Logo Passei Direto
Buscar

Teoria da Informação em Comunicações

User badge image
Darlan Cunha

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A entropia H(S) expressa uma medida de incerteza na qual quanto mais provável a ocorrência de um símbolo (Sk), menor a entropia do símbolo, ou menor é a quantidade de informação associada ao símbolo. A medida da entropia é dada em bits pela expressão abaixo. A variação da entropia para uma distribuição de probabilidades de um alfabeto é apresentada na figura abaixo, na qual são utilizados dois símbolos com probabilidades p e q = (1-p).
Com base no texto acima e na teoria da informação, avalie as informações a seguir: I. para um conjunto S de n elementos, n-1 elementos possuem probabilidade nula de ocorrência P(S) = {1, 0, 0, ..., 0}, portanto não existe incerteza e a entropia é H(S) = 0; II. para um conjunto S, no qual todos os elementos tenham a mesma probabilidade P(S) = {1/n, 1/n, ..., 1/n} = 1, a entropia será máxima H(S) = max; III. para um conjunto S com elementos com probabilidades diferentes P(S) = {s1, s2, ..., sn} = 1, o valor da entropia será um valor entre zero e o max (ii). É correto apenas o que se afirma em.
A II, apenas
B III, apenas
C I e II, apenas
D II e III, apenas
E I, II e III

Existem fontes de ruído que exibem comportamento similar ao ruído térmico. Um ruído produzido por essas fontes tem distribuição Gaussiana e é considerado branco dentro da faixa de frequências de interesse. Por essas razões, o conceito de uma temperatura equivalente de ruído é atribuído a estas fontes. Amplificadores adicionam ruído ao sinal do mesmo modo que os dispositivos passivos, como um resistor, o fazem. O nível de ruído adicionado depende do projeto do amplificador e deve ser ajustado para cada dispositivo. Embora os amplificadores possam ser especificados em termos da temperatura equivalente de ruído, é mais conveniente especificá-los em termos de figura de ruído (F).
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I – Os amplificadores utilizam o termo figura de ruído na especificação técnica para quantificar a quantidade de ruído produzida pelos componentes internos no processo de amplificação.
II – Os amplificadores possuem uma banda relativamente estreita de operação.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

A necessidade da codificação de linha está na melhoria da eficiência espectral do sinal ou, em outros termos, concentra-se na busca da melhor relação bit/Hz do sistema.
Com base no texto acima e na teoria da informação, avalie as informações a seguir • I. Os códigos unipolares são caracterizados por transmitirem valores +V e 0V para os bits altos e baixos, respectivamente. • II. Os códigos polares são caracterizados por transmitirem valores +V e -V para bits altos e baixos, respectivamente. • III. Os códigos bipolares, atribui dois valores distintos para o bit alto, alternando entre valores +V e -V, utilizando o valor de 0V para o bit baixo. É correto apenas o que se afirma em
A II, apenas.
B III, apenas.
C I e II, apenas.
D I e III, apenas.
E I, II e III.

Em esquemas contemporâneos de comunicações digitais, parte das distorções produzidas nos canais podem ser desconsideradas por projetos que minimize os efeitos indesejados, mantendo apenas o ruído como única manifestação interferente. Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I – A estrutura de transmissão do ADSL ITU G.992.1, divide a banda de 1.104 kHz em 256 canais independentes de 4.312,5 Hz.
II – A codificação de fonte, aplicada à transmissão, busca a melhor adequação do sinal ao canal.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

A fusão entre computadores e comunicações teve uma profunda influência na forma como os sistemas computacionais são organizados. O conceito então dominante de “centro de computação” como uma sala com um grande computador ao qual os usuários levam seu trabalho para processamento não é utilizado. O modelo de um único computador atendendo a todas as necessidades computacionais da organização foi substituído por outro em que os trabalhos são realizados por um grande número de separados, porém interconectados. O modelo OSI (Open Systems Interconnection) se baseia em uma proposta desenvolvida pela ISO (Internacional Standards Organization) como um primeiro passo em direção à padronização internacional dos protocolos usados em várias camadas, na interconexão de sistemas abertos, ou seja, sistemas abertos à comunicação com outros sistemas.
Com base no texto acima e na teoria da informação, avalie as informações a seguir. É correto apenas o que se afirma em:
I. A camada física não garante a entrega correta de bits de dados no destino.
II. Um CODEC de áudio, implementado com circuitos digitais, pertence à camada de aplicação.
III. A camada de rede no modelo do TCP/IP estabelece um fluxo virtual específico de comunicação fim a fim, além de permitir a multiplexação entre fluxos.
A II, apenas.
B III, apenas.
C I e II, apenas.
D I e III, apenas.
E I, II e III.

O sinal analógico de TV foi desligado às 23:59, do dia 12/12/2018, em 450 municípios no interior dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o desligamento ocorreu em 395 cidades do interior de São Paulo e 59 do interior do Rio de Janeiro. Ao todo, a medida atingiu 11,4 milhões de pessoas. O processo de desligamento do sinal de TV analógico nessas localidades teve início no dia 28 de novembro. Na ocasião, o sinal analógico foi inteiramente desligado no oeste do Paraná e no sul do Rio Grande do Sul. A medida só não foi encerrada nos interiores do Rio e de São Paulo porque alguns municípios ainda não haviam atingido o percentual mínimo de 90% dos domicílios com acesso ao sinal digital, estipulado pelo grupo responsável pelo processo.
Com base nas características dos sinais analógicos e digitais, avalie as informações a seguir. É correto apenas o que se afirma em:
I. A modulação é a única forma viável de adaptação do sinal digital ao canal analógico.
II. Na transmissão de um sinal digital, o conteúdo da mensagem ganha importância sobre a forma analógica da mensagem transmitida.
III. O sinal digital não é transmitido diretamente em meio analógico, sem que haja uma acentuada perda de componentes de alta frequência do sinal.
IV. A recepção inteligível da transmissão de sinais digitais necessitada de largura de banda suficiente para que este sinal não seja significativamente alterado.
V. O termo analógico vem de análogo e se refere às variações elétricas de um sinal equivalentes ao fenômeno físico observado para uma determinada grandeza de outra natureza.
A I e II, apenas
B I, II e III, apenas
C III, IV e V, apenas
D II, III, IV e V, apenas
E I, II, III, IV e V

