Buscar

31 A Revolução Industrial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

**A Revolução Industrial**
A Revolução Industrial foi um período de transformação econômica, social e tecnológica que teve início na Grã-Bretanha no final do século XVIII e se estendeu por grande parte do século XIX. Aqui estão os principais aspectos desse período:
1. **Causas:** A Revolução Industrial foi impulsionada por uma série de fatores, incluindo o desenvolvimento de novas tecnologias, como a máquina a vapor, o surgimento de uma classe empreendedora e capitalista interessada em investir em novas indústrias, a disponibilidade de matérias-primas e energia, a expansão do comércio internacional e mudanças nas práticas agrícolas que liberaram mão-de-obra para o setor industrial.
2. **Inovações Tecnológicas:** A Revolução Industrial foi caracterizada pelo desenvolvimento de uma série de inovações tecnológicas que transformaram os processos de produção. Isso incluiu a invenção da máquina a vapor por James Watt, que impulsionou máquinas e locomotivas, a introdução de novos métodos de produção, como a manufatura e a produção em massa, e avanços em áreas como têxteis, siderurgia, transporte e comunicação.
3. **Impacto Social e Econômico:** A Revolução Industrial teve um impacto profundo na sociedade e na economia. Ela levou ao crescimento da produção e da riqueza material, bem como ao aumento da urbanização, à expansão da classe trabalhadora industrial e à mudança de padrões de vida. No entanto, também gerou condições de trabalho precárias, poluição ambiental, desigualdade social e exploração de trabalhadores, dando origem a movimentos de protesto e sindicatos.
4. **Expansão Global:** A Revolução Industrial não se limitou à Grã-Bretanha, espalhando-se rapidamente por outras partes da Europa e do mundo, incluindo os Estados Unidos, Alemanha, França e Japão. Essa expansão global transformou a economia mundial, levando ao surgimento do capitalismo industrial e ao estabelecimento de relações econômicas globais.
5. **Legado:** O legado da Revolução Industrial é vasto e duradouro. Ela lançou as bases para a moderna economia industrial e capitalista, transformando radicalmente a forma como o trabalho era organizado, a produção era realizada e a riqueza era distribuída. A Revolução Industrial também teve impactos profundos nas esferas política, social, cultural e ambiental, moldando o mundo em que vivemos até os dias de hoje.

Outros materiais