Buscar

PROVA

Prévia do material em texto

PROVA
1)
Contar com todos os dados relacionados aos equipamentos elétricos instalados na indústria, no comércio ou na residência é importantíssimo para atuar na busca da eficiência energética, portanto, medir os parâmetros elétricos como demanda ativa e reativa, corrente, tensão, fator de potência e distorções harmônicas da rede de energia elétrica por meio de gráfico ajudará na tomada de decisão sobre as ações a serem tomadas na instalação elétrica.
Considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
1. Medidores digitais dotados de memória permitem a execução da análise dos sistemas elétricos.
PORTANTO
2. Com a redução de custo dos aparelhos de medição elétrica e a sua capacidade de comunicação em rede de dados, vale a pena considerar a possibilidade de contar com medidores eletrônicos nos principais circuitos de uma instalação elétrica.
A respeito dessas asserções, marque a alternativa correta:
Alternativas:
· A afirmação 2 é correta, mas a afirmação 1 é falsa.
· A afirmação 1 é correta, mas a afirmação 2 é falsa.
· As afirmações 1 e 2 estão corretas e a afirmação 2 é uma justificativa para a afirmação 1.
· As duas afirmações são incorretas.
· As afirmações 1 e 2 estão corretas e a afirmação 2 não justifica a afirmação 1.
checkCORRETO
Resolução comentada:
Medidores digitais e medidores eletrônicos são coisas diferentes e portanto, uma asserção não justifica a outra, mas ambas estão corretas.
Código da questão: 50535
2)
O objetivo fundamental da proteção do sistema é fornecer o isolamento do circuito elétrico submetido a uma falha, evitando que o restante do sistema elétrico seja impactado, por isso, os relés são dispositivos amplamente utilizados em sistemas de controle para proteção das instalações elétricas de potência, provendo a separação galvânica entre diferentes circuitos elétricos na ocorrência de falhas como sobrecargas, correntes irregulares e outros problemas que podem surgir nas instalações elétricas.
Assinale a alternativa que descreve a classificação dos relés de acordo com as grandezas elétricas que eles medem.
Alternativas:
· Relés de proteção, digitais, eletromecânicos e híbridos.
· Relés temporizadores, térmicos, de contato, distância e carga.
· Relés de tensão, corrente, frequência, direcionais e de impedância.
checkCORRETO
· Relés de baixa tensão para acionamento e comando.
· Relés de sobretensão, curto-circuito, diferenciais, sentido de corrente e resistência.
Resolução comentada:
a classificação dos relés, de acordo com as grandezas elétricas que eles medem, corresponde à alternativa “Relés de tensão, corrente, frequência, direcionais e de impedância”, pois os relés são classificados pelas grandezas elétricas as quais são sensibilizados, assim, os relés de tensão são divididos em relés de sobre e de subtensão, os relés de corrente, que são os mais empregados nos sistemas elétricos na proteção de sobrecargas e curto-circuitos, os relés de frequência, que desligam o disjuntor que operam caso ocorra uma diferença no valor parametrizado pelo operador do sistema elétrico, os relés direcionais, que são pouco utilizados em sistemas elétricos de pequeno e médio porte, porém, são obrigatórios em instalações de grande porte, cujo abastecimento de energia elétrica ocorre por duas ou mais fontes, são sensibilizados pelo fluxo reverso de corrente elétrica no circuito elétrico em que estão instalados; os relés de impedância, que são utilizados pelas concessionárias de energia elétrica para a proteção das linhas de transmissão de energia elétrica.
A alternativa “Relés de sobretensão, curto-circuito, diferenciais, sentido de corrente e resistência” está errada, pois descreve os fenômenos que ocorrem nas instalações elétricas.
As alternativas “Relés temporizadores, térmicos, de contato, distância e carga” e “Relés de proteção, digitais, eletromecânicos e híbridos” estão erradas, pois não descrevem grandezas elétricas.
Código da questão: 44030
3)
O desenvolvimento e o emprego de tecnologias inovadoras em processos industriais são capazes de reduzir o consumo de energia, mas algumas dessas tecnologias também podem ser usadas no comércio e nos sistemas prediais.
Quais tecnologias descritas abaixo podem ser consideradas inovadoras na promoção da redução do consumo de energia elétrica?
I. Rede elétrica inteligente (smart grid).
II. Programas que visam modificar os hábitos de compra, os feebates.
III. Motor elétrico de alto rendimento.
IV. Computação em nuvem (cloud computing).
São verdadeiras:
Alternativas:
· II e III.
· I e II.
· I, III e IV.
checkCORRETO
· I, II, III e IV.
· I, II e III.
