Buscar

atividade 2 saneamento básico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA 
Atividade 2 – Referente às aulas 5, 6, 7 e 8
Disciplina: Saneamento Básico
Profa. Ma. Ana Paula Silva Teles
AULA 5: Esgotamento Sanitário
Com base nos três últimos relatórios do Ranking da Universalização do Saneamento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), escolha uma cidade de sua preferência e construa um texto, com pelo menos cinco linhas, contemplando:
a) As pontuações alcançadas nos últimos três anos (2018, 2019 e 2020) quanto aos serviços de coleta e tratamento de esgoto e a categoria de acordo com a pontuação obtida no último ano;
b) A proposta de duas ações que podem ser implementadas de modo que a cidade suba e uma categoria nesse ranking.
Com base no estudo do ranking da universalização do saneamento, foi constatado que as categorias com pontuação mais altas têm uma proporção maior de municípios que elaboraram o Plano Municipal de Saneamento Básico. O inverso também é verdadeiro, pois onde as categorias de menores pontuações têm um menor de municípios com este instrumento, que tem uma grande importância, pois é através dele que se consegue recursos governamentais para investimentos na área do saneamento.
Realizei a escolha da cidade de Porto Velho, no estado de Rondônia, para analisar sua pontuação nos rankings de 2018,2019 e 2020.
PORTO VELHO - RO
	ANO
	COLETA ÁGUA
%
	COLETA ESGOTO
%
	TRATAMENTO ESGOTO
%
	PONTUAÇÃO
	PLANSAB
	CATEGORIA
	2018
	33,05
	3,39
	1,93
	137,33
	-
	-
	2019
	31,78
	4,58
	3,19
	137,74
	Em elaboração
	-
	2020
	35,26
	4,76
	3,14
	149,06
	Em elaboração
	Primeiros passos para a universalização do saneamento
Porto Velho é umas das piores capitais avaliadas, e única enquadrada na categoria mais baixa do ranking que é “primeiros passos para o saneamento”.
Para essa capital melhorar seus índices, seria necessário, primeiro a elaboração do Plano Municipal de Saneamento básico e com ele receberá investimentos, para que aumente seus índices de coleta de água, e consequentemente aumentar os índices de coleta e tratamento de esgoto.
AULA 6: Gestão de Resíduos Sólidos
Apresente um diagnóstico do gerenciamento dos resíduos sólidos em sua cidade, considerando os aspectos previstos na Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A maior dificuldade para a implantação da Política Nacional dos Resíduos sólidos, em um município, está nos sérios problemas que a nossa sociedade globalizada enfrenta, devido a crescente demanda da geração de resíduos sólidos juntamente com o escasso recurso financeiro para esse fim.
Na localidade onde moro, Barros Cassal, as dificuldades não são diferentes, porém temos uma cooperativa de reciclagem que realiza a coleta e o transporte dos resíduos sólidos, fazem a recuperação de materiais recicláveis, tratamento e disposição de resíduos não –perigosos, recuperação de materiais metálicos e tratamento e disposição de resíduos perigosos.
Esta empresa, RS Coletas, auxilia no cumprimento do PNRS elaborado pela prefeitura municipal, que também realiza campanhas para a separação de resíduos nas residências dos munícipes.
AULA 7: Manejo e Drenagem de Águas Pluviais
Elabore um texto, com pelo menos cinco linhas, contemplando os principais desafios relacionados o manejo e drenagem das águas pluviais urbanas em sua cidade. 
O sistema de manejo e drenagem urbana é um processo do controle e gerenciamento das águas das chuvas, com o objetivo de minimizar os problemas que esse excesso de água não pode causar nas localidades.
No município onde resido, Barros Cassal, não há coleta e tratamento de esgoto, então, o sistema de drenagem pluvial é considerado misto ou combinado, pois são usados os mesmos condutos para o escoamento da água e esgoto.
Barros Cassal, por ser considerado um município pequeno, o seu sistema de drenagem é classificado como micro drenagem, por que possuem na sua composição pavimentos nas ruas, guias e sarjetas, bocas de lobos, canais de pequenas dimensões que desaguam nos cursos de água presentes em torno do município. 
O município enfrenta alguns desafios para melhorar seu sistema de drenagem, porém existe uma barreira que impede isso, a falta de recursos financeiros e também de vontade política, ambos são os principais problemas que se encontram na maioria dos municípios brasileiros.
AULA 8: Perspectivas e Inovações na Área do Saneamento
Considerando um dos quatro componentes do saneamento básico, elabore uma proposta que contemple uma tecnologia inovadora e de baixo custo, voltado a sanar ou minimizar o desafio de acesso a este serviço.
Tambor de 100 litros para o reuso de água da máquina de lavar roupa, esse sistema é capaz de trazer uma economia de 5% no consumo de água em casa. 
Aproveitar água da máquina de lavar roupas é um hábito significativo, pois o equipamento proporciona um dos maiores gastos hídrico do ambiente doméstico, junto com as limpezas da garagem, do carro e o rotineiro hábito de dar descarga. Ele é duas vezes sustentável, pois se trata de um tanque que seria jogado fora em algum aterro sanitário.
A mangueira de saída da máquina é colocada dentro do tambor, e em sua parte inferior, instala-se uma torneira para a captação dessa água pode ser usada na descarga, nas lavagens do quintal, do carro e da calçada. Também pode ser usada na lavagem de embalagens que serão recicladas, principalmente em caixas de leite.

Continue navegando