Buscar

Estamos inseridos em um Estado Democrático de Direito, fundamentado na proteção da dignidade da pessoa humana e na aspiração pela consolidação de uma sociedade justa e igualitária. Para alcançar a tão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Olá, aluno(a)! Está com dificuldade ou sem tempo para elaborar essa atividade? Iremos te ajudar! 
Entre em contato
 (63) 99129-5554
ATIVIDADE 1 – IFPC - DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA - 51/2024
Estamos inseridos em um Estado Democrático de Direito, fundamentado na proteção da dignidade da pessoa humana e na aspiração pela consolidação de uma sociedade justa e igualitária. Para alcançar a tão desejada harmonia social com justiça, onde os princípios constitucionais e os direitos fundamentais são respeitados, a cidadania se revela como um elemento indispensável
O Estado Democrático de Direito no Brasil encontra-se fundamentado na Constituição Federal de 1988, conhecida como a "Constituição Cidadã”. Promulgada após um período de regime militar, ela representa um marco na história do país ao estabelecer princípios democráticos e garantir uma extensa gama de direitos e liberdades individuais. Vejamos o que diz o art. 1° da Constituição Federal de 1988:
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. (BRASIL, 1988, g.n.)
A Constituição de 1988 assegura a separação dos poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), promovendo um equilíbrio que visa evitar a concentração de poder. Além disso, consolida princípios como a dignidade da pessoa humana, a igualdade, a liberdade e a justiça social como fundamentos do Estado Democrático de Direito. No âmbito dos direitos e garantias fundamentais, a Constituição de 1988 reconhece e protege os direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais. Essa abrangência reflete a preocupação em estabelecer um ambiente jurídico que proporcione a participação efetiva dos cidadãos na vida democrática do país.
Nesse sentido, pergunta-se
A) O que é cidadania e como ela se relaciona com os direitos humanos?
B) O que é Estado Democrático de Direito e por que ele só se consolida com a cidadania?

Outros materiais