Buscar

Avaliação - Controle e Aprendizagem Motora UniBF

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação - Anatomia Básica – UniBF
01 - O corpo humano está em constante estudo (isso faz parte da ciência), de modo que o progresso da biomecânica estuda suas funções, reações e ações, e vem agregando, nos últimos séculos, múltiplas divisões didáticas. Assim, ao longo do tempo, foi criada uma série de questões específicas para determinadas áreas. Dessa forma, identifique as principais divisões biomecânicas.
Resposta: Biomecânica músculo-esquelética e biomecânica clínica e de reabilitação.
02 - A inervação sensorial e motora da face é fornecida por dois nervos principais, o nervo trigêmeo e o nervo facial, assinale a alternativa correta acerca desses nervos:
Resposta: o ramo oftálmico é exclusivamente sensitivo.
03 - O membro inferior apresenta articulações para a realização de movimentos. Essas articulações podem ser chamadas de sinoviais ou diartroses, as quais apresentam diversos tipos de movimentos. A partir disso, as diartroses são divididas em seis tipos no corpo. Identifique duas dessas articulações correspondentes.
Resposta: A articulação esferoide e a articulação dobradiça realizam movimentos de flexão e extensão. 
04 -"O Sistema Linfático é um sistema vascular isolado e que tem relação com a conservação de proteínas plasmáticas, com defesa contra micro-organismos patogênicos e com absorção de lipídeos". Assinale a alternativa que indica os componentes deste sistema:
Resposta: capilares linfáticos, vasos linfáticos, ductos linfáticos e linfonodos.
05 - Estruturalmente, os pelos são formados por cutícula, córtex e medula (ausente em pelos mais finos). Sobre o córtex, assinale a alternativa correta.
Resposta: Sua composição é majoriamente queratina e melanina.
 
