Buscar

PROVA DISCURSIVA IMUNOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1. O VDRL é um teste de triagem não treponêmico para sífilis, ou seja, que não avalia a presença de anticorpos produzidos especificamente para combater a bactéria T. pallidum., mas avalia a presença de anticorpos anticardiolipina (não treponêmicos) geralmente presentes na infecção sífilis, antes e depois do tratamento. O teste qualitativo é realizado com o objetivo de detectar a presença ou ausência do anticorpo na amostra. E, o teste semiquantativo, através de uma diluição seriada da amostra, proporciona uma estimativa da quantidade de anticorpos presente na amostra testada.
2. Principalmente na sífilis secundária devido às altas concentrações de anticorpos presentes o fenômeno prozona pode gerar resultados falso-negativos e a diluição auxilia a evitar esse interferente laboratorial. Se não realizado ou realizada de forma incorreta a diluição o protocolose encerra, isso resulta para o paciente um laudo falso negativo. Com resultado negativo o paciente não segue para o tratamento correto, dados epidemiológicos não são contabilizados, e danos maiores podem ser causados ao paciente no futuro com a evolução da doença.
 A amostra deve ser avaliada de duas formas, principalmente na sífilis secundária devido às altas concentrações de anticorpos, por isso é de extrema importância realizar a diluição de forma correta, pois resultados negativos em amostras puras podem ocorrer mesmo em pacientes infectados. Esse fenômeno é capaz de gerar um resultado falso negativo chamado de efeito prozona, pois a relação desproporcional que existe entre a quantidade de antígenos e anticorpos presentes na reação treponêmica faz com que não se formem complexos Ag-Ac passíveis de identificação. Assim, diante do resultado falso negativo o paciente deixa de realizar o tratamento adequado ficando suscetível a evolução da doença.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes