Buscar

Unit-3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A escolha entre sinalização por canal associado e por canal comum depende das necessidades específicas da rede, da eficiência de recursos desejada e das tecnologias disponíveis. Redes mais modernas tendem a favorecer a sinalização por canal comum devido à sua eficiência e capacidade de suportar um grande número de chamadas de forma escalável. Na rede de telefonia fixa, os protocolos de sinalização por canal associado e por canal comum referem-se à forma como as informações de controle e sinalização são transmitidas entre os dispositivos de comunicação. Aqui estão as principais diferenças entre esses dois métodos de sinalização:
1. Canal Associado:
 No protocolo de canal associado, o canal de sinalização está associado diretamente ao canal de voz. Cada canal de voz possui seu próprio canal de sinalização correspondente. É comumente utilizado em redes analógicas e em algumas implementações de redes digitais. Cada conversação tem seu próprio canal de sinalização, permitindo o controle independente para cada chamada.
2. Canal Comum:
 No protocolo de canal comum, existe um canal de sinalização compartilhado por vários canais de voz. A informação de controle é enviada através de um único canal para várias chamadas simultaneamente. Utilizado em sistemas digitais mais eficientes, o canal comum reduz a quantidade de recursos necessários para a sinalização. Sistemas de sinalização por canal comum incluem protocolos como o Signaling System 7 (SS7), comumente usado em redes telefônicas modernas.
3. Vantagens e Desvantagens:
 - Canal Associado: Oferece maior independência para cada chamada, permitindo um controle mais preciso. No entanto, pode ser menos eficiente em termos de utilização de recursos.
 - Canal Comum: É mais eficiente em termos de utilização de recursos, pois compartilha um canal de sinalização entre várias chamadas. No entanto, a complexidade é maior, pois é necessário gerenciar várias chamadas simultaneamente no mesmo canal de sinalização.
4. Tendências atuais:
 - Canal Associado: Mais comum em redes mais antigas ou em implementações específicas. Ainda pode ser encontrado em algumas implementações legadas, mas é menos comum em novas infraestruturas de telecomunicações.
 - Canal Comum: Tornou-se predominante em redes modernas de telefonia fixa, oferecendo eficiência e flexibilidade. Prevalece em redes modernas de telefonia fixa, pois oferece uma solução mais escalável e eficiente em termos de recursos.

Outros materiais