Buscar

Redução da maioridade penal

Prévia do material em texto

Porque ser favorável a redução da maioridade penal?
.A discussão do tema parece se manter sempre presente na política brasileira. No Brasil, a Constituição de 1988 estabelece a maioridade penal a partir dos 18 anos, no artigo 228, o qual declara que indivíduos menores de idade são inimputáveis e ficam sujeitos a uma regulamentação específica. 
Jovens entre 16 e 18 anos tem discernimento para serem responsabilizados por crimes graves, enquanto o Estatuto da Criança e do Adolescente não os pune efetivamente, levando a um aumento de delitos. Por serem condenados com penas mais leves os jovens são usados por organizações criminosas. Adolescentes que cometem crimes hediondos são irrecuperáveis e sempre serão criminosos.
Uma pessoa que tem 15/16 anos sabe que está cometendo um crime, e se ela sabe que está cometendo um crime e escolhe cometer esse crime ela deve ser punida.
O problema não é a idade, o problema é o que está gerando o crime, então nós temos que combater a causa do crime.
O problema é a corrupção.
O problema é a má educação que não gera dentro da escola a vontade da criança estuda.
 O problema são as referências que ele tem na sua comunidade.
Uma solução bem interessante que já é uma solução da Inglaterra, é que se o juiz avaliar que aquele menor de idade é um risco para a sociedade, ele vai manter o menor preso e ponto final.
Se 90% dos brasileiros são a favor da redução da maioridade penal, então, a quem servem os 11 senadores que votaram contra o projeto? Foram eleitos para que? Para defender a vontade do povo ou para defender seus próprios interesses?
”É impressionante ver o menino de 16 anos que pode votar, decidir o futuro do país, não ser responsabilizado quando ele mata, estupra, comete latrocínio, aí ele não pode ser responsabilizado.”- Nicolas Ferreira

Continue navegando