A Teoria da Informação é um ramo da probabilidade que aborda conceitos estatísticos e matemáticos que envolvem a natureza da informação, de ocorrência continua ou discreta, desenvolvida inicialmente para auxiliar a engenharia a projetar sistema de comunicação mais eficientes. O artigo “A Mathematical Theory of Communication”, publicado por Claude Shannon em 1948, estabeleceu as bases da teoria da informação, baseando-se nas pesquisas de Nyquist e Hartley, mas estendendo o conceito para incluir o efeito do ruído e a estatística da fonte de informações. No seu artigo, Shannon afirma que “frequentemente as mensagens possuem significado, isto é, referem-se ou estão relacionadas a algum sistema, a certas entidades físicas ou conceituais”, propondo que existe redundância no conjunto de símbolo produzidos pelos geradores de informação. Afirma ainda que “os aspectos semânticos da comunicação são irrelevantes para o problema da engenharia”, propondo que a relação entre os símbolos em qualquer linguagem é irrelevante para a resolver o problema fundamental da comunicação que é levar a informação de um lado ao outro do sistema.
Com base na teoria da informação, avalie as informações a seguir • I. A mensagem real é aquela selecionada de um conjunto de mensagens possíveis. • II. A entropia mede a quantidade de informação gerada por uma fonte, sem redundância. • III. A medida da informação produzida é definida pela escolha casual de uma mensagem, com determinada chance de ocorrência, a partir de uma quantidade finita de mensagens. É correto apenas o que se afirma em
A II, apenas.
B III, apenas.
C I e II, apenas.
D I e III, apenas.
E I, II e III.

A especificação de controle especifica o significado dos sinais presentes nas interfaces digitais, a sequência de operação e como estão relacionados para controlar a atividade da interface, denominado, por muitos autores, com handshake.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I – As interfaces V.36 (RS-449) possui a mesma operação de controle que as interfaces V.24 e V.35, possuindo os mesmos sinais e comportamento, exceto pela especificação elétrica que difere de ambas.
II – A interface V.36 apresenta maior imunidade ao ruído e, consequentemente, maior comprimento de cabo entre ETD e ECD que pode atingir algumas dezenas de metros, por operar com sinais balanceados.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

A especificação de controle especifica o significado dos sinais presentes nas interfaces digitais, a sequência de operação e como estão relacionados para controlar a atividade da interface, denominado, por muitos autores, como handshake.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I – Os sinais DTR (Data Terminal Ready) e DSR (Data Sender Ready) informam aos dispositivos ETD e ECD, respectivamente, que os dispositivos ECD e ETD contra postos estão presentes e prontos para operar.
II – O sinal pelo qual o ETD solicita transmissão é o RTS (Request to Send), cuja resposta do ECD é o CTS (Clear to Send), desde que o sinal DCD (Data Carrier Detect) esteja ativo.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

As interfaces seriais invariavelmente estão associadas a um protocolo que define o significado de cada bit transmitido a cada instante. Sem o mapeamento dos campos do PDU (Protocol Data Unit) e o perfeito sincronismo entre a transmissão e a recepção é impossível distinguir um bit do outro e consequentemente operar a interface.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I – As interfaces USB (Universal Serial Bus), lançadas em 1997, e as interfaces PCI Express, lançadas pelo consorcio formado pela Intel, Dell HP e IBM, em 2004, tornaram-se interfaces padrão em conexões de dispositivos e placas de expansão, respectivamente, substituindo definitivamente as interfaces anteriormente utilizadas nas mesmas funções.
II – As interfaces digitais PCIe e USB são interfaces seriais e implementam protocolos próprios de comunicação.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Para garantir a comunicação digital e armazenamento de dados livres de erros, são frequentemente utilizados códigos detectores/corretores de erros. O conhecimento e a implementação de mecanismos de verificação e correção de erros são de muita importância na engenharia das comunicações digitais, estando no centro de muitos sistemas seguros e confiáveis, utilizados nas mais diversas áreas, como em veículos, transportes, aviação, segurança, entretenimento e em área militares. Os mecanismos podem ser simples ou mais complexos e são aplicados conforme a necessidade, custo e nível de segurança desejados.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I - A maior distância de Hamming aumenta a imunidade do código e é utilizada para criar código mais seguros.
II – Para palavras-código com distância de Hamming igual a cinco (dH = 5), são necessários que cinco bits sejam alterados para que a mensagem seja incorretamente aceita.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

A especificação elétrica define níveis de tensão, impedâncias e frequências envolvidas nas interfaces, consequentemente definindo a taxa de bits e alcance operacional das interfaces. A codificação e modo de operação são definidos nesta especificação embora o significado e critérios de sinalização sejam tratados na especificação de controle.
Com base no texto acima e na teoria da informação, avalie as informações a seguir. É correto apenas o que se afirma em:
I. As interfaces V.35 e V.36 possuem a mesma especificação de controle da interface V.24.
II. As interfaces V.24 operam por linhas desbalanceadas com tensões que variam de ±3 V a ±25 V, a uma distância não maior que 15 m, com velocidade máxima de 115 kbps.
III. A interface V.36 opera com sinal balanceado no qual, caso a diferença entre a linha A e B seja negativa, um sinal de controle torna-se inativo ou um valor lógico '1' é transmitido.
A II, apenas.
B III, apenas.
C I e II, apenas.
D I e III, apenas.
E I, II e III.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A entropia H(S) expressa uma medida de incerteza na qual quanto mais provável a ocorrência de um símbolo (Sk), menor a entropia do símbolo, ou menor é a quantidade de informação associada ao símbolo. A medida da entropia é dada em bits pela expressão abaixo. A variação da entropia para uma distribuição de probabilidades de um alfabeto é apresentada na figura abaixo, na qual são utilizados dois símbolos com probabilidades p e q = (1-p).
Com base no texto acima e na teoria da informação, avalie as informações a seguir: I. para um conjunto S de n elementos, n-1 elementos possuem probabilidade nula de ocorrência P(S) = {1, 0, 0, ..., 0}, portanto não existe incerteza e a entropia é H(S) = 0; II. para um conjunto S, no qual todos os elementos tenham a mesma probabilidade P(S) = {1/n, 1/n, ..., 1/n} = 1, a entropia será máxima H(S) = max; III. para um conjunto S com elementos com probabilidades diferentes P(S) = {s1, s2, ..., sn} = 1, o valor da entropia será um valor entre zero e o max (ii). É correto apenas o que se afirma em.
A II, apenas
B III, apenas
C I e II, apenas
D II e III, apenas
E I, II e III

Existem fontes de ruído que exibem comportamento similar ao ruído térmico. Um ruído produzido por essas fontes tem distribuição Gaussiana e é considerado branco dentro da faixa de frequências de interesse. Por essas razões, o conceito de uma temperatura equivalente de ruído é atribuído a estas fontes. Amplificadores adicionam ruído ao sinal do mesmo modo que os dispositivos passivos, como um resistor, o fazem. O nível de ruído adicionado depende do projeto do amplificador e deve ser ajustado para cada dispositivo. Embora os amplificadores possam ser especificados em termos da temperatura equivalente de ruído, é mais conveniente especificá-los em termos de figura de ruído (F).
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I – Os amplificadores utilizam o termo figura de ruído na especificação técnica para quantificar a quantidade de ruído produzida pelos componentes internos no processo de amplificação.
II – Os amplificadores possuem uma banda relativamente estreita de operação.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

A necessidade da codificação de linha está na melhoria da eficiência espectral do sinal ou, em outros termos, concentra-se na busca da melhor relação bit/Hz do sistema.
Com base no texto acima e na teoria da informação, avalie as informações a seguir • I. Os códigos unipolares são caracterizados por transmitirem valores +V e 0V para os bits altos e baixos, respectivamente. • II. Os códigos polares são caracterizados por transmitirem valores +V e -V para bits altos e baixos, respectivamente. • III. Os códigos bipolares, atribui dois valores distintos para o bit alto, alternando entre valores +V e -V, utilizando o valor de 0V para o bit baixo. É correto apenas o que se afirma em
A II, apenas.
B III, apenas.
C I e II, apenas.
D I e III, apenas.
E I, II e III.

Em esquemas contemporâneos de comunicações digitais, parte das distorções produzidas nos canais podem ser desconsideradas por projetos que minimize os efeitos indesejados, mantendo apenas o ruído como única manifestação interferente. Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I – A estrutura de transmissão do ADSL ITU G.992.1, divide a banda de 1.104 kHz em 256 canais independentes de 4.312,5 Hz.
II – A codificação de fonte, aplicada à transmissão, busca a melhor adequação do sinal ao canal.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

A fusão entre computadores e comunicações teve uma profunda influência na forma como os sistemas computacionais são organizados. O conceito então dominante de “centro de computação” como uma sala com um grande computador ao qual os usuários levam seu trabalho para processamento não é utilizado. O modelo de um único computador atendendo a todas as necessidades computacionais da organização foi substituído por outro em que os trabalhos são realizados por um grande número de separados, porém interconectados. O modelo OSI (Open Systems Interconnection) se baseia em uma proposta desenvolvida pela ISO (Internacional Standards Organization) como um primeiro passo em direção à padronização internacional dos protocolos usados em várias camadas, na interconexão de sistemas abertos, ou seja, sistemas abertos à comunicação com outros sistemas.
Com base no texto acima e na teoria da informação, avalie as informações a seguir. É correto apenas o que se afirma em:
I. A camada física não garante a entrega correta de bits de dados no destino.
II. Um CODEC de áudio, implementado com circuitos digitais, pertence à camada de aplicação.
III. A camada de rede no modelo do TCP/IP estabelece um fluxo virtual específico de comunicação fim a fim, além de permitir a multiplexação entre fluxos.
A II, apenas.
B III, apenas.
C I e II, apenas.
D I e III, apenas.
E I, II e III.

