Buscar

Fundações - AT - SG

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundações - AT - SG
Data: 04/01/2024 
Aluno(a): 
Atividade Prática
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade contém uma ou mais questões totalizando 10 (dez) pontos;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar salve o arquivo no formato PDF ou DOC;
· Envie o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas, consulte o seu Tutor.
A diversidade dos solos e a enorme diferença de comportamento apresentada pelos diversos solos perante as solicitações de interesse na engenharia levaram a que eles fossem naturalmente agrupados em conjuntos distintos, para os quais algumas propriedades podem ser atribuídas.
Você é engenheiro e deseja realizar uma obra de edificação multifamiliar de 25 andares situada em uma região com praias. Deve-se levar em consideração que a escolha sobre qual fundação realizar está condicionada à análise do sistema: carga + nível do lençol freático + composição e resistência do solo onde a edificação será construída. Para isso, além do projeto estrutural, é imprescindível a realização de uma investigação geotécnica para analisar a composição do subsolo no terreno. Nesse terreno, sabe-se que as primeiras camadas de solo são mais rijas.
Com isso, avalie as principais fundações que possam ser utilizadas nesse tipo de terreno e descreva as etapas do método de execução para as fundações da edificação em questão e quais as possíveis patologias que podem ocorrer caso não se efetue uma devida prospecção.
Principais tipos de fundações a serem consideradas:
As principais fundações que podem ser utilizadas em terrenos com camadas de solo rijas são as fundações profundas, que alcançam camadas mais resistentes do solo. Segue exemplos abaixo:
· Estaca Raiz: a perfuração pode ser vertical ou inclinada e executada com equipamentos mecânicos chamados de perfuratrizes, a armadura é fixada no interior do furo, a argamassa é injetada no interior do furo, preenchendo-o completamente, os tubos metálicos são retirados do interior do furo.
· Estaca Hélice Contínua: a execução ocorre mediante a introdução e rotação de um trado helicoidal. A perfuração é feita com o trado até a profundidade necessária, e a retirada do solo ocorre simultaneamente à perfuração. Em seguida, é feita a injeção do concreto pela haste central do trado, mantendo-se pressão positiva até o final da concretagem. Após a concretagem, é realizada imediatamente a instalação da armadura.
· Estaca Franki: a execução do processo da estaca tipo Franki consiste em cravar no terreno um tubo com a ponta fechada por uma “bucha” de brita e areia ou concreto magro, socada por um pilão de queda livre, que arrasta o tubo por atrito, obtendo-se ao final da cravação uma forma absolutamente estanque, formando no final o bulbo de sabe alargada. A armadura é inserida e o concreto vai sendo adicionado e compactado à medida que o tubo vai sendo retirado.
Principais possíveis patologias:
Caso não seja realizada uma investigação geotécnica adequada, podem ocorrer patologias como recalques diferenciais, trincas, deformações excessivas, deslocamentos horizontais, rupturas, podendo causar desde danos estéticos no prédio, até problemas sérios na supraestrutura.

Continue navegando

Outros materiais