Buscar

SOLIDARIEDADE EM TEMPOS DE COVID-19 (fórum avaliativo)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SOLIDARIEDADE EM TEMPOS DE COVID-19
CONTEXTUALIZAÇÃO
No dia 12 de julho de 2020 o Fantástico, programa dominical da rede Globo de televisão trouxe à tona um debate importante: o porquê de algumas pessoas insistirem em não colocar máscaras para se protegerem. O uso do acessório ajuda a proteger vidas e não espalhar o coronavírus, mas o programa mostrou casos de agressão pelo país por pessoas que decidiram não usar a máscara e até advogados que entraram na justiça para não ter que usá-la. Apesar da maioria das pessoas estar usando máscara, aquele que se nega pode correr riscos além da doença. Foi o caso de uma mulher sem máscara em um ônibus em Salvador. O que começou como uma discussão, virou agressão e ela foi colocada para fora do coletivo. Cabe destacar que em muitas cidades e estados brasileiros o uso de máscaras nos transportes coletivos é obrigatório.  Na cidade de Santos, litoral de São Paulo, um advogado indignado com a obrigação imposta pela Prefeitura de da cidade quanto ao uso de máscara durante o período de pandemia e quando o cidadão estiver nas ruas do município, decidiu acionar a Justiça para conseguir uma liminar que o livrasse da obrigação de usar o acessório. O juiz Márcio Kammer de Lima, do foro de Santos do Tribunal de Justiça do Estado e da 2º Vara da Fazenda Pública concedeu a liminar.
PROPOSTA DA ATIVIDADE
Na Segunda Guerra mundial pediram aos moradores de Londres que apagassem as luzes à noite para que os inimigos não soubessem onde atacar. Imagine se os londrinos dissessem: “é meu direito deixar a luz acesa”.
Diante do contexto apresentado, troque "luz" por "máscara" e argumente, em um parágrafo.
Modelos
1- No contexto atual da pandemia de COVID-19, a utilização de máscaras é uma medida essencial para conter a propagação do vírus e proteger a saúde pública. Assim como no caso das luzes durante a Segunda Guerra Mundial, onde era necessário apagá-las para evitar ataques inimigos, o uso de máscaras durante a pandemia é uma ação coletiva que visa proteger a todos. Argumentar que é um direito não utilizá-las seria negligenciar não apenas a própria saúde, mas também colocar em risco a vida de outras pessoas. Portanto, é fundamental compreender que, em situações emergenciais como essa, é dever de cada indivíduo contribuir para o bem-estar coletivo, respeitando as orientações das autoridades de saúde e utilizando a máscara como uma medida de proteção básica. Texto opinativo.
2- Assim como durante a Segunda Guerra Mundial os londrinos foram solicitados a apagar as luzes para proteção coletiva, o uso da máscara em tempos de pandemia de COVID-19 representa uma medida semelhante de solidariedade e proteção mútua. Negar-se a usar a máscara em espaços públicos não é apenas uma questão de direito individual, mas uma atitude que coloca em risco a saúde e a segurança de toda a comunidade. Da mesma forma que as luzes acesas poderiam expor os londrinos aos ataques inimigos, a ausência da máscara pode facilitar a propagação do vírus, ameaçando a saúde de todos. Nesse sentido, é crucial reconhecer que o uso da máscara não é apenas uma obrigação legal, mas um gesto de solidariedade e responsabilidade coletiva para enfrentarmos juntos essa crise de saúde pública. (Corretas considerações, mas seria interessante deixar o texto no tempo passado, visto que a pandemia já foi controlada.)

Continue navegando