O sinal analógico de TV foi desligado às 23:59, do dia 12/12/2018, em 450 municípios no interior dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o desligamento ocorreu em 395 cidades do interior de São Paulo e 59 do interior do Rio de Janeiro. Ao todo, a medida atingiu 11,4 milhões de pessoas. O processo de desligamento do sinal de TV analógico nessas localidades teve início no dia 28 de novembro. Na ocasião, o sinal analógico foi inteiramente desligado no oeste do Paraná e no sul do Rio Grande do Sul. A medida só não foi encerrada nos interiores do Rio e de São Paulo porque alguns municípios ainda não haviam atingido o percentual mínimo de 90% dos domicílios com acesso ao sinal digital, estipulado pelo grupo responsável pelo processo.
Com base nas características dos sinais analógicos e digitais, avalie as informações a seguir. É correto apenas o que se afirma em:
I. A modulação é a única forma viável de adaptação do sinal digital ao canal analógico.
II. Na transmissão de um sinal digital, o conteúdo da mensagem ganha importância sobre a forma analógica da mensagem transmitida.
III. O sinal digital não é transmitido diretamente em meio analógico, sem que haja uma acentuada perda de componentes de alta frequência do sinal.
IV. A recepção inteligível da transmissão de sinais digitais necessitada de largura de banda suficiente para que este sinal não seja significativamente alterado.
V. O termo analógico vem de análogo e se refere às variações elétricas de um sinal equivalentes ao fenômeno físico observado para uma determinada grandeza de outra natureza.
A I e II, apenas
B I, II e III, apenas
C III, IV e V, apenas
D II, III, IV e V, apenas
E I, II, III, IV e V

A Teoria da Informação é um ramo da probabilidade que aborda conceitos estatísticos e matemáticos que envolvem a natureza da informação, de ocorrência continua ou discreta, desenvolvida inicialmente para auxiliar a engenharia a projetar sistema de comunicação mais eficientes. O artigo “A Mathematical Theory of Communication”, publicado por Claude Shannon em 1948, estabeleceu as bases da teoria da informação, baseando-se nas pesquisas de Nyquist e Hartley, mas estendendo o conceito para incluir o efeito do ruído e a estatística da fonte de informações. No seu artigo, Shannon afirma que “frequentemente as mensagens possuem significado, isto é, referem-se ou estão relacionadas a algum sistema, a certas entidades físicas ou conceituais”, propondo que existe redundância no conjunto de símbolo produzidos pelos geradores de informação. Afirma ainda que “os aspectos semânticos da comunicação são irrelevantes para o problema da engenharia”, propondo que a relação entre os símbolos em qualquer linguagem é irrelevante para a resolver o problema fundamental da comunicação que é levar a informação de um lado ao outro do sistema.
Com base na teoria da informação, avalie as informações a seguir • I. A mensagem real é aquela selecionada de um conjunto de mensagens possíveis. • II. A entropia mede a quantidade de informação gerada por uma fonte, sem redundância. • III. A medida da informação produzida é definida pela escolha casual de uma mensagem, com determinada chance de ocorrência, a partir de uma quantidade finita de mensagens. É correto apenas o que se afirma em
A II, apenas.
B III, apenas.
C I e II, apenas.
D I e III, apenas.
E I, II e III.

A especificação de controle especifica o significado dos sinais presentes nas interfaces digitais, a sequência de operação e como estão relacionados para controlar a atividade da interface, denominado, por muitos autores, com handshake.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I – As interfaces V.36 (RS-449) possui a mesma operação de controle que as interfaces V.24 e V.35, possuindo os mesmos sinais e comportamento, exceto pela especificação elétrica que difere de ambas.
II – A interface V.36 apresenta maior imunidade ao ruído e, consequentemente, maior comprimento de cabo entre ETD e ECD que pode atingir algumas dezenas de metros, por operar com sinais balanceados.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

A especificação de controle especifica o significado dos sinais presentes nas interfaces digitais, a sequência de operação e como estão relacionados para controlar a atividade da interface, denominado, por muitos autores, como handshake.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I – Os sinais DTR (Data Terminal Ready) e DSR (Data Sender Ready) informam aos dispositivos ETD e ECD, respectivamente, que os dispositivos ECD e ETD contra postos estão presentes e prontos para operar.
II – O sinal pelo qual o ETD solicita transmissão é o RTS (Request to Send), cuja resposta do ECD é o CTS (Clear to Send), desde que o sinal DCD (Data Carrier Detect) esteja ativo.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

As interfaces seriais invariavelmente estão associadas a um protocolo que define o significado de cada bit transmitido a cada instante. Sem o mapeamento dos campos do PDU (Protocol Data Unit) e o perfeito sincronismo entre a transmissão e a recepção é impossível distinguir um bit do outro e consequentemente operar a interface.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I – As interfaces USB (Universal Serial Bus), lançadas em 1997, e as interfaces PCI Express, lançadas pelo consorcio formado pela Intel, Dell HP e IBM, em 2004, tornaram-se interfaces padrão em conexões de dispositivos e placas de expansão, respectivamente, substituindo definitivamente as interfaces anteriormente utilizadas nas mesmas funções.
II – As interfaces digitais PCIe e USB são interfaces seriais e implementam protocolos próprios de comunicação.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Para garantir a comunicação digital e armazenamento de dados livres de erros, são frequentemente utilizados códigos detectores/corretores de erros. O conhecimento e a implementação de mecanismos de verificação e correção de erros são de muita importância na engenharia das comunicações digitais, estando no centro de muitos sistemas seguros e confiáveis, utilizados nas mais diversas áreas, como em veículos, transportes, aviação, segurança, entretenimento e em área militares. Os mecanismos podem ser simples ou mais complexos e são aplicados conforme a necessidade, custo e nível de segurança desejados.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I - A maior distância de Hamming aumenta a imunidade do código e é utilizada para criar código mais seguros.
II – Para palavras-código com distância de Hamming igual a cinco (dH = 5), são necessários que cinco bits sejam alterados para que a mensagem seja incorretamente aceita.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

