentar por si própria.
III- A luta por investimentos as famílias mais ricas, onde é um dos desafios da política de assistência social.
A. As alternativas I e II estão corretas.
B. Apenas a alternativa I está correta.
C. As alternativas II e III estão corretas.
D. As alternativas I, II e III estão corretas.
E. Apenas a alternativa III está correta.

O debate sobre a assistência social tem sido referido como contraponto ao trabalho, o qual, mesmo em condições adversas, tem sido considerado campo do reconhecimento social em contraponto com a política social e o benefício assistencial. Considerando as afirmacoes apresentadas no texto, avalie as afirmativas a seguir:
É correto o que se afirma em
I - Nesse debate é necessário reafirmar a centralidade do trabalho e seu valor para a constituição de ser social.
II - Transformar o trabalho em mercadoria e super explorá-lo é uma realidade da sociedade capitalista, principalmente no quadrante da América Latina.
III - O campo da proteção social ao se referir ao trabalho protegido associa-se ao seguro social, e ao dirigir-se àqueles que não estão contemplados nessa relação pode criar mecanismos de reiteração de subalternidade.
A. Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
B. Apenas a alternativa I está correta.
C. Apenas a alternativa III está correta.
D. Apenas as alternativas I e II estão corretas.
E. Apenas as alternativas II e III estão corretas.

São proteções afiançadas pela Política Nacional de Assistência Social (BRASIL, 2004):
A. Proteção social especial, proteção social complexa e proteção institucional.
B. Proteção social básica de média e alta complexidade e proteção institucional.
C. Proteção social básica, proteção social complexa e proteção institucional.
D. Proteção social básica de média e alta complexidade e proteção social especial.
E. Proteção social básica, proteção social especial de média e de alta complexidade.

No ano de 2004, o Ministério de Desenvolvimento Social tornou pública a versão final da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), onde se destaca a criação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com seus princípios e diretrizes. A alternativa que apresenta corretamente um princípio da PNAS é:
A. Centralidade dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público.
B. Centralidade na família para concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos.
C. Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas.
D. Participação da população em todos os níveis.
E. Centralização político-administrativa, cabendo a coordenação e as normas gerais cada esfera do governo, bem como as entidades beneficentes respeitando-se as diferenças e as características socioterritoriais locais.

Sobre o pensamento de Iamamoto (2007) acerca da atuação do Serviço Social com famílias, analise as asserções e a relação proposta entre elas:
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I - Para trabalhar como assistente social é necessário um repertório teórico crítico, consistente e sem desafios impostos ao Serviço Social no campo das políticas sociais, pois a categoria capacita para lidar com a barbárie e com a realidade.
II - É preciso escapar do pragmatismo, da empiria que tem alimentado as análises apressadas que são realizadas no campo da assistência social. Fugir das armadilhas que apontam esse campo como do adestramento da população usuária, construindo modelos ideais de famílias, de serviços, de territórios, sem considerar as condições de vida, de luta e de resistência dessa população.
A. As duas afirmativas são falsas.
B. As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica da primeira.
C. A primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.
D. A primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira.
E. As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A área de saúde, na sua busca por resultados mais efetivos através da transversalidade de ações no campo social, mantém ainda uma visão voltada para seu objeto de intervenção específico. Nessa perspectiva, deve considerar que:
É correto o que se afirma em:
I - O que prevalece no campo da saúde coletiva, incluindo aí a definição da própria Organização Mundial da Saúde (OMS), é a ideia de ação intersetorial como articulação de vários setores para alcançar melhores resultados de saúde (melhorar taxas de mortalidade infantil, hipertensão, desnutrição, por exemplo).
II - As dificuldades de fixar médicos na equipe multiprofissional de saúde da família tem sido um desafio em todo o território nacional e não se coloca apenas como um problema de mercado de trabalho.
III - O Programa de Saúde da Família está sendo implementado, via de regra, nas áreas mais centrais não abrangendo locais periféricos, onde a pobreza e suas multicausalidades apresentam sua face mais aguda.
A. Apenas as alternativas I e II estão corretas.
B. Apenas a alternativa I está correta.
C. Apenas a alternativa III está correta.
D. Apenas as alternativas I e III estão corretas.
E. Apenas as alternativas II e III estão corretas.

