Buscar

Canteiros de obra 12

Prévia do material em texto

1.
		Fica evidente a importância da organização do canteiro de obras se considerarmos que a mão de obra é responsável por cerca da metade do custo de uma obra. Todas são impactos diretos de um canteiro de obras bem organizado, EXCETO:
	
	
	
	Aumentar da produtividade da equipe
	
	
	Evitar o duplo manuseio
	
	
	Redução da movimentação dos materiais
	
	
	Maior chance de cumprir os prazos
	
	
	Redução dos custos dos encargos sociais
	
Explicação:
Os encargos sociais não estão diretamente associados a boa organização do canteiro de obras. Por outro lado, a redução dos custos dos encargos sociais está diretamente associada aos salários pagos para a equipe. A organização do canteiros de obras otimiza o trabalho da equipe, reduz tempo dos funcionários, consequentemente acaba impactando positivamente no custo do total da obra.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A falta de organização no canteiro de obras gera deficiência na movimentação de material, fato que contribui para grande desperdício de tempo, recursos humanos e materiais na obra. Sendo conhecida a área para instalação do canteiro e as particularidades da obra a ser executada, devem ser relacionados os aspectos relevantes para a implantação do canteiro. Dentre tais aspectos NÃO é correto citar:
	
	
	
	o esquema de posicionamento adequado para estocagem dos materiais.
	
	
	as condições de trabalho.
	
	
	a organização da utilização de ferramentas.
	
	
	o uso dos meios de comunicação, como rádios ou telefones celulares.
	
	
	os requisitos de desempenho dos materiais utilizados.
	
Explicação:
Os requisitos de desempenho do materiais utilizados não estão associados ao planejamento da obra, mas sim, com a qualidade da mesma.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Durante o trabalho em um canteiro de obras, a movimentação de materiais é uma das atividades que mais tomam tempo de trabalho diário dos operários. Por isso, aumentar a produtividade da equipe e ao mesmo tempo diminuir a desordem no espaço é importante. Se considerarmos que a mão de obra é responsável por cerca de metade do custo de uma obra, fica ainda mais visível a importância dessa organização, já que quanto mais produtivo for o time, mais rápida a obra ficará pronta, diminuindo o custo dos trabalhadores. Na fase de planejamento para a criação de um estoque inteligente, todos são pontos de atenção devem ser considerados pelos gestores, EXCETO:
	
	
	
	Em qual quantidade os materiais serão recebidos?
	
	
	Quais materiais serão recebidos durante a construção?
	
	
	Onde e em que momento da obra serão usados?
	
	
	Quem serão os responsáveis pelo armazenamento dos materiais?
	
	
	Quando devem chegar ao canteiro?
	
Explicação:
Saber os responsáveis pela atividade de armazenamento e movimentação não é um ponto que precisa considerado pelos gestores na fase de planejamento do canteiro, ou seja, antes do começo do trabalho, pois na fase de planejamento o importante é saber que matérias serão necessários, quanto e quando serão recebidos no canteiro e quando serão aplicados na construção.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Um layout bem planejado do canteiro de obras reduz perdas e desperdícios de insumos, integra os elementos da obra e facilita as condições de trabalho. Uma das formas de facilitar o planejamento é criar um projeto que mostre, na planta do canteiro, onde será estocado cada tipo de material com previsão de transporte, movimentação de empregados e espaço para processamento e expedição. Para o melhor armazenamento da areia e brita no canteiro de obras, todos requisitos se aplicam, EXCETO:
	
	
	
	Uma baia deve armazenar material de uma determinada granulometria
	
	
	O local de estoque de areia e brita deve ficar próximo ao portão de materiais
	
	
	Devem ser levantadas baias de cerca de 1,20m de altura sobre um piso de concreto
	
	
	 Se possível, o local de estoque de areia e brita deve ficar diretamente ligado à caçamba do caminhão
	
	
	O terreno do local de armazenagem da areia e brita deve ser compactado
	
Explicação:
O local de estoque de areia e brita deve ficar próximo ao portão de materiais, se possível diretamente ligado à caçamba do caminhão. Devem ser levantadas baias de cerca de 1,20m de altura, sobre um piso de concreto. Detalhe: uma baia para cada granulometria de material. As baias evitam o vazamento do material e sua mistura com outros tipos de pedra.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Um layout bem planejado do canteiro de obras reduz perdas e desperdícios de insumos, integra os elementos da obra e facilita as condições de trabalho. Uma das formas de facilitar o planejamento é criar um projeto que mostre, na planta do canteiro, onde será estocado cada tipo de material com previsão de transporte, movimentação de empregados e espaço para processamento e expedição. Para o melhor armazenamento dos blocos cerâmicos ou de concreto no canteiro de obras, todos requisitos se aplicam, EXCETO
	
	
	
	Devem estar próximos ao local de utilização
	
	
	Podem ser armazenados em local aberto
	
	
	Podem ser empilhados até 2 m de altura
	
	
	Devem ser armazenados em estrados 7cm acima do chão
	
	
	Blocos diferentes devem ser empilhados em pilhas diferentes
	
Explicação:
A armazenagem dos blocos cerâmicos e de concreto ser feita em locais abertos em pilhas de no máximo 2m de altura. As peças devem estar próximas do local em que serão utilizadas, ou perto da central de transporte vertical. Blocos diferentes devem ficar em pilhas diferentes para garantir que não haverá troca de materiais durante a execução.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		No canteiro de obras, o armazenamento de materiais perecíveis deve ser realizado com um cuidado maior, para evitar que as intempéries modifiquem suas características físicas e químicas. Levando-se em consideração apenas o período em que os materiais normalmente ficam armazenados no canteiro, podem ser considerados como materiais perecíveis:
	
	
	
	cal e ferros.
	
	
	a pedra britada e o cimento.
	
	
	areia e tijolos.
	
	
	tijolo e ferros.
	
	
	o cimento e a cal.
	
Explicação:
Materiais não-perecíveis são: areia, pedras britadas, tijolos, madeiras e ferros. Outros materiais são considerados não-perecíveis, como pisos e azulejos, mas estes são materiais utilizados quando a obra já está coberta e podem ser armazenados dentro da mesma. 
Materiais perecíveis são: cimento, cal,  tintas, solventes e óleos.

Continue navegando