A especificação elétrica define níveis de tensão, impedâncias e frequências envolvidas nas interfaces, consequentemente definindo a taxa de bits e alcance operacional das interfaces. A codificação e modo de operação são definidos nesta especificação embora o significado e critérios de sinalização sejam tratados na especificação de controle.
Com base no texto acima e na teoria da informação, avalie as informações a seguir. É correto apenas o que se afirma em:
I. As interfaces V.35 e V.36 possuem a mesma especificação de controle da interface V.24.
II. As interfaces V.24 operam por linhas desbalanceadas com tensões que variam de ±3 V a ±25 V, a uma distância não maior que 15 m, com velocidade máxima de 115 kbps.
III. A interface V.36 opera com sinal balanceado no qual, caso a diferença entre a linha A e B seja negativa, um sinal de controle torna-se inativo ou um valor lógico '1' é transmitido.
A II, apenas.
B III, apenas.
C I e II, apenas.
D I e III, apenas.
E I, II e III.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Comunicações Digitais
A entropia H(S) expressa uma medida de incerteza na qual quanto mais provável a ocorrência de um símbolo (Sk), menor a entropia do símbolo, ou menor é a quantidade de informação associada ao símbolo. A medida da entropia é dada em bits pela expressão abaixo. 
A variação da entropia para uma distribuição de probabilidades de um alfabeto é apresentada na figura abaixo, na qual são utilizados dois símbolos com probabilidades p e q = (1-p).
Com base no texto acima e na teoria da informação, avalie as informações a seguir
· I.   para um conjunto S de n elementos, n-1 elementos possuem probabilidade nula de ocorrência P(S) = {1, 0, 0, ..., 0}, portanto não existe incerteza e a entropia é H(S) = 0;
· II.  para um conjunto S, no qual todos os elementos tenham a mesma probabilidade P(S) = {1/n, 1/n, ..., 1/n} = 1, a entropia será máxima H(S) = max;
· III. para um conjunto S com elementos com probabilidades diferentes P(S) = {s1, s2, ..., sn} = 1, o valor da entropia será um valor entre zero e o max (ii).
É correto apenas o que se afirma em
Nota: 10.0
	
	A
	II, apenas
	
	B
	III, apenas
	
	C
	I e II, apenas
	
	D
	II e III, apenas
	
	E
	I, II e III
Você acertou!
Aula 1, tema 4.
Questão 2/10 - Comunicações Digitais
A comunicação digital evoluiu significativamente com a aplicação da teoria da informação na determinação e medição da eficiência na transmissão de informações digitais com a utilização de técnicas de codificação de fonte e com os benefícios obtidos pelo emprego da codificação do canal utilizando técnicas de codificação em bloco e codificação convolucional.
Considerando o texto acima e os métodos de codificação, infere-se que
Nota: 10.0
	
	A
	A codificação de canal depende da codificação de fonte.
	
	B
	Os processos de codificação de canal podem utilizar memória ou não.
Você acertou!
Aula 1, tema 5.
	
	C
	A codificação de canal é realizada utilizando os codificadores convolucionais.
	
	D
	A codificação de canal reduz a eficiência na transmissão acrescentando redundância.
	
	E
	Codificadores de blocos não são mais utilizados e foram substituídos por codificadores convolucionais.
Questão 3/10 - Comunicações Digitais
Existem fontes de ruído que exibem comportamento similar ao ruído térmico. Um ruído produzido por essas fontes tem distribuição Gaussiana e é considerado branco dentro da faixa de frequências de interesse. Por essas razões, o conceito de uma temperatura equivalente de ruído é atribuído a estas fontes.
Amplificadores adicionam ruído ao sinal do mesmo modo que os dispositivos passivos, como um resistor, o fazem. O nível de ruído adicionado depende do projeto do amplificador e deve ser ajustado para cada dispositivo. Embora os amplificadores possam ser especificados em termos da temperatura equivalente de ruído, é mais conveniente especificá-los em termos de figura de ruído (F).
Adaptado de: HAYKIN, Simon; Sistemas Modernos de Comunicação Wireless. Porto Alegre: Bookman, 2008.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – Os amplificadores utilizam o termo figura de ruído na especificação técnica para quantificar a quantidade de ruído produzida pelos componentes internos no processo de amplificação.
PORQUE
II – Os amplificadores possuem uma banda relativamente estreita de operação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 10.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Você acertou!
Aula 1, tema 2.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 4/10 - Comunicações Digitais
A necessidade da codificação de linha está na melhoria da eficiência espectral do sinal ou, em outros termos, concentra-se na busca da melhor relação bit/Hz do sistema.
Com base no texto acima e na teoria da informação, avalie as informações a seguir
· I.   Os códigos unipolares são caracterizados por transmitirem valores +V e 0V para os bits altos e baixos, respectivamente.
· II.  Os códigos polares são caracterizados por transmitirem valores +V e -V para bits altos e baixos, respectivamente.
· III. Os códigos bipolares, atribui dois valores distintos para o bit alto, alternando entre valores +V e -V, utilizando o valor de 0V para o bit baixo.
É correto apenas o que se afirma em
Nota: 10.0
	
	A
	II, apenas.
	
	B
	III, apenas.
	
	C
	I e II, apenas.
	
	D
	I e III, apenas.
	
	E
	I, II e III.
Você acertou!
Aula 2, tema 4.
Questão 5/10 - Comunicações Digitais
Em esquemas contemporâneos de comunicações digitais, parte das distorções produzidas nos canais podem ser desconsideradas por projetos que minimize os efeitos indesejados, mantendo apenas o ruído como única manifestação interferente.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – A estrutura de transmissão do ADSL ITU G.992.1, divide a banda de 1.104 kHz em 256 canais independentes de 4.312,5 Hz.
PORQUE
II – A codificação de fonte, aplicada à transmissão, busca a melhor adequação do sinal ao canal.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 10.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	B
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Você acertou!
Aula 2, tema 1.
	
