Buscar

As Etapas da Expansão Marítima Espanhola 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

### As Etapas da Expansão Marítima Espanhola: Uma Odisseia de Descobertas e Conquistas
A expansão marítima espanhola é um dos períodos mais marcantes da história mundial, caracterizado pela busca de novas rotas comerciais, descobertas geográficas e a conquista de vastos impérios. Este artigo visa oferecer uma visão detalhada das etapas desse processo histórico, desde os primeiros passos ousados até a consolidação do domínio espanhol sobre vastos territórios.
#### 1. **Raízes e Contexto Histórico:**
A expansão marítima espanhola teve suas raízes no contexto da Reconquista Cristã da Península Ibérica, que culminou com a expulsão dos mouros e a unificação dos reinos cristãos sob a Coroa de Castela e Aragão. Esse processo fortaleceu a identidade nacional espanhola e estimulou o interesse por novas rotas comerciais para contornar o monopólio muçulmano sobre as antigas rotas terrestres.
#### 2. **Os Primeiros Passos na Exploração:**
A primeira fase da expansão marítima espanhola foi marcada pelas explorações de Cristóvão Colombo. Em 1492, Colombo, patrocinado pelos Reis Católicos, Isabel de Castela e Fernando de Aragão, alcançou as Américas, acreditando ter chegado às Índias. Esse evento inaugurou uma era de exploração e colonização que iria transformar profundamente o mundo.
#### 3. **Conquista e Colonização das Américas:**
A segunda etapa da expansão marítima espanhola foi a conquista e colonização das terras recém-descobertas. Hernán Cortés, Francisco Pizarro e outros conquistadores espanhóis lançaram expedições audaciosas que resultaram na conquista do Império Asteca no México e do Império Inca no Peru. Essas conquistas não apenas ampliaram os domínios da Coroa Espanhola, mas também trouxeram enormes riquezas em ouro e prata para a Espanha.
#### 4. **Estabelecimento de um Império Global:**
A terceira fase da expansão marítima espanhola foi marcada pela consolidação do domínio espanhol sobre vastas áreas da América Latina, incluindo o México, o Peru, a América Central e partes do atual Estados Unidos. A Espanha estabeleceu um sistema de governo colonial baseado na exploração de recursos naturais e na evangelização dos povos indígenas, contribuindo para a disseminação da cultura e da língua espanhola.
#### 5. **Busca por Novas Rotas e Descobertas:**
A última etapa da expansão marítima espanhola envolveu a busca por novas rotas comerciais para o Oriente. Exploradores espanhóis como Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano realizaram a primeira circum-navegação do globo (1519-1522), abrindo novas rotas marítimas para o comércio com as Índias Orientais e o Extremo Oriente.
#### Conclusão:
A expansão marítima espanhola foi uma jornada épica de descobertas, conquistas e explorações que deixou um legado duradouro na história mundial. Desde os primeiros passos de Colombo até a consolidação do vasto império espanhol, esse período transformou não apenas a Espanha, mas também o mundo em que vivemos. Para o estudante que se prepara para um exame de concurso, compreender as etapas da expansão marítima espanhola é essencial para uma compreensão abrangente da história mundial e das interações entre culturas e civilizações.

Outros materiais