Analise e marque o item que corresponde à organização do Sistema Único de Assistência Social:
A. Proteção Básica e Especifica, apresentando como categoria central a matricialidade sociofamiliar.
B. Proteção socioassistencial e Serviços de Convivência apresentando como categoria central a divisão dos territórios.
C. Proteção social básica e secundária de média complexidade, e apresenta como categoria central a matricialidade sociofamiliar.
D. Atenção básica e especial, apresentando como categoria central a situação de pobreza dos assistidos.
E. Proteção social básica e a especial (de média e alta complexidade), e apresenta como categorias centrais a matricialidade sociofamiliar e a territorialidade.

Analise as asserções quanto o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a relação proposta entre elas:
Assinale a opção correta:
I - O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) tem como principais pressupostos a territorialidade, a descentralização e a intersetorialidade. Entende-se que o paradigma desse sistema articula a descentralização com a intersetorialidade.
II - O objetivo do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é a proteção social de todos os cidadãos estabelecidos pelos princípios de descentralização territorial, matricialidade familiar pautado na intersetorialidade.
A. A asserção I é verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
B. As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C. A asserção I é falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
D. As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
E. As asserções I e II são proposições falsas.

A inclusão da previdência, da saúde e da assistência como integrantes da Seguridade Social introduziu a noção de direitos sociais universais como parte da condição de cidadania, antes restrita apenas aos beneficiários da Previdência Social. A incorporação da noção de seguridade no Brasil implicou em um redimensionamento significativo das três políticas que a integram. Nessa perspectiva, deve-se considerar:
É CORRETO o que se afirma em:
I - Em relação à saúde, o reconhecimento de que 'a saúde é direito de todos e um dever do Estado' marcou uma mudança significativa com o modelo securitário representado pela medicina previdenciária, ampliando, assim, a própria concepção de direito à saúde.
II - Na assistência social, é preciso reconhecer que, pela segunda vez, esta não adquiriu o estatuto de política pública, entendida como área de intervenção do Estado e nem abriu possibilidades de rompimento com o legado assistencialista.
III - No caso da Previdência Social, na qual se mantém a lógica contributiva que requer uma base atuarial para garantir sua sustentabilidade, verificou-se o afrouxamento do vínculo contributivo como princípio estruturante do sistema, legitimando programas de transferência de renda do porte da aposentadoria rural.
A. Apenas a alternativa I está correta.
B. Apenas as alternativas I e III estão corretas.
C. Apenas as alternativas I e II estão corretas.
D. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
E. Apenas a alternativa III está correta.

Como resultado do movimento de redemocratização do país, a Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 2002), ao menos do ponto de vista normativo, ultrapassa a perspectiva de seguro social e inaugura a concepção de seguridade social. Esta é entendida como 'um conjunto _________ de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à _______, à __________ e à assistência social' (BRASIL, 2002, art. 194)
Assinale a alternativa que completa, corretamente, as lacunas.
A. social - previdência - saúde.
B. integrado - saúde - previdência.
C. concentrado - ação social - previdência.
D. centralizado - saúde - educação.
E. integrado - habitação - previdência.

