Buscar

027 - 02 - Microeconomia e macroeconomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

027 - 02 - 20920 Microeconomia e macroeconomia
EXERCÍCIOS
1) Fundamentalmente, a economia é formada por duas grandes áreas de estudo: a microeconomia e a macroeconomia. As duas áreas têm objetivos diferentes, mas também se complementam em vários aspectos. Sobre a diferença entre a análise macroeconômica e a análise microeconômica, é correto afirmar que:
a) A separação da análise econômica – em macroeconomia e em microeconomia – ocorre na prática; são as mesmas coisas do ponto de vista didático.
b) A macroeconomia usa um "binóculo" para entender as relações econômicas, enquanto a microeconomia faz uso de várias "lupas" para analisar a economia ou apresenta uma perspectiva “microscópica” dos fenômenos econômicos.
c) A análise macroeconômica está isolada da análise microeconômica em todos os sentidos; a primeira enfoca agregados, e a segunda, análises individuais.
d) A macroeconomia e a microeconomia analisam os mesmos objetos de estudo com as mesmas ferramentas econômicas e teóricas.
e) A macroeconomia faz uso de várias "lupas" para analisar a economia ou apresenta uma perspectiva “microscópica” dos fenômenos econômicos, enquanto a microeconomia usa um "binóculo" para entender as relações econômicas.
2) A macroeconomia é um dos ramos mais importantes da ciência econômica. É uma subárea de estudo muito importante para a gestão dos governos sobre as economias nacionais. As principais políticas macroeconômicas são: política fiscal, política monetária, política externa e política de rendas. Sobre a macroeconomia, é correto afirmar:
a) Faz uso de várias lupas para analisar a economia a partir de seus detalhes comportamentais.
b) Os problemas macroeconômicos a serem resolvidos estão muito relacionados com a vertente política seguida pelos policy makers, ou formuladores de políticas.
c) É o ramo da Economia que estuda apenas questões estruturais de longo prazo, deixando o curto e o médio prazos para a microeconomia.
d) Possibilita atingir mais de um objetivo sem criar qualquer tipo de problema adicional para a sociedade.
e) As políticas macroeconômicas são ações exclusivamente técnicas e desenhadas por economistas, sem qualquer influência de orientações ideológicas.
3) Na década de 1930, surgiu a macroeconomia. Ela nasceu da ideia de que era fundamental entender a economia de uma maneira diferente daquela que era interpretada pela microeconomia, a área que sempre predominou na economia desde a sua origem. Nesse sentido, qual é o objeto de estudo da macroeconomia?
a) Evolução histórica do pensamento econômico.
b) Comportamentos do comércio internacional.
c) Modelos matemáticos e estatísticos aplicados à economia.
d) Agregados econômicos.
e) Comportamentos individuais dos agentes econômicos.
4) Na prática, a economia capitalista, a partir de suas próprias complexidades internas, cria um conjunto variado de mercados. Ou seja, existem diferentes tipos de mercado nas economias, sejam eles mais concentrados, sejam eles mais desenvolvidos ou mais desconcentrados e mais atrasados. Em relação às estruturas de mercado, é correto afirmar:
a) O oligopólio é o tipo de estrutura de mercado em que poucas empresas detêm o controle da maior parcela do mercado.
b) A concorrência monopolista é o tipo de estrutura de mercado em que poucas empresas detêm o controle da maior parcela do mercado.
c) O oligopsônio é a estrutura de mercado que contém elementos da concorrência perfeita e do monopólio, ficando em uma posição intermediária entre as duas estruturas citadas.
d) A concorrência perfeita é a estrutura de mercado que contém elementos da concorrência perfeita e do monopólio, ficando em uma posição intermediária entre as duas estruturas citadas.
e) O monopólio é a estrutura de mercado em que existe apenas um comprador de uma mercadoria, em geral matéria-prima ou produto primário.
5) A microeconomia é o ramo da Economia que estuda o comportamento das unidades individuais, como os consumidores, as empresas, os proprietários de fatores de produção e os governos. Sobre essa área de estudos, assinale o que é correto afirmar :
a) A microeconomia faz uso da análise de equilíbrio total, levando em consideração todas as variáveis dos mercados.
b) A microeconomia é um ramo da Economia totalmente empírico, baseado em análises de campo sobre os compradores e os vendedores.
c) A microeconomia realiza suas análises a partir de juízos de valores, que aparecem nas relações entre demandantes e ofertantes nos mercados. Nesse sentido, os preços são valores arbitrários.
d) A microeconomia foca seus estudos na produção das empresas e em como elas colocam seus produtos nos mercados.
e) A teoria microeconômica se assenta em três pilares: (1) a demanda; (2) a oferta; e (3) dois mercados: o mercado de bens e serviços e o mercado dos serviços dos fatores de produção (terra, trabalho e capital).

Continue navegando