Buscar

classificação a Biogeografia resumo

Prévia do material em texto

Biogeografia é uma ciência sintética, relacionados à geografia, biologia, ciência do solo, geologia, climatologia, ecologia e evolução.
Alguns conceitos fundamentais em biogeografia incluem:
· Evolução - mudança na composição genética de uma população;
· Extinção - o desaparecimento de uma espécie;
· Dispersão - o movimento das populações de distância de seu ponto de origem, relativos à migração;
· Áreas endêmicas;
· Geodispersão - a erosão das barreiras à biótica [desambiguação necessária] dispersão e fluxo gênico, que permite a expansão da área e da fusão de biotas previamente isoladas;
· Alcance e distribuição;
· Vicariância - a formação de barreiras à dispersão biótica e fluxo gênico, que tendem a subdividir as espécies e biotas, levando à especiação e extinção.
Padrões e Processos
Para compreender o padrão de distribuição dos organismos é preciso estar consciente de que este padrão decorre da interação de dois tipos de processos. Estes são os processos espaço-temporais dos organismos vivos (bióticos) e do planeta (abióticos); são processos que ocorrem diversamente no espaço ao longo do tempo. Os processos são de três tipos principais: extinção, dispersão e vicariância:
1. A extinção é o processo onde a população é dividida após um evento de extinção central que, de certa forma, isola as populações restantes e estas podem sofrer especiação por quebra de fluxo gênico;
2. Dispersão é um conjunto dos processos que possibilitam a fixação de indivíduos de uma espécie num local diferente daquele onde viviam os seus progenitores, e pode ocorrer através da colonização de áreas afastadas e promover uma especiação por quebra de fluxo genético;
3. Vicariância é um processo evolutivo desencadeado pela ocorrência de um ou mais eventos geológicos em uma área habitada por um determinado grupo, que separa significativamente os indivíduos deste grupo, impossibilitando o fluxo gênico, causando assim uma especiação alopátrica.
Os padrões de distribuição de espécies em áreas geográficas geralmente podem ser explicados por uma combinação de fatores históricos, biológicos, ecológicos e ambientais. Fatores biológicos incluem a especiação e a extinção, enquanto os fatores geológicos incluem a deriva continental, glaciação, variação do nível do mar, organização de vias fluviais e a captura fluvial. Outros fatores ambientais, como as características do habitat e as fontes de energia disponíveis no ecossistema, somados à distribuição irregular de massas de terra (que leva ao potencial isolamento de ecossistemas), contribuem para distribuição das espécies.

Continue navegando

Outros materiais