De acordo com a análise de Rocha (2014) sobre as tendências das formas de intervenção do Estado no campo das políticas sociais, e em especial da política de assistência social na atualidade, aponta alguns desafios para elucidar a forma como o pensamento conservador é reatualizado. Analise os itens abaixo acerca desses desafios expostos por Rocha (2014):
É correto o que se afirma em:
I- O abandono do debate da universalização no campo da proteção social, assume a focalização o papel fundamental, ganhando também notoriedade a política gerencial na aplicação dos parcos recursos de forma eficiente.
II- A luta por investimentos e acesso à riqueza socialmente produzida incorpora-se a ideia da política de assistencial social ter apenas um papel residual, compensatório e dirigido somente a uma parcela da população incapaz de se sustentar por si própria.
III- A luta por investimentos as famílias mais ricas, onde é um dos desafios da política de assistência social.
A. As alternativas I e II estão corretas.
B. Apenas a alternativa I está correta.
C. As alternativas II e III estão corretas.
D. As alternativas I, II e III estão corretas.
E. Apenas a alternativa III está correta.

O debate sobre a assistência social tem sido referido como contraponto ao trabalho, o qual, mesmo em condições adversas, tem sido considerado campo do reconhecimento social em contraponto com a política social e o benefício assistencial. Considerando as afirmacoes apresentadas no texto, avalie as afirmativas a seguir:
É correto o que se afirma em
I - Nesse debate é necessário reafirmar a centralidade do trabalho e seu valor para a constituição de ser social.
II - Transformar o trabalho em mercadoria e super explorá-lo é uma realidade da sociedade capitalista, principalmente no quadrante da América Latina.
III - O campo da proteção social ao se referir ao trabalho protegido associa-se ao seguro social, e ao dirigir-se àqueles que não estão contemplados nessa relação pode criar mecanismos de reiteração de subalternidade.
A. Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
B. Apenas a alternativa I está correta.
C. Apenas a alternativa III está correta.
D. Apenas as alternativas I e II estão corretas.
E. Apenas as alternativas II e III estão corretas.

São proteções afiançadas pela Política Nacional de Assistência Social (BRASIL, 2004):
A. Proteção social especial, proteção social complexa e proteção institucional.
B. Proteção social básica de média e alta complexidade e proteção institucional.
C. Proteção social básica, proteção social complexa e proteção institucional.
D. Proteção social básica de média e alta complexidade e proteção social especial.
E. Proteção social básica, proteção social especial de média e de alta complexidade.

No ano de 2004, o Ministério de Desenvolvimento Social tornou pública a versão final da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), onde se destaca a criação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com seus princípios e diretrizes. A alternativa que apresenta corretamente um princípio da PNAS é:
A. Centralidade dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público.
B. Centralidade na família para concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos.
C. Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas.
D. Participação da população em todos os níveis.
E. Centralização político-administrativa, cabendo a coordenação e as normas gerais cada esfera do governo, bem como as entidades beneficentes respeitando-se as diferenças e as características socioterritoriais locais.

Sobre o pensamento de Iamamoto (2007) acerca da atuação do Serviço Social com famílias, analise as asserções e a relação proposta entre elas:
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I - Para trabalhar como assistente social é necessário um repertório teórico crítico, consistente e sem desafios impostos ao Serviço Social no campo das políticas sociais, pois a categoria capacita para lidar com a barbárie e com a realidade.
II - É preciso escapar do pragmatismo, da empiria que tem alimentado as análises apressadas que são realizadas no campo da assistência social. Fugir das armadilhas que apontam esse campo como do adestramento da população usuária, construindo modelos ideais de famílias, de serviços, de territórios, sem considerar as condições de vida, de luta e de resistência dessa população.
A. As duas afirmativas são falsas.
B. As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica da primeira.
C. A primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.
D. A primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira.
E. As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

Prévia do material em texto

Avaliação Formativa II 
Iniciado em Friday, 1 Jan 2021, 13:46 
Estado Finalizada 
Concluída em Friday, 1 Jan 2021, 14:40 
Tempo empregado 54 minutos 12 segundos 
Avaliar 8,00 de um máximo de 10,00(80%) 
Questão 1 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
A área de saúde, na sua busca por resultados mais efetivos através da transversalidade 
de ações no campo social, mantém ainda uma visão voltada para seu objeto de 
intervenção específico. Nessa perspectiva, deve considerar que: 
 
I - O que prevalece no campo da saúde coletiva, incluindo aí a definição da própria 
Organização Mundial da Saúde (OMS), é a ideia de ação intersetorial como articulação 
de vários setores para alcançar melhores resultados de saúde (melhorar taxas de 
mortalidade infantil, hipertensão, desnutrição, por exemplo). 
 
