Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - Individual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) - Individual (Cod.:958424)
Peso da Avaliação
4,00
Prova
78060927
Qtd. de Questões
10
Acertos/Erros
10/0
Nota
10,00
A água é sem dúvidas, um dos principais, senão o mais importante elemento natural da manutenção da vida no Planeta. A precipitação é o resultado de um estado avançado de condensação. Ela ocorre quando a força gravitacional supera a força que mantém a umidade suspensa atingindo o solo sob a forma líquida (chuva ou chuvisco/garoa) ou sólida (granizo, saraiva e neve). 
Inicialmente, torna-se necessário destacar o ciclo hidrológico que, de forma geral, pode-se dizer, tem origem na evaporação das águas, com posterior formação de nuvens (condensação) e finalmente a precipitação quando novamente o ciclo tem início.
Fonte: TORRES, F. T. P.; MACHADO, P. J. de O. Introdução à climatologia. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A água como recurso natural, ao mesmo tempo em que pode auxiliar o desenvolvimento da sociedade, também pode restringi-lo por muitos fatores variáveis.
PORQUE
II. A grande quantidade de precipitação em um determinado local, que extrapole o volume esperado, pode gerar problemas graves para a sociedade, como o os movimentos de massa.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
A As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
C As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Os gráficos, as tabelas e os quadros são meios importantes de representar as informações do clima, eles são capazes de demonstrar e quantificar diversos elementos atmosféricos. Nesse sentido, a imagem a seguir é a representação de um fenômeno climático cada vez mais comum em cidades brasileiras. Observe:
Fonte: http://www.karlacunha.com.br. Acesso em: 10 mar. 2020.
Diante do exposto, analise a imagem a seguir e assinale a alternativa que corresponde a esse fenômeno:
A Precipitação.
B Ilha de Calor.
C Chuva Ácida.
D Inversão Térmica.
A climatologia utiliza como campo de estudo a atmosfera e os fenômenos climáticos que nela ocorrem. Como a climatologia é uma ciência ampla, ela atua em conjunto com a meteorologia sendo que ambas as ciências regem seus estudos através da atmosfera. A atmosfera é formada por um conjunto de gases de diferentes tipos, que tem como propósito a proteção do planeta Terra. 
Esses gases que estão presentes na atmosfera atuam na proteção, mas também exercem funções importantes no contexto da vida no planeta como, por exemplo, no crescimento das plantas. A atmosfera é composta por pelo menos 11 camadas/regiões, cada uma com composições e funções específicas. Nesse sentido, analise a imagem a seguir que exemplifica as divisões das 
camadas/regiões da atmosfera:
Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Termosfera possui espessura entre 80 a 800 km. É a camada em que ocorrem as famosas auroras boreais.
( ) A camada denominada Troposfera é a qual vivemos, que pode chegar ao máximo de 8 km de altitude, região estável desse modo propícia para aviões.
( ) A exosfera é conhecida como a camada mais externa do planeta Terra, onde está localizada uma boa parte da camada de Ozônio.
( ) A Estratosfera é a camada que possui este nome devido à origem grega "Região de estratificação", também nesta camada é que se origina o azul o céu.
( ) As camadas da atmosfera estão estruturadas horizontalmente e estão organizadas em camadas e regiões.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A V; F; V; F; V.
B F; F; V; V; V.
C V; F; F; V; F.
D V; V; F; F; V.
As pesquisas meteorológicas objetivam prever os fenômenos naturais para que a população consiga se planejar e se proteger, caso necessário. Exemplos de eventos perigosos e que há necessidade de planejamento durante as ocorrências são os ciclones, furacões, tornados e tufões, que na verdade, são os mesmos fenômenos meteorológicos, causados por uma tempestade de formato 
giratório, devido à diferença de pressão. Analise a imagem a seguir sobre a formação dos ciclones:
Considerando essas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os ciclones ocorrem no centro de baixa pressão, quando o ar quente e úmido se desloca verticalmente, fazendo a troca com o ar frio e seco.
PORQUE
II- O processo de convecção provoca um grande movimento circular, que aumenta quanto maior for a umidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são proposições falsas.
O fenômeno da Inversão Térmica ocorre quando uma camada de ar quente fica sobreposta a uma camada menos quente (mais fria), o que impede a mistura da atmosfera em ascensão vertical. O referido fenômeno funciona assim: normalmente, o ar próximo à superfície do solo está em constante movimento vertical, devido ao processo convectivo (correntes de convecção). A 
radiação solar aquece a superfície do solo e este, por sua vez, aquece o ar que o circunda; este ar quente é menos denso que o ar frio, desse modo, o mesmo sobe (movimento vertical ascendente) e o ar frio, mais denso, desce (movimento vertical descendente). O ar frio no que toca a superfície do solo recebe calor do mesmo, esquenta, fica menos denso, então sobe, dando lugar a um 
novo movimento descendente de ar frio. E o ciclo se repete.
Fonte: TORRES, F. T. P.; MACHADO, P. J. de O. Introdução à climatologia. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A inversão térmica é um fenômeno atmosférico causado pela retenção do ar frio próximo a superfície, sobreposto por uma camada de ar quente, podendo gerar alta concentração de poluentes.
PORQUE
II. Embora natural, a ação antrópica é capaz de interferir e acelerar o processo da inversão térmica. Em áreas de maior concentração industrial, circulação de veículos e de pessoas, esse fenômeno gera uma maior concentração de poluentes, prejudicando a qualidade do ar.
A+ Alterar modo de visualização
1
2
3
4
5
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são falsas.
C A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A compreensão de fenômenos como secas, enchentes e elevação de temperatura não deve ser preocupação exclusiva de cientistas e pesquisadores. Na atualidade, é necessário que todos percebam em que medida as ocorrências climáticas são frutos de fatores naturais ou da ação do homem. Ao perceber o tempo, é possível tomar decisões como levar ou não guarda-chuva ao sair, 
voltar para casa antes ou depois da chuva ou tomar bastante água devido à secura do ar. As questões são: qual a relação entre as condições do tempo e do clima? Qual a importância deste último para o ambiente e para as nossas atividades?
Fonte: FURLAN, S. A. Tempo, clima e meio ambiente. 2. ed. São Paulo: Geodinâmica, 2012.
Com base no excerto de texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que corresponde ao estudo do estado médio da atmosfera em uma porção de tempo e determinado local:
A Pluviosidade.
B Atmosfera.
C Clima.
D Tempo.
Analise a notícia a seguir:
Mudança climática expandirá ocorrência de furacões, diz estudo.
O aquecimento global expandirá o alcance de ciclones tropicais para latitudesmédias, que atingirão cidades como Nova York, Pequim, Boston e Tóquio. A projeção é de um estudo publicado na revista Nature Geoscience em 29 de dezembro de 2021. Essa migração dos ciclones tropicais – furacões e tufões – ocorrerá conforme a temperatura do planeta aumentar. O aquecimento 
global é resultado da emissão de gases de efeito estufa pela ação humana. O estudo indica que a abrangência dos ciclones se dará de forma mais ampla do que ocorreu nos últimos 3 milhões de anos. Normalmente, os ciclones tropicais se formam em latitudes baixas, onde a água é mais quente. O principal mecanismo de formação dos ciclones é o encontro entre o ar quente e úmido, 
que sobe para a atmosfera, e o ar mais frio e seco, que desce para a superfície. Na medida em que o planeta aquecer, a diferença de temperatura entre a linha do equador e os polos diminuirá, dizem os pesquisadores. Isso impactará as chamadas correntes de jatos, que protegem as latitudes médias das tempestades tropicais. O estudo foi realizado por cientistas da Universidade de 
Yale e financiada, em parte, pela NASA e pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA. O último relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), publicado em agosto de 2021, apontou que a atividade humana é responsável pelo aumento de 1,07°C na temperatura do planeta nos últimos anos. De acordo com o IPCC, o aumento de 1,5ºC 
acima dos níveis pré-industriais será alcançado até 2040 em todos os cenários possíveis. Caso não sejam feitos cortes profundos na emissão de gases do efeito estufa, o aquecimento da Terra pode ultrapassar 2° C ainda neste século.
Fonte: PODER 360. Mudança climática expandirá ocorrência de furacões. 3 de jan. 2022. Disponível em: https://www.poder360.com.br/meio-ambiente/mudanca-climatica-expandira-ocorrencia-de-furacoes-diz-estudo/. Acesso em: 10 jan. 2022.
O Aquecimento Global, principal fator das Mudanças Climáticas, afeta de forma considerável e constante a vida do ser humano no planeta. No entanto, é de conhecimento público que a Terra já passou por vários períodos glaciais e interglaciais e, que no processo natural da formação da vida em nosso planeta, a vida continuará a existir, indiferente do ser humano estar fazendo parte 
do processo ou não. Acerca das vulnerabilidades apresentadas diante das Mudanças Climáticas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As mudanças climáticas anunciam uma provável nova ordem alimentar no planeta, pois a possível mudança no regime de chuvas causará secas em regiões que não tinham esse problema e chuvas excessivas em outras áreas.
( ) O derretimento das calotas polares, acompanhado da consequente elevação dos níveis dos oceanos, comprometerá as reservas de água doce, impactando diretamente em sua oferta à população, que sofrerá com o aumento de doenças.
( ) O aumento das médias de precipitação irá garantir um aumento significativo da área agricultável no planeta; estima-se que as regiões desérticas desaparecerão e que as culturas agrícolas tropicais poderão se expandir para áreas hoje polares, o que resolverá o problema de falta de alimentos para população mundial.
