Buscar

AD1 Ciencias políticas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense (UFF)
Curso de Administração Pública
Disciplina: Ciências Políticas I – AD 1
Nome do Aluno: Giovana Figueredo Pires
Pólo: Três Rios 
Matricula: 24113110189
- Quais são os tipos de poder existentes para Aristóteles e como são definidos.
Aristóteles formulou a tipologia clássica das formas de poder com base no interesse em favor do qual o poder é exercido. Poder paterno: exercido pelo pai sobre o filho no interesse do filho. Poder despótico: exercido pelo senhor sobre o escravo no interesse do senhor. Poder político: exercido pelos governantes sobre os governados no interesse de ambos.
- Quais são as formas de governo para Aristóteles e o que as caracteriza?
Para Aristóteles, as formas de governo se separam entre regimes políticos e formas ou modos de governo. O primeiro termo refere-se ao critério que separa quem governa e o número de governantes. Nesse sentido, destacam-se três regimes políticos: a monarquia (poder de um só), a oligarquia (poder de alguns poucos) e a democracia (poder de todos). Já o segundo, refere-se a em vista de que eles governam(finalidade). Para Aristóteles, os governos devem governar em vista do que é justo, de interesse geral, o bem comum. Sendo assim, são classificadas seis formas de governo: aquele que é um só para todos (realeza), de alguns para todos (aristocracia) e de todos para todos (regime constitucional). Já os três modos (tirania, oligarquia e democracia) opõem-se aos anteriores, com forma de governo que não visa o bem comum.
- Quais poderes constituem a tipologia moderna das formas de poder, segundo Norberto Bobbio, e como podem ser definidos?
De acordo com Norberto Bobbio, existem três formas de poder, sendo eles: o poder econômico, o poder ideológico e o poder político, onde este último caracterizado como aquele no qual se tem a exclusividade para o uso da força. Ele ainda enfatiza que o poder político está fundamentado sobre a posse dos instrumentos através dos quais se exerce a força física, sendo caracterizado como o poder coativo no sentido mais estrito da palavra, além disso, aquilo que é político não necessariamente coincide com o social, pois, ao longo da história, as outras esferas da vida foram se separando do Estado, a exemplo do poder religioso e do poder econômico.
- Qual a relação entre Estado e poder político?
O Estado é um conjunto organizado, que ocupa determinado território definido, normalmente sob uma constituição e dirigido por um governo representado pelo poder político que é exercido no interesse dos dois agentes envolvidos na relação – sujeito e objeto.

Outros materiais