Buscar

PSICOLOGIA DO DIREITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Teoria Geral do Crime: Este tema aborda os elementos essenciais do crime, incluindo conduta, resultado, nexo causal, tipicidade, ilicitude, culpabilidade e punibilidade.
2. Teoria Geral da Pena: Compreende os fundamentos, finalidades e espécies de pena previstas no ordenamento jurídico, bem como os critérios de fixação da pena.
3. Crimes contra a Pessoa: Engloba crimes como homicídio, lesão corporal, aborto, entre outros, que afetam a integridade física ou psíquica das pessoas.
4. Crimes contra o Patrimônio: Inclui crimes como furto, roubo, extorsão, estelionato, entre outros, que lesam o patrimônio alheio.
5. Crimes contra a Administração Pública: Trata dos delitos cometidos por funcionários públicos no exercício de suas funções, como corrupção, peculato, prevaricação, entre outros.
6. Crimes contra a Honra: Envolve os delitos de calúnia, difamação e injúria, que atingem a reputação e dignidade das pessoas.
7. Crimes contra a Liberdade Sexual: Compreende os crimes de estupro, assédio sexual, exploração sexual, entre outros, que violam a liberdade sexual e a dignidade das vítimas.
8. Crimes contra a Ordem Tributária e Econômica: Inclui delitos como sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, que prejudicam a ordem econômica e tributária.
9. Crimes Ambientais: Trata dos delitos contra o meio ambiente, como desmatamento, poluição, tráfico de animais silvestres, entre outros, que causam danos à natureza.
10. Crimes de Tráfico de Drogas: Envolve os delitos relacionados ao tráfico, produção e comercialização de substâncias ilícitas, bem como lavagem de dinheiro relacionada a essas atividades ilícitas.

Outros materiais