Buscar

Introdução - Biografia de Castro Alves e Machado de Assis

Prévia do material em texto

Introdução - Biografia
Castro Alves
Antônio Frederico de Castro Alves foi um importante poeta brasileiro do século XIX. Nasceu na cidade de Curralinho (Bahia) em 14 de março de 1847.
No período em que viveu (1847-1871), ainda existia a escravidão no Brasil. O jovem baiano, simpático e gentil, apesar de possuir gosto sofisticado para roupas e de levar uma vida relativamente confortável, foi capaz de compreender as dificuldades dos negros escravizados.
Manifestou toda sua sensibilidade escrevendo versos de protesto contra a situação a qual os negros eram submetidos. Este seu estilo contestador o tornou conhecido como o “Poeta dos Escravos”. 
Aos 21 anos de idade, mostrou toda sua coragem ao recitar, durante uma comemoração cívica, o “Navio Negreiro”. A contra gosto, os fazendeiros ouviram-no clamar versos que denunciavam os maus tratos aos quais os negros eram submetidos. 
Além de poesia de caráter social, este grande escritor também escreveu versos lírico-amorosos, de acordo com o estilo de Vítor Hugo. Pode-se dizer que Castro Alves foi um poeta de transição entre o Romantismo e o Parnasianismo.
Machado de Assis
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro, no dia 21 de junho de 1839. Com dez anos perdeu a mãe e não completou seus estudos. Ajudando na igreja, recebia aulas de latim com o padre Silveira Sarmento. Na padaria de Madame Gallot aprendia francês. Com 15 anos já ensaiava suas primeiras poesias.
Por falta de condições econômicas da família começou a trabalhar na livraria, tipografia e jornal de Paula Brito. Com 16 anos, publicou no jornal Marmota Fluminense o poema “Ela”, iniciando assim uma longa carreira de jornalista. Em 1856 entrou para a Imprensa Oficial como aprendiz de tipógrafo. Em 1858 começou a escrever regularmente para o Correio Mercantil. Colaborava para os jornais, Marmota, O Espelho, onde se iniciou na crítica teatral, A Semana Ilustrada, entre outros.
Por volta de 1860, Machado de Assis, com 20 anos, já frequentava os círculos literários e jornalísticos do Rio de Janeiro. Ao entrar para o Diário do Rio tornou-se representante do jornal do senado. Em 1864 publica seu primeiro livro “Crisálidas”, uma coletânea de poemas. Em 1967 é nomeado Diretor do Diário Oficial, iniciando sua carreira de funcionário público. Em 1897 foi eleito presidente da Academia Brasileira de Letras.Tendo se dedicado a quase todos os gêneros literários, escreveu mais de 50 obras, com destaque para os romances e contos, entre eles, “A Mão e a Luva” (1874), “Helena” (1876), “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (1881), “O Alienista” (1882), “Quincas Borba” (1891), “Dom Casmurro” (1899) e “Esaú e Jacó” (1904). Machado de Assis faleceu no Rio de Janeiro, no dia 29 de setembro de 1908.
Referências 
https://www.pensador.com/autor/machado_de_assis/biografia/
https://www.suapesquisa.com/biografias/castroalves.htm

Continue navegando