Buscar

AULA 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 Ao fazer várias considerações e ponderações sobre as profundas mudanças tecnológicas ocorridas a partir do final do século XX, constata-se que o primeiro resultado das mudanças significativas em instituições sociais e nas relações de experiência dentro da aldeia global digital é que também foram modificados de maneira importante, nos conteúdos, nas formas e nos códigos, os processos de socialização das novas gerações e, portanto, as demandas e exigências educacionais na instituição escolar. Neste complexo, inovador e acelerado contexto social e simbólico, acontece a socialização da maioria dos indivíduos das sociedades contemporâneas. De acordo com as influências que recebem, desenvolvem-se as suas competências, conhecimentos e esquemas de pensamento. Diante dessa realidade, podemos afirmar que:
 
Os sistemas de educação devem atualizar-se e também inovar em suas ações pedagógicas.
2 As mudanças sociais provocadas pelas inovações tecnológicas provocaram uma transformação substancial da vida cotidiana, ou seja, a onipresença da informação como entorno simbólico da socialização. Vivemos em um ambiente essencialmente simbólico. A crescente importância do setor de serviços exalta a extrema relevância da informação e do conhecimento de tal forma que se torna um elemento substancial da cultura atual. A distinta posição dos indivíduos no que diz respeito à informação define o seu potencial produtivo, social e cultural. Essa característica é tão marcante que chega a determinar…
 
A exclusão social.
3 A vida cotidiana de crianças, jovens e adultos se encontra profundamente alterada pela ininterrupta e poderosa penetração social das novas tecnologias da informação e da comunicação. Essas novidades oferecem inovadoras peculiaridades para o conhecimento e a experiência dos seres humanos. De acordo com Peters (2011), qual é o objetivo fundamental de todas essas tecnologias?
 
Melhorar um serviço universal e enriquecer as experiências dos cidadãos.
4 Três inovações tecnológicas revolucionaram os meios de comunicação: o rádio, a televisão e a internet, cada qual com suas especificidades e características próprias que influenciam e alteram, na contemporaneidade, os modos de comunicação. Pensando na relação entre a carta e o e-mail, ambos possuem a mesma função, levar uma mensagem do emissor ao receptor, contudo a comunicação não ocorre da mesma maneira.  Nessa perspectiva, em meio ao mundo digital, podemos inferir que a tecnologia, tornou a comunicação um processo…
 
Frenético.
5 Segundo Lorenzoni (2016a) para que a relação professor-aluno dê certo é preciso haver naturalidade na apropriação não apenas dos recursos digitais. Ou seja, é preciso que os professores conheçam os métodos que alteram a relação da aprendizagem dos alunos nesse contexto. Em um dos métodos apresentados por Lorenzoni (2016c) o professor deverá questionar seus alunos provocando-o a buscar respostas que possam auxiliá-lo no desenvolvimento de suas capacidades, bem como de confiança e autonomia. O método descrito é denominado por Lorenzoni como:​​​​​​​
Aprendizado por meio de desafios.

Outros materiais