	C
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 6/10 - Comunicações Digitais
A fusão entre computadores e comunicações teve uma profunda influência na forma como os sistemas computacionais são organizados. O conceito então dominante de “centro de computação” como uma sala com um grande computador ao qual os usuários levam seu trabalho para processamento não é utilizado. O modelo de um único computador atendendo a todas as necessidades computacionais da organização foi substituído por outro em que os trabalhos são realizados por um grande número de separados, porém interconectados.
O modelo OSI (Open Systems Interconnection) se baseia em uma proposta desenvolvida pela ISO (Internacional Standards Organization) como um primeiro passo em direção à padronização internacional dos protocolos usados em várias camadas, na interconexão de sistemas abertos, ou seja, sistemas abertos à comunicação com outros sistemas.
Adaptado de: TANENBAUM, Andrew S.; Redes de Computadores. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
Com base no texto acima e na teoria da informação, avalie as informações a seguir
· I.   A camada física não garante a entrega correta de bits de dados no destino.
· II.  Um CODEC de áudio, implementado com circuitos digitais, pertence à camada de aplicação.
· III. A camada de rede no modelo do TCP/IP estabelece um fluxo virtual específico de comunicação fim a fim, além de permitir a multiplexação entre fluxos.
É correto apenas o que se afirma em
Nota: 10.0
	
	A
	II, apenas.
	
	B
	III, apenas.
	
	C
	I e II, apenas.
Você acertou!
Aula 2, tema 2.
	
	D
	I e III, apenas.
	
	E
	I, II e III.
Questão 7/10 - Comunicações Digitais
O sinal analógico de TV foi desligado às 23:59, do dia 12/12/2018, em 450 municípios no interior dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o desligamento ocorreu em 395 cidades do interior de São Paulo e 59 do interior do Rio de Janeiro. Ao todo, a medida atingiu 11,4 milhões de pessoas.
O processo de desligamento do sinal de TV analógico nessas localidades teve início no dia 28 de novembro. Na ocasião, o sinal analógico foi inteiramente desligado no oeste do Paraná e no sul do Rio Grande do Sul. A medida só não foi encerradanos interiores do Rio e de São Paulo porque alguns municípios ainda não haviam atingido o percentual mínimo de 90% dos domicílios com acesso ao sinal digital, estipulado pelo grupo responsável pelo processo.
No dia 05/12/2018, o sinal analógico de TV foi desligado em 85 municípios do interior das regiões Nordeste, Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. A previsão era que o encerramento desta primeira etapa de implantação do sinal de TV digital fosse concluído no dia 9 de janeiro. Inicialmente o prazo seria 31 de dezembro, mas o calendário sofreu ajustes em razão de alguns municípios não terem atendido ao critério de, no mínimo, 90% dos domicílios aptos para receber o sinal.
Adaptado de: Agência Brasil, publicado em 12/12/2018. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-12/sinal-de-tv-analogico-sera-desligado-hoje-no-interior-do-rj-e-de-sp. Acesso em: 15 set. 2019
Com base nas características dos sinais analógicos e digitais, avalie as informações a seguir
· I. A modulação é a única forma viável de adaptação do sinal digital ao canal analógico.
· II. Na transmissão de um sinal digital, o conteúdo da mensagem ganha importância sobre a forma analógica da mensagem transmitida.
· III. O sinal digital não é transmitido diretamente em meio analógico, sem que haja uma acentuada perda de componentes de alta frequência do sinal.
· IV. A recepção inteligível da transmissão de sinais digitais necessitada de largura de banda suficiente para que este sinal não seja significativamente alterado.
· V. O termo analógico vem de análogo e se refere às variações elétricas de um sinal equivalentes ao fenômeno físico observado para uma determinada grandeza de outra natureza.
É correto apenas o que se afirma em
Nota: 10.0
	
	A
	I e II, apenas
	
	B
	I, II e III, apenas
	
	C
	III, IV e V, apenas
	
	D
	II, III, IV e V, apenas
Você acertou!
Aula 1, tema 3.
	
	E
	I, II, III, IV e V
Questão 8/10 - Comunicações Digitais
A Teoria da Informação é um ramo da probabilidade que aborda conceitos estatísticos e matemáticos que envolvem a natureza da informação, de ocorrência continua ou discreta, desenvolvida inicialmente para auxiliar a engenharia a projetar sistema de comunicação mais eficientes.
O artigo “A Mathematical Theory of Communication”, publicado por Claude Shannon em 1948, estabeleceu as bases da teoria da informação, baseando-se nas pesquisas de Nyquist e Hartley, mas estendendo o conceito para incluir o efeito do ruído e a estatística da fonte de informações. No seu artigo, Shannon afirma que “frequentemente as mensagens possuem significado, isto é, referem-se ou estão relacionadas a algum sistema, a certas entidades físicas ou conceituais”, propondo que existe redundância no conjunto de símbolo produzidos pelos geradores de informação. Afirma ainda que “os aspectos semânticos da comunicação são irrelevantes para o problema da engenharia”, propondo que a relação entre os símbolos em qualquer linguagem é irrelevante para a resolver o problema fundamental da comunicação que é levar a informação de um lado ao outro do sistema.
Com base na teoria da informação, avalie as informações a seguir
· I.   A mensagem real é aquela selecionada de um conjunto de mensagens possíveis.
· II.  A entropia mede a quantidade de informação gerada por uma fonte, sem redundância.
· III. A medida da informação produzida é definida pela escolha casual de uma mensagem, com determinada chance de ocorrência, a partir de uma quantidade finita de mensagens.
É correto apenas o que se afirma em
Nota: 10.0
	
	A
	II, apenas
	
	B
	III, apenas
	
	C
	I e II, apenas
	
	D
	I e III, apenas
Você acertou!
Aula 1, tema 4.
	
