Buscar

UA12-Atendimento Educacional Especializado Discutindo Legislações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Educação Inclusiva e Diversidade_EaD_PED-3P_2024.1
UA12 -Atendimento Educacional Especializado: Discutindo Legislações: Exercício
1. Considerando as legislações que garantem o direito das pessoas com necessidades especiais e legitimam o Atendimento Educacional Especializado, de que forma a escola, como cumpridora de suas funções sociais, deve se planejar para orientar e combater as práticas de discriminação?
A. Estimular a realização de atividades curriculares multifuncionais relacionadas à diversidade e estabelecer ações passivas frente às discussões sobre inclusão, visto que tais assuntos são de ordem particular, não se estendendo ao âmbito coletivo. Cada um possui suas opiniões e entrelaçá-las iria fazer emergir um conflito generalizado.
B. Desenvolver espaços e atividades curriculares que apresentem discussões, mesmo que estas discussões sejam controversas, para demonstrar a pertinência e a necessidade de problematizar as questões que envolvem a diversidade em sua totalidade, incluindo a educação especial e os direitos das pessoas com deficiência.
C. Em sua função formadora de opiniões e condutas, a escola deve se resguardar ao direito de abordar, de maneira superficial, as temáticas de inclusão, bem como reforçar um olhar único e singular sobre a diversidade. É preciso retornar à uniformidade e homogeneidade no processo educacional.
D. Encaminhar as discussões sobre estes temas para outros/as profissionais de outras áreas, para que estes/as tenham a função de orientar as crianças e jovens, juntamente com suas famílias. É necessário que a escola diminua sua responsabilidade quanto às questões das deficiências e, para isso, deve restringir seu currículo, não se estendendo às culturas das minorias.
E. Para a escola, não é preciso uma ação que implique a discussão de questões sociais, éticas e morais. As relações entre liberdade, autonomia e respeito às diferenças já estão presentes no trabalho educativo e, principalmente, naqueles que tratam do Atendimento Educacional Especializado. A compreensão da Educação Especial já está no ser humano e, portanto, não necessita ser entendida.
2. Analise o fragmento de texto abaixo e marque a alternativa correta.
A elaboração e a execução do plano de AEE são de competência dos professores que atuam na sala de recursos multifuncionais ou centros de AEE, em articulação com os demais professores do ensino regular, com a participação das famílias e em interface com os demais serviços setoriais da saúde, da assistência social, entre outros necessários ao atendimento. O AEE tem como função:
A. A substituição de práticas regulares e da modalidade regular de ensino por práticas multifuncionais e modalidade especial de educação.
B. Preparar alunos comuns, por meio da AEE, para lidarem com os demais alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes do ensino regular.
C. Complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.
D. Combater o disposto no artigo 10 da Resolução 04/09.
E. Desintegrar as exigências legais estabelecidas pelo Conselho de Educação do respectivo sistema de ensino quanto ao seu credenciamento, autorização de funcionamento e organização, em consonância com as orientações preconizadas nestas diretrizes operacionais.
3. O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90), a Lei 7853 e o Decreto 3298 de 1989 estabelecem que todas as crianças e todos os adolescentes, inclusive os que têm deficiência, devem conviver com dignidade, respeito e liberdade com seus familiares e na comunidade onde vivem. Para que isso seja assegurado, eles têm direito a brincar, estudar, ser atendidos em entidades sociais e serviços de saúde, na região onde moram. Um dos mais importantes critérios para que isso aconteça tem a ver com o direito de ir e vir, que está relacionado com:
A. Acessibilidade, ou seja, possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, transportes, edificações e outros.
B. Deveres, ou seja, o dever de cumprir leis para ter direitos adquiridos.
C. Desejo, ou seja, desejar as mudanças é, de certa forma, um meio de consegui-las.
D. Família, ou seja, ter a figura de pai e mãe.
E. Saúde, ou seja, gozar de boa saúde para circular em todos os espaços.
4. Analise o fragmento de texto abaixo, associe com suas aprendizagens e marque a alternativa correta. A Constituição Federal, em seu Artigo 205 diz que a Educação, direito de todos e dever do Estado e da Família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. No Artigo 208, encontramos que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:
A. Atendimento educacional especializado às pessoas sem deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
B. Atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência, obrigatoriamente em escola especial.
C. Atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência, obrigatoriamente no serviço público social.
D. Atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência, preferencialmente no âmbito familiar e de apoio social.
E. Atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
5. Analise a questão abaixo e marque a alternativa correta.
De acordo com os órgãos Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação e Câmara de Educação Básica, a RESOLUÇÃO Nº 4, DE 2 DE OUTUBRO DE 2009 institui:
A. Leis que regulamentam o Atendimento Regular de Ensino, baseando-se na cidadania e no direito de todos.
B. Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.
C. Diretrizes que organizam o ECA e reafirmam os direitos da criança e do adolescente.
D. Portarias que deliberam sobre a Educação Especial, sobre a diversidade e sobre a igualdade de oportunidades.
E. Regras para comportamento educacional das pessoas com necessidades especiais.

Continue navegando