II - As dificuldades de fixar médicos na equipe multiprofissional de saúde da família 
tem sido um desafio em todo o território nacional e não se coloca apenas como um 
problema de mercado de trabalho. 
 
 
 
III - O Programa de Saúde da Família está sendo implementado, via de regra, nas áreas 
mais centrais não abrangendo locais periféricos, onde a pobreza e suas 
multicausalidades apresentam sua face mais aguda. 
 
É correto o que se afirma em: 
Escolha uma opção: 
 
A. 
Apenas as alternativas I e II estão corretas. 
 
B. 
Apenas a alternativa I está correta. 
 
C. 
Apenas a alternativa III está correta. 
 
D. 
Apenas as alternativas I e III estão corretas. 
 
E. 
Apenas as alternativas II e III estão corretas. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão 3 - DIREITO E LEGISLAÇÃO SOCIAL 
 
A resposta correta é: Apenas as alternativas I e II estão corretas. 
Questão 2 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
Analise e marque o item que corresponde à organização do Sistema Único de 
Assistência Social: 
Escolha uma opção: 
 
A. 
Proteção Básica e Especifica, apresentando como categoria central a matricialidade 
sociofamiliar. 
 
B. 
Proteção socioassistencial e Serviços de Convivência apresentando como categoria 
central a divisão dos territórios. 
 
C. 
Proteção social básica e secundária de média complexidade, e apresenta como categoria 
central a matricialidade sociofamiliar. 
 
D. 
Atenção básica e especial, apresentando como categoria central a situação de pobreza 
dos assistidos. 
 
E. 
Proteção social básica e a especial (de média e alta complexidade), e apresenta como 
categorias centrais a matricialidade sociofamiliar e a territorialidade. 
Feedback 
Sua resposta está incorreta. 
Questão 7 - DIREITO E LEGISLAÇÃO SOCIAL 
 
A resposta correta é: Proteção social básica e a especial (de média e alta complexidade), 
e apresenta como categorias centrais a matricialidade sociofamiliar e a territorialidade. 
Questão 3 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
Analise as asserções quanto o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a relação 
proposta entre elas: 
 
 
 
I - O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) tem como principais pressupostos a 
territorialidade, a descentralização e a intersetorialidade. Entende-se que o paradigma 
desse sistema articula a descentralização com a intersetorialidade. 
 
PORQUE 
 
 
 
II - O objetivo do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é a proteção social de 
todos os cidadãos estabelecidos pelos princípios de descentralização territorial, 
matricialidade familiar pautado na intersetorialidade. 
 
Assinale a opção correta: 
Escolha uma opção: 
 
A. 
A asserção I é verdadeira, mas a II é uma proposição falsa. 
 
B. 
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
 
C. 
A asserção I é falsa, mas a II é uma proposição verdadeira. 
 
D. 
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
 
E. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão 4 - DIREITO E LEGISLAÇÃO SOCIAL 
 
A resposta correta é: A asserção I é verdadeira, mas a II é uma proposição falsa. 
Questão 4 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
A inclusão da previdência, da saúde e da assistência como integrantes da Seguridade 
Social introduziu a noção de direitos sociais universais como parte da condição de 
cidadania, antes restrita apenas aos beneficiários da Previdência Social. A incorporação 
da noção de seguridade no Brasil implicou em um redimensionamento significativo das 
três políticas que a integram. Nessa perspectiva, deve-se considerar: 
 
I - Em relação à saúde, o reconhecimento de que "a saúde é direito de todos e um dever 
do Estado" marcou uma mudança significativa com o modelo securitário representado 
pela medicina previdenciária, ampliando, assim, a própria concepção de direito à saúde. 
II - Na assistência social, é preciso reconhecer que, pela segunda vez, esta não adquiriu 
o estatuto de política pública, entendida como área de intervenção do Estado e nem 
abriu possibilidades de rompimento com o legado assistencialista. 
 
 
III - No caso da Previdência Social, na qual se mantém a lógica contributiva que requer 
uma base atuarial para garantir sua sustentabilidade, verificou-se o afrouxamento do 
vínculo contributivo como princípio estruturante do sistema, legitimando programas de 
transferência de renda do porte da aposentadoria rural. 
 
É CORRETO o que se afirma em: 
Escolha uma opção: 
 
A. 
Apenas a alternativa I está correta. 
 
B. 
Apenas as alternativas I e III estão corretas. 
 
C. 
Apenas as alternativas I eII estão corretas. 
 
D. 
Apenas as alternativas II e III estão corretas. 
 
E. 
Apenas a alternativa III está correta. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão 2 - DIREITO E LEGISLAÇÃO SOCIAL 
 
A resposta correta é: Apenas as alternativas I e III estão corretas. 
Questão 5 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
Como resultado do movimento de redemocratização do país, a Constituição Federal de 
1988 (BRASIL, 2002), ao menos do ponto de vista normativo, ultrapassa a perspectiva 
de seguro social e inaugura a concepção de seguridade social. Esta é entendida como 
"um conjunto _________ de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, 
destinadas a assegurar os direitos relativos à _______, à __________ e à assistência 
social" (BRASIL, 2002, art. 194) 
 
Assinale a alternativa que completa, corretamente, as lacunas. 
Escolha uma opção: 
 
A. 
social - previdência -saúde. 
 
B. 
integrado - saúde - previdência. 
 
C. 
concentrado - ação social - previdência. 
 
D. 
centralizado - saúde - educação. 
 
E. 
integrado - habitação - previdência. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão 01 - DIREITO E LEGISLAÇÃO SOCIAL 
 
A resposta correta é: integrado - saúde - previdência. 
Questão 6 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
De acordo com a análise de Rocha (2014) sobre as tendências das formas de intervenção 
do Estado no campo das políticas sociais, e em especial da política de assistência social 
na atualidade, aponta alguns desafios para elucidar a forma como o pensamento 
conservador é reatualizado. Analise os itens abaixo acerca desses desafios expostos por 
Rocha (2014): 
 
 
 
I- O abandono do debate da universalização no campo da proteção social, assume a 
focalização o papel fundamental, ganhando também notoriedade a política gerencial na 
aplicação dos parcos recursos de forma eficiente. 
 
 
 
II- A luta por investimentos e acesso à riqueza socialmente produzida incorpora-se a 
ideia da política de assistencial social ter apenas um papel residual, compensatório e 
dirigido somente a uma parcela da população incapaz de se sustentar por si própria. 
 
 
 
III- A luta por investimentos as famílias mais ricas, onde é um dos desafios da políticade assistência social. 
 
É correto o que se afirma em: 
Escolha uma opção: 
 
A. 
As alternativas I e II estão corretas. 
 
B. 
Apenas a alternativa I está correta. 
 
C. 
As alternativas II e III estão corretas. 
 
D. 
As alternativas I, II e III estão corretas. 
 
E. 
Apenas a alternativa III está correta. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão 9 - DIREITO E LEGISLAÇÃO SOCIAL 
 
A resposta correta é: As alternativas I e II estão corretas. 
Questão 7 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
O debate sobre a assistência social tem sido referido como contraponto ao trabalho, o 
qual, mesmo em condições adversas, tem sido considerado campo do reconhecimento 
social em contraponto com a política social e o benefício assistencial. Considerando as 
afirmações apresentadas no texto, avalie as afirmativas a seguir: 
 
 
 
I - Nesse debate é necessário reafirmar a centralidade do trabalho e seu valor para a 
constituição de ser social. 
 
