Buscar

Estudos Disciplinares XVI 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudos Disciplinares XVI 10/10
1) Sobre o desenvolvimento sustentável, discutido atualmente em todo o mundo pelos movimentos sociais e movimentos ambientalistas, pode-se afirmar que:
I) É fruto da Terceira Revolução Industrial e tem como princípio básico o uso racional dos recursos naturais e das fontes de energias renováveis na produção de equipamentos resultantes do desenvolvimento tecnológico.
II) Estabeleceu-se a partir da implantação da nova Divisão Internacional do Trabalho (DIT), na qual os países ricos responsabilizam-se por um tipo de produção industrial com baixa emissão de gases tóxicos, dando margem aos países pobres a ampliarem a sua produção e consequente emissão de gases.
III) Resulta dos debates acerca dos problemas ambientais e configura-se como uma forma de progresso econômico que compromete o meio ambiente e tem como princípio o uso racional dos recursos naturais disponíveis e indisponíveis.
Está(ão) correta(s) apenas:
b). I
2) “Vários estudos atestam que os atuais padrões de consumo crescem mais rapidamente que a capacidade de regeneração dos sistemas naturais. Ou seja, para manter os níveis de uso de recursos como a água, os minérios, os solos e as florestas da maior parte da população mundial, seriam necessários vários planetas Terra”. (MARTINS, D. et al. Geografia, sociedade e cotidiano: espaço mundial. Volume 03, 3ª ed. São Paulo: Escala educacional, 2013. p.264).
O padrão não sustentável de consumo das sociedades atuais fez emergir uma grande preocupação quanto ao esgotamento dos recursos naturais. A definição acima apresentada refere-se ao conceito de:
Escolha uma opção:
a. Pegada ecológica.
3) Pode-se considerar que os assuntos que dizem respeito à responsabilidade social das empresas com seus funcionários, com os consumidores de seus produtos e serviços e com os órgãos do governo constituem o campo da ética aplicada relacionada à:
Escolha uma opção:
b. Ética dos negócios.
4) O conceito clássico de desenvolvimento sustentável afirma que “É o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro” (BRUNDTLAND,1991).
São componentes de desenvolvimento sustentável:
Escolha uma opção:
e. Sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica.
5) Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente”.
WWF Brasil. O que é desenvolvimento sustentável. Disponível em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel. Acesso em: 14/09/2019.
Assinale a alternativa que NÃO aponta uma maneira correta de promover o desenvolvimento sustentável.
Escolha uma opção:
d. Ampliação da área de cultivo agrícola em larga escala.
6) A responsabilidade social das empresas e o comportamento ético dos administradores fazem parte das tendências mais importantes que estão influenciando a teoria e a prática da administração neste início do terceiro milênio. Assim sendo, as obrigações das empresas em relação a todos os que delas dependem ou são por elas afetadas é um conceito de nível:
Escolha uma opção:
d. Shareholder.
7) As ações de responsabilidade social que uma organização realiza têm efeitos diretos sobre:
Escolha uma opção:
a. As impressões dos clientes sobre a organização; portanto, sobre a imagem corporativa.
8) Uma empresa multinacional, com mais de 35 anos no Brasil e líder de mercado, se instalou desde sua chegada em um bairro periférico de uma região metropolitana do sudeste brasileiro. Com o crescimento populacional, o entorno foi ocupado por população de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Em uma determinada época, os colaboradores da empresa passaram a reclamar com as chefias do elevado índice de assaltos nos horários de almoço, entrada e saída. Esta situação foi publicada por importantes veículos de comunicação. Sobre este cenário, considere:
I. A empresa pode investir em uma política de responsabilidade social na comunidade, com cursos de capacitação e letramento, construção de centros comunitários para práticas esportivas e culturais e reformas de espaços públicos, inclusive com a participação dos colaboradores.
PORQUE.
II. O investimento em responsabilidade social pode gerar imagem positiva nos diversos stakeholders: nos colaboradores, que teriam outra imagem da comunidade; nos moradores do entorno, que teriam a empresa como parceira; no poder público que, ao se beneficiar dos investimentos, pode auxiliar a empresa nos eventos e colaborar para tentar diminuir os índices de vulnerabilidade social e, finalmente, nos consumidores finais, que estariam adquirindo produtos com um selo de cidadania.
Escolha uma opção:
c. Ambas as afirmações são verdadeiras e a segunda explica a primeira.
9) A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um cenário que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: “o desenvolvimento sustentável”. Nesse sentido, o uso dessa expressão tem a finalidade de:
Escolha uma opção:
b. Propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.
10) Complete a lacuna com uma das alternativas abaixo: ___________________ é um conceito político-administrativo relacionado com o dever de prestar contas e que, no Brasil, encontrou terreno propício para aflorar com a promulgação da Constituição Federal de 1988, na qual os direitos e os deveres do cidadão, da sociedade, do Estado, do mercado e as formas de regulação social foram demarcados pelo viés da responsabilidade social, da democracia e da solidariedade social.
Escolha uma opção:
d. Accountability.

Outros materiais