06 - Assinale a opção correta sobre a pseudofoliculite, que é uma inflamação de pele não infeccionada. 
Resposta: É comum se manifestar na barba e no pescoço de homens e na região genital de ambos os sexos.
07 - Cada região do corpo humano apresenta articulações e é por meio delas que são realizados os tipos de movimento. Os membros do corpo são classificados em estruturas, sendo uma destas as articulações, que são divididas em três tipos: fibrosas, cartilagíneas e sinoviais. Identifique a questão que apresenta as suas respectivas características.
Resposta: As sinoviais apresentam cavidade articular e os ossos são unidos por tecido conectivo e por ligamentos.
08 - Os pés, apesar de serem membros do corpo consideravelmente pequenos, apresentam muitas estruturas. Dentro dessas estruturas, estão os músculos, os ossos e as articulações com suas divisões. Ainda assim, o pé pode ser dividido por segmentos. Portanto, identifique a questão que corresponde a esses segmentos e os ossos que o compõem.
Resposta:O mediopé é composto por cuboide, três cuneiformes e navicular.
09 - Certas vezes, em situações em que estamos doentes, é perceptível um pequeno inchaço na região do pescoço. Isso é consequência de:
Resposta: um inchaço nos gânglios linfáticos.
11 - Se seu cliente apresentar pele seborreica, ou seja, com produção aumentada de sebo, você deverá, antes do procedimento de epilação com cera aquecida:
Resposta: Deslipidizar a pele com solução hidroalcoólica e, se necessário, talco.
12 - Julgue como verdadeiro ou falso as afirmações a seguir sobre o nervo trigêmeo:
( ) Os axônios do nervo mandibular pertencem a neurônios sensitivos alojados no tronco encefálico, enquanto a porção motora do trigêmeo está localizada no interior do gânglio trigeminal.
( ) A divisão maxilar emerge do crânio pelo forame redondo e se encaminha em direção à maxila.
( ) O ramo mandibular é um nervo misto com duas raízes: uma grande sensitiva e uma raiz motora, menor, responsável por toda a inervação motora do trigêmeo.
( ) A raiz sensitiva da divisão mandibular é responsável pela inervação das seguintes estruturas: mucosa bucal, a pele da bochecha e da região pré-auricular e couro cabeludo temporal; inervação sensorial aos dois terços anteriores da língua.
Resultado: F,V,V,V.
13 - A partir do arco da aorta, seguem os ramos para a cabeça e o pescoço, então, a artéria carótida comum irá se dividir em dois ramos. O nome se dá dessa forma porque ela irá suprir sangue tanto para a carótida externa quanto para a carótida interna, que são os seus dois ramos. Dessa forma, a carótida interna recebe essa denominação porque sua direção é para:
Resposta: O interior do neurocrânio.
14 - A unidade pilossebácea é composta pelo folículo piloso, pela glândula sebácea e pelo músculo eretor do pelo. Sobre o folículo piloso, assinale a alternativa correta.
Resposta: É nutrido por capilares sanguíneos, por meio da papila dérmica.
15 - A linfa é:
Resposta: um fluido viscoso com constituição semelhante ao sangue, exceto por não conter hemácias.
16 - No trajeto dos vasos linfáticos, existem estruturas ovoides que apresentam como função filtrar as substâncias nocivas. Essas estruturas são chamadas de:
Resposta: 
17 - Qual artéria está corretamente relacionada com a descrição a seguir?
"Esta artéria é o mais inferior dos ramos da artéria carótida externa, emerge próximo à origem do vaso, logo abaixo do corno maior do osso hióide; faz parte do suprimento sanguíneo dos músculos infra-hióideos e ECOM, além de uma das vísceras cervicais."
Resposta: Artéria tireóidea superior.
18 - É função dos vasos linfáticos:
Resposta: drenar e transportar a linfa.
19 - A artéria facial conta com várias ramificações para irrigar grande parte da face e apresenta, anteriormente, um trajeto colateral, se apresentando acima da artéria lingual, posterior ao ângulo da mandíbula. Essa artéria, em seu percurso, tem ramificações, das quais pode-se citar:
Reposta: Artéria angular.
20 - Qual artéria desprende-se da parte posterior da artéria carótida externa ao nível da origem da artéria facial e termina nos planos superficiais para irrigar o couro cabeludo?
Resposta: Artéria occipital.
21 - O corpo humano está em constante estudo (isso faz parte da ciência), de modo que o progresso da biomecânica estuda suas funções, reações e ações, e vem agregando, nos últimos séculos, múltiplas divisões didáticas. Assim, ao longo do tempo, foi criada uma série de questões específicas para determinadas áreas. Dessa forma, identifique as principais divisões biomecânicas. 
Resposta: Biomecânica músculo-esquelética e biomecânica clínica e de reabilitação.
22 - Analise as afirmativas acerca do nervo glossofaríngeo e marque a alternativa correta:
Resposta: o nervo glossofaríngeo fornece inervação sensorial ao terço posterior da língua, das tonsilas e da mucosa da faringe.
23 - A inervação sensorial e motora da face é fornecida por dois nervos principais, o nervo trigêmeo e o nervo facial, assinale a alternativa correta acerca desses nervos:
Resposta: o ramo oftálmico é exclusivamente sensitivo.
24 - Sobre a foliculite, inflamação dos folículos pilosos, assinale a alternativa correta.
Resposta: A fotoepilação é uma alternativa para evitar novos episódios dessa infecção. 
25 - Em um procedimento realizado, em consultório, com preenchimento para aumento da região do queixo, qual é a artéria envolvida que deve-se ter atenção e evitar possíveis danos?
Resposta: Artéria submentoniana.
26 - Os locais de entrada e saída do nervo facial, na base do crânio, correspondem, respectivamente, a:
Resposta: meato acústico interno, forame estilomastóide.
27 - Qual é o ramo do nervo facial responsável pela sensibilidade gustativa dos 2/3 anteriores da língua?
Resposta: nervo corda do tímpano.

Outros materiais