Resolução comentada:
a alternativa com a sequência I, III e IV é a correta, pois essas afirmativas descrevem tecnologias que podem ser usadas no comércio e nos sistemas prediais, como: computação em nuvem (cloud computing), rede elétrica inteligente (smart grid), sistemas de Iluminação e Light Emission Diode (LED), motor elétrico de alto rendimento, equipamentos de aquecimento, ventilação e ar-condicionado. A afirmativa II descreve uma política de incentivo a P&D.
Código da questão: 44042
4)
Sobre a correção do fator de potência nos sistemas elétricos, considere V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas:
( ) A legislação brasileira diz que o fator de potência deverá ter o limite mínimo de 0,92, caso ocorram valores menores, o consumidor será penalizado.
( ) O maior valor de fator de potência medido será considerado para a cobrança do excedente de reativo na fatura no mês.
( ) Uma das principais causas para o baixo fator de potência é o grande número de motores.
( ) Uma das principais consequências de um baixo fator de potência é a limitação da capacidade dos transformadores de alimentação.
( ) A correção do fator de potência por meio do uso de indutores, que são equipamentos capazes de armazenar energia magnética.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta:
Alternativas:
· V – V – F – V – F.
· V – F – V – V – F.
checkCORRETO
· F – V – F – V – F.
· V – F – F – V – F.
· V – V – V – V – F.
Resolução comentada:
o menor valor de fator de potência medido será considerado para a cobrança do excedente de reativo na fatura no mês e a correção do fator de potência por meio do uso de capacitores, que são equipamentos capazes de armazenar energia elétrica, portanto, a sequência correta é V – F – V – V – F.
Código da questão: 44018
5)
Um transdutor é normalmente um dispositivo que converte uma forma de energia em outra forma de energia para fins de medição ou envio de informação.
Considerando que o alto-falante é um transdutor que transforma um sinal elétrico variável em energia mecânica em forma de onda sonora, considere V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas:
( ) Os transdutores permitem a conversão das medidas elétricas de corrente, tensão, pressão, vazão, entre outras.
( ) Muitos transdutores são sensores ou atuadores, porém, alguns transdutores podem não ter um elemento sensor em sua construção.
( ) Os transformadores de corrente (TCs) e os transformadores de potencial (TPs) não podem ser considerados exemplos de transformadores de medida.
( ) Os transdutores podem oferecer além dos valores de tensão e corrente-padrão e saídas seriais de dados em protocolos.
( ) Os transformadores de corrente (TCs) e os transformadores de potencial (TPs) fazem a medição de tensão e corrente de um sistema elétrico, normalmente muito elevadas, para valores que podem ser oferecidos para equipamentos de medida.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta:
Alternativas:
· F – V – F – V – F.
· V – F – V – V – F.
· V – V – F – V – V.
checkCORRETO
· V – F – F – V – F.
· V – V – F – V – F.
Resolução comentada:
a alternativa com a sequência V – V – F – V – V é a correta, pois os transformadores de corrente (TCs) e os transformadores de potencial (TPs) são exemplos de transformadores de medida.
Código da questão: 44048
6)
Adotar novas técnicas de controle sobre um processo é automatizar esse processo. Oobjetivo de automatizar um processo é criar um sistema ativo que forneça a melhor resposta possível atuando de acordo com as informações recebidas do processo por meio dos sensores.
Assinale a alternativa que descreve a ação executada por um sistema de automação.
Alternativas:
· Instalar equipamentos de controle com transdutores e sensores.
· Receber os sinais provenientes dos sensores do sistema.
· Aumentar a produtividade, qualidade, flexibilidade e confiabilidade.
· Calcular a melhor ação corretiva a ser executada seguindo um modelo matemático que descreve as características do processo.
checkCORRETO
· Executar medições das variáveis do processo.
Resolução comentada:
a alternativa que corretamente descreve a ação executada por um sistema de automação é “Calcular a melhor ação corretiva a ser executada seguindo um modelo matemático que descreve as características do processo”, pois o sistema de automação calcula a melhor ação corretiva a ser executada seguindo um modelo matemático que descreve as características do processo que se deseja automatizar.
Código da questão: 44044
7)
Para um bom projeto elétrico, é importante conhecer os dados relacionados ao suprimento local de energia elétrica e as características funcionais da área industrial, administrativa, comercial ou residencial. Uma planta contendo detalhes sobre a situação da obra no contexto urbano, da arquitetura do prédio, do arranjo das máquinas ou equipamentos e suas cargas, bem como possíveis expansões e melhorias, também ajudam no desenvolvimento do projeto elétrico.
Assinale a alternativa que descreve o que um projeto de um sistema elétrico deve contemplar.
Alternativas:
· Utilização de redundâncias na alimentação da indústria, do comércio ou da residência.
