Buscar

Eletrônica Industrial Princípios Básicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Eletrônica Industrial – Princípios Básicos
Data: .
Aluno (a): 
Avaliação Pratica 
	
Questão 1 – Para que servem os inversores? Desenhe o seu esquemático.
Os inversores são dispositivos eletrônicos utilizados para converter corrente contínua em corrente alternada. Eles são amplamente utilizados em sistemas de energia solar, sistemas de alimentação ininterrupta (UPS), motores elétricos, entre outros
Questão 2 - Explique o que são e o funcionamento dos SCRs, DIACs e TRIACs.
O SCR é um dispositivo semicondutor que permite o controle da corrente elétrica em um circuito de corrente alternada. Ele atua como uma chave eletrônica que permanece desligada até que um pulso de gatilho seja aplicado ao seu terminal de gatilho. 
Uma vez acionado, o SCR conduzirá a corrente CA até que ela seja interrompida. É amplamente utilizado em circuitos de controle de potência, como em dimmers de luz e em sistemas de controle de motores.
O DIAC é um dispositivo de disparo bidirecional que dispara quando a tensão aplicada a ele atinge um determinado valor. Ele é usado frequentemente em circuitos de disparo para SCRs e TRIACs, fornecendo um caminho para o gatilho de dispositivos de controle de potência em ambas as metades do ciclo de corrente alternada.
O TRIAC é outro dispositivo semicondutor utilizado para controlar a corrente alternada. Ele é bidirecional e é frequentemente usado em circuitos de controle de intensidade, como em dimmers de luz e controladores de velocidade de motor CA. O TRIAC pode ser disparado em qualquer direção da corrente alternada e permite controlar a potência entregue a uma carga.

Outros materiais