Buscar

Av1 - Teorias da História

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A citação a seguir, extraída do livro “Helenismo, história de uma civilização”, escrito pelo historiador britânico Arnold Joseph Toynbee, tece comentários a respeito da importância da polis para os gregos: "A cidade-estado era um objeto mais digno de devoção do que os deuses do Olimpo, feitos à imagem de bárbaros humanos. A personalidade humana, quando emancipada, sofre se não encontra um objeto mais ou menos digno de sua devoção, fora de si mesma” (TOYNBEE, 1963, p. 49).
Com o advento da polis, cidades-estados gregas que possuíam autonomia e independência política entre si, é nítido perceber uma significativa mudança em relação à intelectualidade dos gregos. É neste contexto que ideias como política, democracia, cidadania, assim como campos do conhecimento como história, filosofia, geografia, passam a fazer parte do linguajar cotidiano de seus habitantes. Mas, se por volta do século V a.C. estas prerrogativas passam a direcionar a vida dos helênicos, em tempos anteriores no imaginário grego predominava o pensamento:
Alternativas:
a)
Que possuía uma ligação muito grande com as expressões religiosas orientais, fonte de inspiração não só aos gregos, que conheciam profundamente as prerrogativas ligadas a esta perspectiva religiosa, mas a todos os povos que habitavam as proximidades da divisa entre Oriente e Ocidente.
b)
Estritamente político, como demonstra o desenvolvimento da cidade Esparta, por exemplo. Preocupados com invasões dos povos considerados pelos gregos como bárbaros, não tinham interesse em reflexões abstratas, como a filosofia, dedicando a atenção para a arte da guerra acima de qualquer coisa.
c)
Mitológico, baseado na crença herdada pelos povos nórdicos, como os vickings que, grandeS desbravadores que eram do mundo antigo, conquistaram várias colônias gregas antes do surgimento das cidades-estados, deixando como herança para os habitantes da Península Balcânica sua cultura mítica.
d)
Vinculado à religiosidade cristã, principalmente pelo fato de Platão, com suas viagens por várias partes do mundo antigo, ter tido contato com o que chamamos atualmente de cristianismo primitivo, pressuposto que criou as bases para o modelo cristão que predominou no Ocidente a partir do século IV.
e)
Ligado à mitologia, pressuposto que fazia parte do cotidiano das pessoas desde pequenos, quando eram orientados no interior de suas casas, principalmente pelas mulheres, com histórias de deuses e semideuses. Já na vida adulta, os poetas em público davam continuidade a esta narrativa mitológica.
Alternativa assinalada
2)
A Idade Média é um período histórico importante de se estudar que chega a ser uma tarefa muito difícil tentar entender a história do Brasil, principalmente após 1500, desvinculada da história da Europa do final deste período. E é justamente neste momento que podemos perceber uma significativa transformação que mudaria para sempre a relação social entre as pessoas: a transição do feudalismo para o sistema capitalista.
 Assinale a alternativa a seguir que explica esta modificação: 
Alternativas:
a)
Transformação das relações comerciais: o feudalismo dá lugar a um sistema onde as trocas de mercadorias passa a existir.
b)
Se na Idade Média pode-se perceber as relações se darem no âmbito urbano, após este período as sociedades passam a se relacionar no mundo rural.
c)
Durante a Idade Média era comum as sociedades serem reguladas pelo sistema de classes sociais, situação que chega ao fim com a ascensão do sistema capitalista.
d)
Mudança de um sistema baseado na geração de produtos de subsistência para um regime baseado na produção de bens e serviços.
Alternativa assinalada
e)
Na Idade Média as transações comerciais se davam exclusivamente pelo sistema de vendas de mercadorias, substituído pelo sistema conhecido como escambo.
3)
Complete as lacunas da sentença a seguir: 
“[...] na _____________________ do século XVII, o sentido da palavra “melhoramento” estendeu-se além de seu significado de “tornar alguma coisa melhor”; significa fazer algo visando lucro monetário e, sobretudo, cultivar a terra visando _____________________, através dos _____________________. Os melhoramentos não dependeram num primeiro momento de avanços tecnológicos, e sim da utilização de novas técnicas agrícolas, implicando a eliminação dos antigos _____________________ e práticas que limitavam o uso mais produtivo da terra. Ao mesmo tempo, novas concepções de _____________________ eram teorizadas, como a de John Locke [...], na qual se sustenta que a propriedade é baseada no ato de tornar a terra produtiva e lucrativa” (SECRETO. In.: LIMA, E. N.; DELGADO, N. G.; MOREIRA, R. J. [Orgs.], 2007, p. 51).
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas:
a)
Inglaterra, lucro, cercamentos, costumes e propriedade.
Alternativa assinalada
b)
Europa, benfeitorias, cercamentos, feudos e domesticação.
c)
França, lucro, cercamentos, colonos e propriedade.
d)
Inglaterra, enriquecimento, expropriadores, costumes e escravidão.
e)
Inglaterra, desmatamento, loteamentos, feudos e domesticação.
4)
Leia com atenção o trecho abaixo:
Nós nos propomos a examinar as condições e os procedimentos e indicar o caráter e os limites do conhecimento histórico. Como chegamos a saber do passado o que é possível e o que importa saber? O que é um documento? Como tratar os documentos com vistas à obra histórica? Que são os fatos históricos? E como agrupá-los para construir a obra histórica? Um ensaio sobre o método das ciências históricas. (LANGLOIS e SEIGNOBOS, 1898, apud REIS, 1995, p. 47)
 
Este trecho nos mostra algumas das principais características da Escola Metódica Francesa, herdeira dos metódicos alemães, em especial de Leopold von Ranke. Sobre os pressupostos rankeanos relativos ao método histórico, considere as afirmativas a seguir:
I- Para Ranke, havia apenas duas maneiras de se adquirir conhecimento sobre os assuntos humanos - através da percepção particular ou através da abstração.
II- Ranke sinalizava para o que seria o relativismo histórico moderno, ao considerar abrir o leque das fontes em seus últimos escritos.
III- Ranke negava a filosofia da História, especialmente de Hegel, e queria buscar a verdade dos fatos históricos
IV- Para Ranke, a história seria sempre subserviente à Filosofia, considerada por ele a ciência mãe de todos os campos científicos ligados às humanidades.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas:
a)
I e II
b)
II e III
c)
III e IV
d)
I e III
Alternativa assinalada
e)
II e IV
5)
Leia as afirmativas abaixo e classifique-as como verdadeiras ou falsas:
( ) Por característica, os historiadores metódicos analisavam a história de forma factual.
( ) Não haveria relação de causa e consequência entre dois grandes eventos históricos.
( ) A história tinha poder político e era usada pelo estado na formação patriótica dos cidadãos, nunca para justificar a luta contra seus inimigos.
( ) Por característica, os historiadores metódicos analisavam a história de forma processual.
A sequência correta aparece na alternativa:
Alternativas:
a)
F-F-V-V
b)
V-V-F-F
Alternativa assinalada
c)
F-V-F-V
d)
V-F-V-F
e)
F-V-V-F

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais