Buscar

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A psicopatologia é o estudo das doenças mentais, mais especificamente, um campo de estudo acerca do sofrimento psíquico. Essa construção de conhecimento tem como propósito contribuir, com informações e dados sistematizados, para os sujeitos, durante seu desenvolvimento, terem acesso a esclarecimentos e desmistificação sem um julgamento moral do objeto em apreciação. Isso porque o propósito é poder observar, reconhecer e ter um melhor entendimento das doenças mentais que afetam as pessoas. ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. S. (Orgs.) Transtornos da Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2006.
 
Em relação à discussão sobre a psicopatologia, analise as afirmativas a seguir:
 
I - Nos últimos 40 anos, a psicopatologia passou por profundas mudanças no Brasil. Essa área está cada vez mais presente no cotidiano e se relaciona com as teorias, conceitos e práticas psiquiátricas e seus usos por distintos públicos.
 
II - A psicopatologia não é científica e sim uma atividade permanente que se constitui, nos últimos 200 anos (desde que se criou a ideia de doença mental), como exercício cultural constante de demarcação do que é a normalidade, do que é a diferença (mas ainda não patologia) e do que é a diferença que se considera patológica e que exige intervenção.
 
III - Na atualidade, ainda não temos critérios de definição dos fenômenos que distinguem o normal do patológico, pois isso varia muito e tornou inviável qualquer tentativa, sobretudo em função das opções filosóficas dos profissionais.
 
IV - Como todo conhecimento, a psicopatologia requer um pensamento sustentado em conceitos, de modo sistemático, e sua origem se dá em razão de uma tradição médica (observação de doentes mentais, sobretudo ao longo do século XIX e XX) e humanista (Filosofia, Literatura, Artes e Psicanálise).
 
Assinale a alternativa CORRETA:
A
 As afirmativas I e II estão corretas.
B
 As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C
 As afirmativas  I, III e IV estão corretas.
D
 As afirmativas I, II e III estão corretas.

Outros materiais