Buscar

ATIVIDADE 1 hidrologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA 
Atividade 1 – Referente às aulas 1, 2, 3 e 4
Disciplina: Hidrologia
Profa. Dra. Andrea Bulgakov Klock
Profa. MSc. Danielle Cristine Pedruzzi
AULA 1
1. Quais são as regiões hidrográficas brasileiras? Qual é a maior região hidrográfica e por quais brasileiros ela se estende?
Nosso país possui 12 regiões hidrográficas que constituem a divisão hidrográfica nacional, são elas: São Francisco; Atlântico leste; Amazônica; Tocantins Araguaia; Atlântico NE ocidental; Parnaíba; Atlântico Sudeste; Paraná; Paraguai; Uruguai; Atlântico Sul e Amazônica.
A maior delas é a Região Amazônica que atinge 81% de toda a água superficial do país e tem 45 % do território brasileiro sendo composta pelos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará e Mato Grosso.
2. Quais são os parâmetros do Índice de Qualidade da Água?
O IQA é composto por nove parâmetros de controle que visam monitorar a qualidade da água bruta para o abastecimento público, são eles: temperatura da água; pH; oxigênio dissolvido; resíduo total; demanda bioquímica de oxigênio; coliformes termotolerantes; nitrogênio total; fósforo total; turbidez.
AULA 2
3. Complete as frases com termos discutidos em aula.
O escoamento superficial se movimenta de acordo com a gravidade. 
O ciclo hidrológico pode ser classificado em dois tipos: global e regional.
4. Em uma bacia, há um volume armazenado de no sistema hídrico de 50 m3/s de água e uma vazão de entrada de 100 m3/s. Qual a vazão de saída dessa bacia?
 A vazão de saída é de 50m3/s 
∆=Qe-Qs
50=100-Qs
Qs= 50 m3
AULA 3
5. Diferencie cursos d´água perenes de intermitentes.
Os cursos d’água que compões a rede da bacia hidrográfica podem ser classificados segundo a sua constância de escoamento, sendo perenes e intermitentes.
 Os cursos Perenes são quando há água durante o ano todo em seus cursos, já os Cursos Intermitentes possuem água durante o período chuvosos e seca durante períodos de estiagem da região.
6. Quais são as características ligadas ao meio físico que compõe a bacia hidrográfica e têm influência direta na rede de drenagem, bem como na sua exploração econômica?
As características que compõe a bacia hidrográfica e que estão ligadas ao meio físico são a geomorfologia, geologia e declividade. Estas terão grande influência na rede de drenagem e também na exploração econômica, por hidrelétricas, e uso da ocupação de terra nessa unidade territorial.
AULA 4
7. Quais são os elementos necessários para a formação da precipitação?
Para que ocorra uma precipitação é necessário fatores como a umidade atmosférica; mecanismo de resfriamento do ar; presença de núcleos de condensação; e mecanismo de crescimento das gotas.
8. Quais são os dois parâmetros que as nuvens são classificadas?
As nuvens são classificadas conforme sua altitude e sua aparência na atmosfera. 
Com relação à altitude podem ser classificadas como nuvens baixas ( entre 0 e 4 km), nuvens médias ( entre 2 e 7 km) e nuvens altas ( entre 7 e 18 km). Com relação à sua aparência podem se classificar como Cirrus (nuvens fibrosas, altas, brancas e finas), Stratus ( camadas que cobrem grande parte do céu ) e Cumulus ( massas individuais globulares de nuvens )

Continue navegando