Buscar

A Constituição Federal de 1988 tem diferentes classificações JFV

Prévia do material em texto

A Constituição Federal de 1988 tem diferentes classificações, a depender da doutrina, no entanto, de acordo com a doutrina majoritária as classificações mais adequadas são essas que listarei abaixo:
1. Quanto à origem: A Constituição brasileira é classificada como promulgada ou democrática, pois foi elaborada e aprovada por uma Assembleia Nacional Constituinte.
2. Quanto à forma: Considera-se escrita, uma vez que está codificada em um único documento formalmente estabelecido, diferentemente de constituições não escritas, que se baseiam em costumes.
3. Quanto ao modo de elaboração: É dogmática, pois reflete um conjunto sistematizado de ideias e princípios sobre a organização do Estado e os direitos fundamentais.
4. Quanto à estabilidade: É considerada rígida, visto que sua alteração exige um processo legislativo mais complexo e criterioso do que o necessário para mudanças na legislação ordinária.
5. Quanto ao conteúdo: É analítica, também conhecida como prolixa, pois detalha extensivamente a organização do Estado, os direitos e garantias fundamentais, e a ordem social e econômica, indo além dos princípios gerais de organização e funcionamento.
6. Quanto à finalidade: A Constituição de 1988 pode ser vista como dirigente ou normativa, tendo em vista que estabelece diretrizes programáticas para a atuação do Estado.

Continue navegando