Buscar

Estudo de caso Patologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO
As artérias pulmonares transportam o sangue do coração para os pulmões. O sangue carrega o oxigênio dos pulmões de volta para o coração. Por meio do coração, o sangue é bombeado para o resto do corpo, fornecendo oxigênio para os tecidos. Dessa forma quando uma artéria pulmonar é bloqueada por um êmbolo, as pessoas podem não conseguir obter oxigênio suficiente no sangue. Por meio disto, grandes êmbolos podem causar um bloqueio tão significativo que o coração não consegue bombear sangue suficiente através das artérias pulmonares e estas permanecendo abertas, sofrem com a pressão arterial que diminui. Quando pouco sangue for bombeado ou o coração for submetido a um esforço excessivo, a pessoa pode entrar em choque e morrer.
No caso descrito no enunciado da atividade, o paciente é hipertenso, então ele provavelmente teve lesões endoteliais, pois sendo uma doença crônica, a hipertensão eleva os níveis de pressão nas artérias e com a aceleração do fluxo sanguíneo ocorre o rompimento do fluxo laminar, podendo provocar uma lesão endotelial.
Dessa forma, provavelmente no caso deste paciente, a trombose está localizada no coração do mesmo, pois as lesões endoteliais são responsáveis pela formação de trombos nas artérias e coração, podendo o fluxo sanguíneo intenso, bloquear a coagulação sanguínea, diminuindo os fatores de coagulação ativados. 
Referências Bibliográficas
https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-pulmonares-e-das-vias-respirat%C3%B3rias/embolia-pulmonar/embolia-pulmonar-ep

Outros materiais