Buscar

Exercício Ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício Ética
1. Os gregos diziam: "A ética é a morada do homem". O que isso significa?
R:
C. O sentido de morada que os gregos da Antiguidade consideravam ia além das quatro paredes e era um conceito existencial. Era confiado ao cidadão que, vivendo conforme normas e leis existentes, teria a segurança de uma vida ética.
2. Como e por que julgamos que uma ação é correta ou não? Quais os critérios que devem ser utilizados para tal? Várias respostas são, hoje, dadas a essas perguntas. Podemos afirmar que a ação correta é aquela que:
A. maximiza a felicidade de todos.
B. é praticada por um agente virtuoso, alguém do bem.
C. está de acordo com regras determinadas pela sociedade em que vivemos.
D. pode ser justificada aos outros de forma razoável, ou seja, é aceita a ação pelo todo.
3. Um representante muito importante da Idade Média escreveu a seguinte frase: "A verdadeira filosofia e a verdadeira religião são uma e a mesma coisa". Diga o nome desse representante da Filosofia na época.
C. Santo Agostinho.
4. Quem foi Aristóteles?
A. O primeiro filósofo a elaborar tratados sistemáticos de ética, como a Ética a Nicômaco.
B. Investiga o que é a felicidade, e ela deve ser um bem perfeito que se busca por si mesmo, e não como meio para outra coisa.
C. Ele partilhava da ideia de que uma pessoa virtuosa precisa viver numa sociedade regida por boas leis, porque a ética não pode desvincular-se da política.
5. Na Era da Modernidade, o termo foi utilizado para designar uma nova ética, o Ethos, casa comum. Ele foi pensado como uma nova forma de refletir sobre o futuro. Identifique alguns conceitos de Ética construídos nesse momento histórico.
A. Boff acredita que a religião possa ser um aglutinador de pessoas com as mesmas afinidades e assim criariam normativas mais justas para a sociedade.
B. Na Era da Modernidade, o termo foi utilizado para designar uma nova ética, o Ethos, casa comum. Ele foi pensado como uma nova forma de pensar o futuro.
C. Ele acredita que a felicidade, somente ela, deve ser um bem perfeito que se busca por si mesmo, e não como meio para outra coisa.
D. A justiça social internacional em que os pobres, excluídos e vulneráveis seriam enxergados, e assim haveria um equilíbrio entre o bem viver dos homens.

Outros materiais