	E
	I, II e III
Questão 9/10 - Comunicações Digitais
A taxa de bits, medida em bits por segundo (bps), é um termo que se refere a quantidade de bits que foram transmitidos em determinada unidade de tempo. Na taxa de símbolos, os símbolos são as associações entre informação (agregado de bits) e forma de transmitir a informação (símbolo), medida em símbolos por segundo (sps).
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – Uma taxa de símbolos de 1.200 Bauds, permite uma taxa de bits de 1.200 bps em um esquema de modulação BPSK e uma taxa de bits de 4.800 bps em um esquema de modulação 16QAM.
PORQUE
II – A modulação PSK é um caso especial da modulação QAM.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 10.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Você acertou!
Aula 2, tema 5.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 10/10 - Comunicações Digitais
Antes da transmissão de sinais digitais, a fonte de informações é codificada para eliminar as redundâncias de fonte e possibilitar a transmissão mais eficiente das informações. A informação codificada é submetida à codificação de canal para a inserção de redundâncias que possibilitem a recuperação da informação através da detecção e correção de erros.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – A inserção de informações de redundância na codificação de canal favorece a eficiência da comunicação digital.
PORQUE
II – A redução da redundância de fonte melhora significativamente a eficiência espectral.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 10.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Você acertou!
Aula 2, tema 1.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 1/10 - Comunicações Digitais
O interesse das comunicações digitais ainda é a comunicação entre dois ou mais dispositivos, mas a diferença neste novo cenário é que os dispositivos transmissores e receptores não estão mais conectados ao mesmo meio. Existe, evidentemente, um meio de comunicação, mas fragmentado, formado por vários meios de comunicação distintos, interligados por dispositivos diferentes formando um grande arranjo de equipamentos, que conhecemos como rede.
Com base no texto acima, avalie as informações a seguir
· I.   A comunicação em rede passa a depender de elementos que não estão participando diretamente da “conversa” entre o transmissor e o receptor.
· II.  Em uma rede roteada formada por muitos dispositivos, de forma geral, o dispositivo transmissor e receptor podem estar a muitos saltos de distância, mas sempre através dos mesmos caminhos.
· III. Os enlaces estão sujeitos a falhas e podem gerar perdas de dados mesmo empregando sistema de correção de erro.
É correto apenas o que se afirma em
Nota: 10.0
	
	A
	II, apenas.
	
	B
	III, apenas.
	
	C
	I e II, apenas.
	
	D
	I e III, apenas.
Você acertou!
Aula 5, tema 1.
	
	E
	I, II e III.
Questão 2/10 - Comunicações Digitais
As estimativas atuais indicam que em 2020 cada pessoa no planeta utilizaria mais de seis dispositivos conectados na Internet e cerca de 12 bilhões de dispositivos sem fio em 2022. Um problema básico deste cenário está na forma de endereçamento destes dispositivos.
Com base no texto acima, avalie as informações a seguir
· I.   O protocolo IPv4 conta com 32 bits de endereçando, mais de quatro bilhões de endereços, e mesmo com esta grande quantidade de endereços, experimentou a escassez.
· II.  O IPv6 emprega 128 bits de endereços, dividido em 64 bits para endereços de rede e 64 bits para endereços de dispositivos em cada rede, representando uma quantidade de endereçamento quatro vezes maior que a capacidade do protocolo IP na versão4.
· III. A recomendação internacional ITU-T E.164 é utilizada no sistema de telefonia, na qual uma parte do denominado número telefônico internacional designa o país de forma global, outra parte designa a região dentro de um país e a última parte designa o assinante.
É correto apenas o que se afirma em
Nota: 10.0
	
	A
	II, apenas.
	
	B
	III, apenas.
	
	C
	I e II, apenas.
	
	D
	I e III, apenas.
Você acertou!
Aula 5, tema 2.
	
	E
	I, II e III.
Questão 3/10 - Comunicações Digitais
As redes sem fio têm sido utilizadas por muitos dispositivos e tem se aprimorado para suportar uma variedade maior de novos tipos de dispositivos, que se estendem do monitoramento médico e ambiental, aos escritórios e nas indústrias, à área de educação e na mobilidade urbana, projetando um crescimento exponencial na quantidade de dispositivos e de novas aplicações.
Com base no texto acima, avalie as informações a seguir
· I.   Dispositivos Bluetooth operam em modo TDM, realizando saltos de frequência pseudoaleatórios a cada 625 µs, ocupando um dos 79 canais disponíveis.
· II.  Dispositivos ZigBee formam redes mesh, repassando pacotes de informação através de múltiplos caminhos possíveis entre dispositivos.
· III. O MQTT fornece uma solução para o problema de obtenção e divulgação de dados de variáveis, usando uma abordagem de comunicação centrada em dados, na qual os conteúdos e interesses são o foco da comunicação.
É correto apenas o que se afirma em
Nota: 10.0
	
	A
	II, apenas.
	
	B
	III, apenas.
	
	C
	I e II, apenas.
	
	D
	I e III, apenas.
	
