Buscar

Elaborando um projeto de Responsabilidade Social Corporativa-1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Aluno: DANIEL MALTEZ PORTELLA
Matricula: 20203301310
Curso: Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL 
Elaborando um projeto de Responsabilidade Social Corporativa
Rio de Janeiro
	Escolha uma empresa real e elabore um projeto de responsabilidade social corporativa que contemple o tripé da responsabilidade social: econômica, social e ambiental.
Em seu projeto você deve:
1. Apresentar a empresa escolhida, destacando seu ramo de negócio (1 parágrafo)
2. Apresentar as propostas de ação, com base na ISO26000 e nos indicadores Ethos. (3 a 4 parágrafos)
3. Argumentar como seu projeto evita os dez erros mais comuns cometidos pelas empresas ao trabalhar responsabilidade social. Argumente no sentido de defender seu projeto e mostrar como ele não cairá nesses erros. (3 a 4 parágrafos)
Petrobras 
Segmento: Indústria de óleo e gás
O Programa Petrobras Socioambiental está alinhado ao nosso Plano de Negócios e Gestão (PNG 2019-2023) e à política de Responsabilidade Social, que preconiza o compromisso de fornecer energia, respeitando os direitos humanos e o meio ambiente, se relacionando de forma responsável com as comunidades e superando os desafios de sustentabilidade. O investimento socioambiental também se alinha às diretrizes e aos princípios internacionais de responsabilidade social, como o Pacto Global das Nações Unidas, a norma ISO 26000 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.Nas suas atividades, os projetos engajam crianças e adolescentes, mulheres, negros, pessoas com deficiência, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais, promovendo ações de inclusão desses públicos. Como temas promovidos, foram considerados respeito aos direitos humanos e combate à discriminação, incluindo equidade de gênero, igualdade étnico-racial e inclusão de pessoas com deficiência, promoção da ética, integridade e transparência, disseminação dos objetivos de desenvolvimento sustentável, desenvolvimento e difusão da ciência e tecnologia e promoção de medidas ecoeficientes.
PROPOSTAS DE AÇÃO, COM BASE NA ISO26000 
A orientação de responsabilidade social empresarial (RSE) ISO26OOO foi proposta, se constituindo em um documento que pretende balizar as iniciativas de incorporação de conceitos socioambientais à governança corporativa. A partir da visão nela disposta propõe-se a integração da responsabilidade social em todos os setores da empresa. Trata-se de um posicionamento ético, que visa incorporar à cultura empresarial um conjunto de valores orientados pela sustentabilidade ambiental, econômica e social do empreendimento, respeitados os interesses das partes envolvidas. Neste sentido faz-se mister identificar tais partes, bem como todos os indivíduos impactados ou potencialmente impactados pelas atividades da direitos humanos e na constituição brasileira de equidade e justiça social, em busca de redução dos impactos ambientais e promoção do comércio justo. O projeto, denominado Plano de Responsabilidade se iniciará com três ações, progredindo gradualmente e de forma sustentada para novas intervenções, conforme a evolução dos índices de sustentabilidade (ETHOS, 2019) desenvolvidos pelo capital humano da empresa, em observância aos preceitos do Instituto Ethos. A interface com as instituições do Terceiro Setor é feita por meio dos projetos do Programa Petrobras Socioambiental, que estão alinhados às diretrizes do Pacto Global das Nações Unidas e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU. Nosso compromisso com os direitos humanos e com o meio ambiente foi reforçado com o lançamento da nossa Política de Responsabilidade Social, em 2017, e com a assinatura da Carta Aberta Empresas pelos Direitos Humanos, em 2018.
· A primeira atitude definida pelo Plano de Responsabilidade consiste na elaboração de um diagnóstico de todos os impactos sociais, ambientais e econômicos da organização. 
· O segundo passo é a identificação das partes impactadas direta ou indiretamente pelo empreendimento. · A terceira ação a ser implementada é o desenvolvimento de estratégias de redução, mitigação e, quando possível, eliminação dos impactos identificados, bem como compensação das partes prejudicadas. 
EVITAR OS ERROS MAIS COMUNS NA RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Identificamos 10 erros recorrentes em empresas que pretendem implantar estratégias de RSE. Para evitá-los tomará as seguintes atitudes: alinhar a visão, a missão e os valores da empresa a uma concepção economicamente viável, ambientalmente limpa e socialmente justa. Outrossim, a alta direção da empresa se compromete a permanecer firme no compromisso assumido na fundação da empresa, a apoiar, defender e investir no comércio justo de produtos ecologicamente corretos e socialmente necessários, produzindo o mínimo de impacto e o máximo de valor. Tal comprometimento deve ser sustentado pela elaboração e incorporação de índices de sustentabilidade conformes aos preceitos da ISO26000 e do Instituto Ethos (ETHOS, 2019).
Declara-se desde já que não há hierarquia entre os indicadores de sustentabilidade ambiental, social ou financeiros, comprometendo-se a alta direção a manter e propagar uma cultura de equidade quanto às três dimensões da responsabilidade empresarial. O core business (negócio principal) . desde sua fundação está comprometido com a sustentabilidade, uma vez que investe na distribuição de produtos com certificação de terceira parte, e produzidos com respeito à natureza, à lei e aos ditames do comércio justo. Não corre o risco de ser acusada de oportunismo, uma vez que desenvolve seus processos com vistas à sustentabilidade desde seus primeiros dias e manifesta desde a origem, ao arrepio das condições de mercado, firme segmento, serve de exemplo da eficácia da defesa de uma posição intransigente quanto à necessidade de mudanças no comportamento de consumo. Para evitar os erros do pensamento unidimensional e da falta de realismo, bem como as barreiras identificadas, para a implantação de RSE, a gestão comercial da empresa é completamente focada na manutenção de altos índices de governança quanto à contabilidade, às taxas de lucro sustentadas e à organização financeira como um todo, mantendo constante o objetivo de alinhar os compromissos econômicos, jurídicos e ecológicos de seus fundadores.
Os dez erros da sustentabilidade nas empresas apontados em percentuais na pesquisa foram:
Referencias:
https://petrobras.com.br/fatos-e-dados/conferencia-ethos-integridade-e-um-dos-caminhos-para-o-desenvolvimento-sustentavel-do-negocio.htm
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712015000200072&lang=pt

Continue navegando