Buscar

MODELO PARA ELABORAÇÃO DE FICHAMENTOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REFERÊNCIA: (seguir normas ABNT)
	 Texto 1
Nome: ________________________________________________________
RA: _______________
Data: _______________
1) Primeira leitura: esclarecimento das dúvidas vocabulares, sintáticas e de referências e identificação das ideias centrais do texto.
2) Num segundo momento, identifique: Qual o tema central abordado pelo texto? Quais os principais conceitos discutidos? Quais são suas definições? Há alguma tese defendida pelo autor? Sem sim, qual ou quais? Quais são os argumentos do autor para defender a posição assumida? Quais suas conclusões?
3) Escrita das fichas: após cumprir com as etapas acima você redigirá seu fichamento em forma de um TEXTO (e não de esquema), o qual deve reconstruir, COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS, os passos identificados. Deve-se imaginar que o texto será lido por um público geral, capaz de entender, mas que não é especializado. Por isso a necessidade de se explicar os conceitos principais com clareza.
Informações importantes: 
- O fichamento deve ser escrito com suas próprias palavras - não faça um texto com trechos do texto lido. Caso vá utilizar algum trecho copiado, REFERENCIAR conforme normas ABNT. 
- Utilize duas páginas para o fichamento. 
- Utilize as normas ABNT também para a formatação do texto: espaçamento, tipo de letra, tamanho etc.
4) Questões de estudo: [colocar aqui eventuais dúvidas suscitadas pela leitura do texto]. Estabelecer relações com outros textos, notícias recentes etc.

Continue navegando