Buscar

Uma reação de hipersensibilidade é caracterizada por um distúrbio causado por uma resposta imune excessiva ou inapropriada. Os antígenos podem ser exógenos como os alimentos, picadas de insetos, mater

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MAPA - FAR - FUNDAMENTOS DA MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA - 51/2024
Assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a DL ASSESSORIA
E-mail:  assessoriaacademicadl@gmail.com
· (15) 99143-3322
QUESTÃO 1
Uma reação de hipersensibilidade é caracterizada por um distúrbio causado por uma resposta imune excessiva ou inapropriada. Os antígenos podem ser exógenos como os alimentos, picadas de insetos, materiais de limpeza e medicamentos, acarretando uma resposta imune descontrolada; ou a reação de hipersensibilidade pode ser contra os antígenos próprios do organismo, caracterizando um quadro de autoimunidade.
Fonte: adaptado de: https://encurtador.com.br/BDGL5. Acesso em: 26 jan. 2024.
 
Paciente feminina, 2 anos, entrou no Pronto Socorro apresentando irritação na pele com manchas vermelhas espalhadas pelo corpo e coceira. Enquanto estava na sala de espera, o quadro evoluiu para edema laríngeo, dificuldade para respirar e posterior choque anafilático. Os pais relataram ao médico que a paciente tinha ingerido alimentos com derivados de leite e ovo, mas nada diferente do que ela acostumava comer, e que ela tinha sido picada por um inseto. Após a paciente ser estabilizada, o médico solicitou vários exames de imunoglobulina E (IgE) para investigar a causa da reação.
Seguem os resultados dos exames:
1. Considerando a história clínica e os resultados dos exames, RESPONDA:
a) IDENTIFIQUE o que causou a reação na paciente.
b) DESCREVA o tipo de reação envolvida no caso clínico, considerando sua classificação.
 
c) CITE quais células atuam nessa reação e ILUSTRE manualmente a sequência de transformações celulares que ocorrem em uma reação como essa.
 
d) O choque anafilático é decorrente da primeira exposição ao alérgeno? EXPLIQUE.
 
e) INDIQUE os procedimentos que podem ser empregados na intervenção no combate à anafilaxia.
 
ALGUMAS ORIENTAÇÕES FINAIS
 Sobre o arquivo a ser enviado:
→O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "M.A.P.A." desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada. Apenas o formato de PDF será aceito.
→SOMENTE UM ARQUIVO PODE SER ANEXADO NO STUDEO.
→A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então faça tudo com cuidado, responda à demanda adequadamente e mostre sempre o seu raciocínio de modo claro e direto.
Problemas frequentes a evitar:
→ Coloque um nome simples no seu arquivo. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente pontos) ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir
abrir o seu trabalho, e ele pode ser zerado.
→ Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em .pdf para evitar incompatibilidades.
→ Verifique se você está enviando o arquivo correto! Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina, para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Exemplos: MAPA_FundMicroImuno_CarolSouza.pdf.
Como enviar o seu arquivo:
→ Ao final do enunciado desta atividade, no Studeo, tem uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade, ou arrastar o arquivo até ela.
→ Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.
 
BOM TRABALHO!!!23

Outros materiais