 
 
II - Transformar o trabalho em mercadoria e super explorá-lo é uma realidade da 
sociedade capitalista, principalmente no quadrante da América Latina. 
 
 
 
III - O campo da proteção social ao se referir ao trabalho protegido associa-se ao seguro 
social, e ao dirigir-se àqueles que não estão contemplados nessa relação pode criar 
mecanismos de reiteração de subalternidade. 
 
É correto o que se afirma em 
Escolha uma opção: 
 
A. 
Apenas as alternativas I, II e III estão corretas. 
 
B. 
Apenas a alternativa I está correta. 
 
C. 
Apenas a alternativa III está correta. 
 
D. 
Apenas as alternativas I e II estão corretas. 
 
E. 
Apenas as alternativas II e III estão corretas. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão 10 - DIREITO E LEGISLAÇÃO SOCIAL 
 
A resposta correta é: Apenas as alternativas I, II e III estão corretas. 
Questão 8 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
São proteções afiançadas pela Política Nacional de Assistência Social (BRASIL, 2004): 
Escolha uma opção: 
 
A. 
Proteção social especial, proteção social complexa e proteção institucional. 
 
B. 
Proteção social básica de média e alta complexidade e proteção institucional. 
 
C. 
Proteção social básica, proteção social complexa e proteção institucional. 
 
D. 
Proteção social básica de média e alta complexidade e proteção social especial. 
 
E. 
Proteção social básica, proteção social especial de média e de alta complexidade. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão 6 - DIREITO E LEGISLAÇÃO SOCIAL 
 
A resposta correta é: Proteção social básica, proteção social especial de média e de alta 
complexidade. 
Questão 9 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
No ano de 2004, o Ministério de Desenvolvimento Social tornou pública a versão final 
da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), onde se destaca a criação do 
Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com seus princípios e diretrizes. A 
alternativa que apresenta corretamente um princípio da PNAS é: 
Escolha uma opção: 
A. Centralidade dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem 
como dos recursos oferecidos pelo Poder Público. 
 
B. 
Centralidade na família para concepção e implementação dos benefícios, serviços, 
programas e projetos. 
 
C. 
Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial 
alcançável pelas demais políticas públicas. 
 
D. 
Participação da população em todos os níveis. 
 
E. 
Centralização político-administrativa, cabendo a coordenação e as normas gerais cada 
esfera do governo, bem como as entidades beneficentes respeitando-se as diferenças e 
as características socioterritoriais locais. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão 5 - DIREITO E LEGISLAÇÃO SOCIAL 
 
A resposta correta é: Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário 
da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas. 
Questão 10 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
Sobre o pensamento de Iamamoto (2007) acerca da atuação do Serviço Social com 
famílias, analise as asserções e a relação proposta entre elas: 
 
 
 
I - Para trabalhar como assistente social é necessário um repertório teórico crítico, 
consistente e sem desafios impostos ao Serviço Social no campo das políticas sociais, 
pois a categoria capacita para lidar com a barbárie e com a realidade. 
 
PORQUE 
 
 
 
II - É preciso escapar do pragmatismo, da empiria que tem alimentado as análises 
apressadas que são realizadas no campo da assistência social. Fugir das armadilhas que 
apontam esse campo como do adestramento da população usuária, construindo modelos 
ideais de famílias, de serviços, de territórios, sem considerar as condições de vida, de 
luta e de resistência dessa população. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 
Escolha uma opção: 
 
A. 
As duas afirmativas são falsas. 
 
B. 
As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica da primeira. 
 
C. 
A primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa. 
 
D. 
A primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira. 
 
E. 
As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. 
Feedback 
Sua resposta está incorreta. 
Questão 8 - DIREITO E LEGISLAÇÃO SOCIAL 
 
A resposta correta é: A primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina