Buscar

Capacitor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Capacitor
Um capacitor é um componente eletrônico fundamental que armazena energia em um campo elétrico. Ele é composto por dois condutores separados por um material isolante, chamado dielétrico. Os condutores são geralmente placas metálicas, e o dielétrico pode ser ar, papel, plástico, cerâmica ou outros materiais.
Quando uma diferença de potencial elétrico (tensão) é aplicada aos terminais do capacitor, cargas elétricas positivas se acumulam em uma das placas (positiva) e cargas negativas na outra placa (negativa). Isso cria um campo elétrico entre as placas, e o capacitor se carrega. A quantidade de carga que um capacitor pode armazenar, para uma determinada tensão, é medida pela sua capacitância, e a unidade de medida é o farad (F).
Os capacitores têm várias aplicações em circuitos eletrônicos:
1. **Armazenamento de Energia:** Capacitores são usados para armazenar energia elétrica temporariamente. Eles são empregados em circuitos de temporização, filtragem e estabilização de tensão.
2. **Filtragem de Sinais:** Em circuitos eletrônicos, os capacitores são frequentemente usados em conjunto com resistores para filtrar sinais elétricos. Eles podem passar sinais de corrente contínua enquanto bloqueiam sinais de corrente alternada, ou vice-versa, dependendo da configuração do circuito.
3. **Acoplamento de Sinais:** Capacitores são usados para transferir sinais de um estágio para outro em um circuito sem permitir a passagem de corrente contínua. Isso é útil em amplificadores e circuitos de áudio.
4. **Correção do Fator de Potência:** Em sistemas de energia elétrica, capacitores são utilizados para corrigir o fator de potência, aumentando a eficiência da transmissão de energia e reduzindo perdas.
5. **Circuitos de Ressonância:** Em circuitos sintonizados e ressonantes, os capacitores são usados em conjunto com indutores para criar oscilações e ressonância em determinadas frequências.
Capacitores vêm em uma variedade de tipos e tamanhos, desde pequenos capacitores de cerâmica utilizados em eletrônica de consumo até capacitores eletrolíticos de grande porte usados em equipamentos de potência. Cada tipo de capacitor tem características específicas de capacitância, tolerância, voltagem máxima de operação e vida útil, sendo escolhido de acordo com as necessidades e especificações do circuito em que será utilizado.

Outros materiais