· Todas as demais alternativas contemplam o que um projeto de sistema elétrico deve contemplar.
checkCORRETO
· Garantia da disponibilidade dos equipamentos, evitando falhas, interrupções, ou mesmo defeitos
· Possibilidade de mudanças na localização das máquinas e dos equipamentos.
· Facilidade de acessibilidade aos dispositivos de segurança e manobra das instalações.
Resolução comentada:
todas as demais alternativas contemplam o que um projeto de sistema elétrico deve contemplar, pois o projeto de um sistema elétrico deve admitir a possibilidade de mudanças na localização das máquinas e dos equipamentos, facilitar a acessibilidade aos dispositivos de segurança e manobra das instalações, mas, principalmente, deve garantir a disponibilidade dos equipamentos, evitando falhas, interrupções, ou mesmo defeitos no sistema elétrico. Para evitar interrupções totais ou em partes do circuito elétrico, podemos utilizar redundâncias na alimentação da indústria, do comércio ou da residência.
Código da questão: 44015
8)
É necessário configurar os CPS elaborando uma lógica de controle para atuar sobre eventuais diferenças ou valores indesejados do processo ou sistema que você deseja controlar. Os dados recebidos e enviados pelos CPS podem ser estruturados em relatórios que descrevem os eventos do processo e ofertados em tempo real ou enviados para um usuário específico.
Os principais CPS do mercado podem ser programados pelo uso de cinco linguagens-padrão. Quais das afirmativas abaixo descrevem alguma dessas linguagens-padrão?
I. FDB – linguagem de diagrama de blocos.
II. LAN – linguagem de alto nível.
III. LD – linguagem de contatos e acionamentos elétricos.
IV. ST – linguagem de texto estruturado.
São verdadeiras:
Alternativas:
· I, III e IV.
checkCORRETO
· I, II, III e IV.
· I, II e III.
· II e III.
· I e II.
Resolução comentada:
a alternativa é a correta, pois os itens I, III e IV descrevem as cinco linguagens-padrão que os principais CP do mercado podem ser programados. O item II não descreve nenhuma linguagem de programação.
Código da questão: 44047
9)
A adoção das normas garante segurança e durabilidade das instalações elétricas. Além das normas técnicas brasileiras, o projetista deve conhecer as normas técnicas internacionais IEC (International Electrotechnical Commission), principalmente quanto às especificações de cabos, transformadores de potência e medida, painéis elétricos, conectores, entre outros componentes ou dispositivos elétricos.
Assinale a alternativa que descreve as principais normas utilizadas nos projetos de instalações elétricas.
Alternativas:
· NR 10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade.
· NBR 5.419 – Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas
· Todas as demais alternativas descrevem normas que são utilizadas nos projetos de instalações elétricas.
checkCORRETO
· NBR 5.410 – Instalações elétricas de baixa tensão.
· NBR 14.039 – Instalações elétricas de média tensão de 1 a 36 kV.
Resolução comentada:
todas as normas citadas são utilizadas nos projetos de instalações elétricas.
Código da questão: 44016
10)
As instalações industriais contam com uma grande quantidade de motores elétricos e devemos tratá-los de forma especial quanto a configuração de suas proteções em função de suas características peculiares, tais como: a corrente absorvida pelo motor durante a partida (superior à de funcionamento normal) e a potência absorvida em funcionamento (determinada pela potência mecânica no eixo do motor e que pode resultar em sobrecarga no circuito de alimentação).
Assinale a alternativa que descreve os elementos para proteger um circuito terminal de motor elétrico.
Alternativas:
· Basta um relé térmico para proteger o circuito motor contra sobrecarga.
· Somente disjuntores são suficientes para proteger um circuito com motor elétrico.
· Elementos de seccionamento, proteção contra correntes de curto-circuito, proteção contra correntes de sobrecarga e comando funcional são elementos a considerar num circuito terminal de motor.
checkCORRETO
· A NBR 5.410 não trata das peculiaridades do circuito motor, portanto, a definição dos elementos de proteção fica a critério do projetista.
· Relés térmicos de sobrecarga que trabalham em conjunto com os controladores e os dispositivos de proteção contra curtos-circuitos, que normalmente são disjuntores dotados apenas de disparador térmico e fusíveis aM, são dispositivos de proteção que atendem à proteção do circuito motor.
Resolução comentada:
os elementos a considerar num circuito terminal de motor são o seccionamento, proteção contra correntes de curto-circuito, proteção contra correntes de sobrecarga e comando funcional. Exemplos de dispositivos para isso são os relés térmicos de sobrecarga, que trabalham em conjunto com os contatores, e os dispositivos de proteção contra curtos-circuitos, que normalmente são disjuntores dotados apenas de disparador magnético e fusíveis aM.
Código da questão: 44021

Outros materiais