( ) Com a alteração da dinâmica climática, eventos extremos, como inundações, serão mais comuns, o que provocará tanto prejuízos ligados à estrutura urbana como à saúde da população.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A F; V; V; V.
B V; F; V; V.
C V; V; F; V.
D V; V; F; F.
O clima constitui, apesar do grande avanço tecnológico e científico, uma importante variável na produção e produtividade agrícola, uma vez que está diretamente relacionado com agricultura através de elementos climáticos sobre as lavouras e através do controle exercido pelo clima sobre os tipos de práticas agrícolas e de cultivos mais adequados para cada área. Os elementos 
climáticos exercem influência sobre todos os estágios da produtividade agrícola, desde a preparação da terra, semeadura, crescimento e colheita.
Fonte: DINIZ, Aline Franco. Variabilidade climática e sua influência na produtividade da cultura do milho na microrregião de Feira de Santana (Bahia). Tese (Doutorado). Curso de Geografia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://encurtador.com.br/hmHLT. Acesso em: 10 jan. 2022.
Os elementos atmosféricos podem ser favoráveis mas também prejudiciais ao andamento das atividades da sociedade
e para a produção de alimentos. Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir: 
I. O excesso de chuvas pode causar o encharcamento do solo, o que pode ser prejudicial para as raízes das plantas e tornar impossível o trabalho na época de colheita.
II. O lado negativo dos ventos é que eles podem causar danos físicos às plantas, além de ressecar e disseminar ervas daninhas.
III. A geada acontece sempre que a temperatura do ar, em contato com o solo, estiver abaixo de 0 °C.
IV. O granizo consiste em bolinhas de gelo que caem das nuvens cumulonimbus e podem, também, danificar fisicamente as culturas agrícolas.
É correto o que se afirma em:
A II e III, apenas.
B III e IV, apenas.
C I, III e IV, apenas.
D I, II, III e IV.
Os estudos de Geografia sempre estão relacionados com uma determinada escala de proporção e tamanho que significa o nível de detalhamento que se pode ter, conforme demonstra a imagem. Assim sendo, sobre as escalas dos estudos climáticos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Microclima ou clima local: é a menor escala climática, que engloba algumas centenas ou dezenas de m². Os fatores que definem essa unidade se referem ao movimento do ar na superfície, abrangendo obstáculos à circulação, bem como a ocupação do solo, com extensão espacial pequena.
( ) Mesoclima: esse modo de estudar o clima considera o clima de grandes florestas e grandes desertos. Trata-se de uma unidade intermediária, geralmente ligada ao clima do interior dos continentes.
( ) Macroclima: esta é a maior das unidades climáticas. Ela envolve o clima global, mas também abrange o clima zonal ou de faixas do território mundial, ou ainda pode abranger o clima regional de extensas áreas.
( ) Microclima: é a maior e mais precisa escala de trabalho. Espacialmente reflete o clima de um continente, grandes áreas florestadas, desertos, por exemplo. Os fatores que definem esta escala estão condicionados à circulação geral da atmosfera, fatores astronômicos e fatores geográficos maiores, tais como a divisão entre continente e oceano.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A V; V; F; F.
B V; V; V; F.
C F; F; F; V.
D F; F; V; V.
No Brasil, Sezerino e Monteiro (1990) utilizaram o conceito de campo térmico pela primeira vez. Esse pode ser caracterizado pela resposta física (térmica) da superfície dos objetos quando submetida a condições externas decorrentes dos parâmetros climáticos, que variam sob diferentes condições de tempo e condições de uso e cobertura do solo. Nesse contexto, em um campo 
térmico é possível identificar em um ambiente intraurbano, não mais uma ilha de calor, mas um arquipélago de calor. Entretanto, outros autores consideram a cidade como uma ilha de calor, enquanto o ponto mais quente inserido no meio urbano denomina-se de hot spot, conforme Correa (2018).
Fonte: FERNANDES, L. A.; FIALHO, E. S.; CORREA, W. S. C. Climatologia Urbana: conceitos, metodologias e técnicas. Revista Brasileira de Climatologia, ano XV, ed. esp., 2019.
Com base no excerto de texto e em seus conhecimentos sobre a dinâmica do clima urbano, analise as afirmativas a seguir:
I. O clima urbano é um sistema que abrange o clima de um dado espaço terrestre e sua urbanização.
II. O clima urbano também pode sofrer alterações em sua dinâmica devido aos tipos de materiais utilizados nas construções e edificações.
III. O adensamento, a quantidade de pessoas e de edificações e a rugosidade são características urbanas capazes de influenciar no clima local.
IV. O clima urbano pode apresentaráreas de desconforto térmico devido à concentração de calor em algumas áreas em que a densidade de construções é maior.
É correto o que se afirma em:
A III e IV, apenas.
B II e IV, apenas.
C I, II e III, apenas.
D I, II, III e IV.
6
7
8
9
10

Outros materiais