	E
	I, II e III.
Você acertou!
Aula 6, tema 5.
Questão 4/10 - Comunicações Digitais
As conexões ponto a ponto são pouco adequadas para o cenário com muitos dispositivos e distâncias curtas, com grande densidade de equipamento no mesmo local, pois levam a um excesso de conexões para permitir a troca de informações entre todos os dispositivos.
Assinale a quantidades exata de enlaces para conectar 39 equipamentos totalmente interligados?
Nota: 10.0
	
	A
	1.521
	
	B
	1.482
	
	C
	760
	
	D
	741
Você acertou!
Aula 4, tema 2.
	
	E
	39
Questão 5/10 - Comunicações Digitais
A especificação de controle especifica o significado dos sinais presentes nas interfaces digitais, a sequência de operação e como estão relacionados para controlar a atividade da interface, denominado, por muitos autores, com handshake.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – As interfaces V.36 (RS-449) possui a mesma operação de controle que as interfaces V.24 e V.35, possuindo os mesmos sinais e comportamento, exceto pela especificação elétrica que difere de ambas.
PORQUE
II – A interface V.36 apresenta maior imunidade ao ruído e, consequentemente, maior comprimento de cabo entre ETD e ECD que pode atingir algumas dezenas de metros, por operar com sinais balanceados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 10.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Você acertou!
Aula 3, tema 3 e 4.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 6/10 - Comunicações Digitais
A especificação de controle especifica o significado dos sinais presentes nas interfaces digitais, a sequência de operação e como estão relacionados para controlar a atividade da interface, denominado, por muitos autores, como handshake.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – Os sinais DTR (Data Terminal Ready) e DSR (Data Sender Ready) informam aos dispositivos ETD e ECD, respectivamente, que os dispositivos ECD e ETD contra postos estão presentes e prontos para operar.
PORQUE
II – O sinal pelo qual o ETD solicita transmissão é o RTS (Request to Send), cuja resposta do ECD é o CTS (Clear to Send), desde que o sinal DCD (Data Carrier Detect) esteja ativo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 10.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Você acertou!
Aula 3, tema 4.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 7/10 - Comunicações Digitais
As interfaces seriais invariavelmente estão associadas a um protocolo que define o significado de cada bit transmitido a cada instante. Sem o mapeamento dos campos do PDU (Protocol Data Unit) e o perfeito sincronismo entre a transmissão e a recepção é impossível distinguir um bit do outro e consequentemente operar a interface.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – As interfaces USB (Universal Serial Bus), lançadas em 1997, e as interfaces PCI Express, lançadas pelo consorcio formado pela Intel, Dell HP e IBM, em 2004, tornaram-se interfaces padrão em conexões de dispositivos e placas de expansão, respectivamente, substituindo definitivamente as interfaces anteriormente utilizadas nas mesmas funções.
PORQUE
II – As interfaces digitais PCIe e USB são interfaces seriais e implementam protocolos próprios de comunicação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 10.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Você acertou!
Aula 3, tema 1.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 8/10 - Comunicações Digitais
Para garantir a comunicação digital e armazenamento de dados livres de erros, são frequentemente utilizados códigos detectores/corretores de erros. O conhecimento e a implementação de mecanismos de verificação e correção de erros são de muita importância na engenharia das comunicações digitais, estando no centro de muitos sistemas seguros e confiáveis, utilizados nas mais diversas áreas, como em veículos, transportes, aviação, segurança, entretenimento e em área militares. Os mecanismos podem ser simples ou mais complexos e são aplicados conforme a necessidade, custo e nível de segurança desejados.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - A maior distância de Hamming aumenta a imunidade do código e é utilizada para criar código mais seguros.
PORQUE
II – Para palavras-código com distância de Hamming igual a cinco (dH = 5), são necessários que cinco bits sejam alterados para que a mensagem seja incorretamente aceita.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 10.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Você acertou!
Aula 4, tema 4.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 9/10 - Comunicações Digitais
A especificação elétrica define níveis de tensão, impedâncias e frequências envolvidas nas interfaces, consequentemente definindo a taxa de bits e alcance operacional das interfaces. A codificação e modo de operação são definidos nesta especificação embora o significado e critérios de sinalização sejam tratados na especificação de controle.
Com base no texto acima e na teoriada informação, avalie as informações a seguir
· I.   As interfaces V.35 e V.36 possuem a mesma especificação de controle da interface V.24.
· II.  As interfaces V.24 operam por linhas desbalanceadas com tensões que variam de ±3 V a ±25 V, a uma distância não maior que 15 m, com velocidade máxima de 115 kbps.
· III. A interface V.36 opera com sinal balanceado no qual, caso a diferença entre a linha A e B seja negativa, um sinal de controle torna-se inativo ou um valor lógico “1” é transmitido.
É correto apenas o que se afirma em
Nota: 10.0
	
	A
	II, apenas.
	
	B
	III, apenas.
	
	C
	I e II, apenas.
	
	D
	I e III, apenas.
	
	E
	I, II e III.
Você acertou!
Aula 3, tema 3.
Questão 10/10 - Comunicações Digitais
A camada física resolve o problema da conexão entre dispositivos. Está envolvida na tradução das informações lógicas em informações físicas capazes de serem transportadas pelo canal estabelecido entre elementos transmissor e receptor. As interfaces digitais são soluções técnicas que padronizam as conexões entre equipamentos, especificando a forma pela qual se estabelecem as conexões mecânicas entre cabos e equipamentos.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – Cabos cruzados (crossover) são esquemas utilizados em soluções muito específicas e normalmente temporárias.
PORQUE
II – As interfaces digitais foram especificadas para interconectar equipamentos ETD com ECD, embora permitam um esquema especial de conexão permitindo a interconexão entre equipamentos ETDs ou entre equipamentos ECDs.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 10.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Você acertou!
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina